Segurança, conforto, storytelling, toque sustentável, tons quentes e aconchegantes, janelas de entrada, elementos nostálgicos e atenção para a área externa são algumas das tendências de decoração para restaurantes em 2023.
Todos sabemos como o setor gastronômico precisou se reinventar em vários sentidos a partir de 2020, por conta da pandemia. As decisões de negócios precisaram ser rápidas para atender o novo cenário e garantir o faturamento.
A decoração não ficou de fora dessas mudanças, cuja influência pode ser percebida mesmo dois anos depois, já que o ambiente tem relação direta com a experiência gastronômica que é oferecida aos clientes.
Mas quais são essas tendências que já estão moldando o setor?
1. Segurança e conforto
Definitivamente, ambientes de restaurantes precisam ser lugares em que as pessoas se sintam confortáveis e seguras. Diversos negócios gastronômicos expandiram suas opções de refeições para o ar livre ou investiram em cabines de separação e placas de orientação a fim de contribuir com o distanciamento social.
Além disso, a tecnologia foi uma forte aliada, permitindo a continuidade dos negócios por meio do delivery ou por cardápios no celular do cliente, para evitar o contato.
Essas modificações trouxeram à tona o conceito de cozinha aberta/planta baixa, que permite que os clientes vejam os bastidores, por exemplo, causando o sentimento de fazer parte da experiência de cozinhar, além de permitir transparência sobre como o alimento é preparado.
Criar salões com maior espaço entre as mesas também foi uma medida adotada para delinear o espaço e garantir distanciamento social, o que aumentou a visualização do chão, que merece atenção.
Duas tendências para pisos em 2023 são aplicar madeira de lei e vinílicos, que também são mais resistentes e fáceis de limpar.
2. Pense no storytelling
Em 2023, a decoração e o storytelling - a narrativa - da marca também se voltam para a segurança e conforto. Quando o consumidor entra em um restaurante, olha a estética geral e, seja conscientemente ou não, pensa na segurança do espaço e depende de você causar essa impressão positiva.
Para isso, é importante lembrar que as pessoas conectam-se umas às outras e também a histórias. Conte o propósito do seu negócio e cative pessoas proporcionando experiências, não apenas vendas.
A narrativa que você cria pode envolver o público e ficar na memória. Postagens que contam histórias também são mais facilmente compartilhadas nas redes sociais. Portanto, crie uma história autêntica, que mostre sua essência. Você pode fazer isso por meio do ambiente e também dos pratos.
3. Use um toque sustentável
O consumidor moderno está consciente a respeito dos lugares nos quais come, faz compras e investe seu dinheiro. Isso significa que importa para ele a procedência dos produtos consumidos e se o seu negócio se preocupa com o coletivo, além de simplesmente desejar lucrar com isso.
Por essa razão, estar alinhado aos valores desse consumidor é fundamental. Não são poucos os clientes que buscam por opções verdes e ecológicas na hora de consumir alimentos. Portanto, traga essa alternativa para os seus pratos, bem como em embalagens para delivery, por exemplo. Também pratique ações como buscar alimentos locais se for possível, agindo de forma colaborativa com a região em que atua.
Além das ações, esse toque sustentável pode ser refletido na decoração. Está muito em alta o uso de plantas para decorar restaurantes a fim de aproximar o público dessa mesma vibe verde, trazendo a memória das pessoas para a natureza.
Para a decoração das mesas, a violeta e a kalanchoe, também chamada de flor-da-fortuna, são plantas pequenas, com cores vivas, que se adaptam facilmente a qualquer ambiente, além dos temperos: talvez não exista planta melhor do que um manjericão ou um alecrim para decorar e perfumar uma mesa.
Já para o ambiente, opte por plantas que ajudam a purificar o ar, como o antúrio, a jiboia, a samambaia e o crisântemo. Se você quer ter pouco trabalho para cuidar, escolha a espada de São Jorge, que exige pouca manutenção e tem alta durabilidade.
4. Tons quentes e aconchegantes
Diferentemente dos últimos anos, em que interiores de mármore branco e tons frios estavam na moda, em 2023 as paletas de cores mais quentes serão predominantes, especialmente os tons mais claros que transmitem sentimentos de aconchego e conforto, que também trazem a sensação de limpeza.
Assim, no design das paredes dos restaurantes, você pode apostar em tons mais ricos e quentes, como amarelos dourados, vermelhos profundos ou laranja queimado, por exemplo. Inclusive, pesquisas sugerem que a escolha dessas cores para restaurantes ajudam a estimular o apetite, aumentando a propensão a fazer novos pedidos.
5. Janelas de entrega
Em 2020, a forma de entregar os pratos também precisou ser reinventada. Para além do delivery, foi necessário pensar em como fazer as entregas para quem vinha buscar no restaurante também.
Essa necessidade de um método alternativo fez com que os restaurantes adaptassem suas entregas para reduzir o contato ou retirar na calçada, ideias que vieram para ficar. Você pode esperar ver janelas de entrega entre as tendências em decoração para bares e restaurantes em 2023.
O interessante desse formato é a chance de exibir sua marca e personalidade enquanto oferece aos clientes uma forma fácil e até mesmo divertida de pedir comida para viagem. Crie vitrines e deixe que, mesmo sem entrar, as pessoas queiram fazer pedidos.
6. Elementos nostálgicos
Outra aposta para o design de interiores de bares e restaurantes em 2023 é usar móveis ou mesmo itens do menu explorando a nostalgia do consumidor.
Ao criar o cardápio, você pode retomar um prato que era popular no seu estabelecimento no passado, por exemplo. Ou quem sabe nomear um prato com o nome de um programa de TV ou música antiga, aliando isso à decoração de alguma forma.
Você não precisa necessariamente mudar toda a sua decoração, mas trazer elementos como placas decorativas vintage ou móveis recuperados – criando um interior retrô que ainda parece moderno.
7. Decore desde a calçada
Já pensou que a decoração do seu bar ou restaurante não começa só dentro dele, mas desde a calçada? A pandemia também nos voltou para fora e, por isso, além de janelas de entrega, a calçada passa a ganhar destaque este ano.
Use sua marca, paleta de cores e a personalidade do restaurante para dar vida ao negócio também na parte externa, desde a fachada até a calçada. A ideia é que o seu cliente saiba que tipo de vibração está esperando por ele internamente, mesmo antes de abrir a porta.
Agora que você já conhece algumas tendências de decoração para restaurantes em 2023, escolha as que podem ser adaptadas para o seu negócio e mãos à obra!
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