Investir em uma boa decoração de hamburgueria pode ser um grande diferencial para o seu estabelecimento, afinal, cada vez mais os clientes costumam buscar uma experiência completa que une boa comida, atendimento satisfatório e um lugar agradável, aconchegante e acolhedor.
E, apesar de parecer simples, decorar um ou mais ambientes em um estabelecimento comercial pode ser uma tarefa e tanto, por isso você vai encontrar 10 ideias excelentes neste artigo – para usar como inspiração!
Continue a leitura, veja as dicas e as aplique em seu negócio.
Qual é a importância e como decorar hamburgueria?
A decoração faz parte da experiência gastronômica completa e vai além de uma questão estética, já que é responsável por definir a identidade do seu negócio e transmitir o conceito da marca aos fregueses. Para acertar na sua, comece identificando o público-alvo da hamburgueria e compreendendo as necessidades e preferências do grupo.
Outro aspecto importante quando se fala em decoração é a influência no humor e no comportamento dos clientes: cores e iluminação agradáveis tendem a incentivar os consumidores a passarem mais tempo no espaço e, com isso, a consumirem mais.
De quebra, eles tornam o restaurante instagramável, abrindo a “brecha” para a galera tirar fotos dentro dele, publicar nas redes sociais e marcar o perfil comercial.
Por fim, mas não menos importante, móveis escolhidos com atenção deixam o espaço mais funcional e ajudam na circulação dos clientes e dos garçons, aumentando a agilidade e a eficiência das operações.
Memorizou tudo? Agora, una os argumentos acima às ideias abaixo e mãos à obra!
10 ideias de decoração para hamburgueria
As melhores sugestões para quem quer arrasar ao decorar uma hamburgueria são: pensar na iluminação do espaço, escolher os tons de acordo com a identidade visual do negócio e a ciência das cores e personalizar muito!
Veja detalhes adiante.
1. Iluminação criativa
Você sabia que as luzes desempenham um papel muito importante na decoração? Outro artigo aqui do blog conta mais sobre como fazer a iluminação ideal para bares e restaurantes: vale a pena conferir!
Luminárias pendentes com luzes frias, por exemplo, podem deixar o local mais acolhedor e moderno, enquanto luzes mais quentes tendem a criar espaços mais intimistas e convidativos.
E aqui vai outra dica: aproveite a intensidade e os tons da iluminação para destacar áreas específicas da sua hamburgueria, chamando a atenção dos clientes para onde você quiser.
2. Mobiliário confortável
Escolha mesas, cadeiras e outros itens que sejam confortáveis, mas que não sacrifiquem o estilo; a proposta do lugar. Além disso, invista em mobiliário durável e fácil de limpar, como peças feitas em madeira, metal ou aço inoxidável (ideias para a cozinha).
Não se esqueça também de que a disposição dos móveis deve ser pensada de forma estratégica para não prejudicar o fluxo de consumidores e garçons.
3. Paredes interativas
Pensou num filme do Harry Potter? É quase isso, mas mais fácil! Especialmente em hamburguerias, as paredes interativas são uma maneira simples, porém inovadora de engajar os clientes e tornar o ambiente mais dinâmico.
Elas podem ser feitas com quadros-negros, tintas laváveis para rabiscos com giz ou canetão e murais diversos: escolha a que mais fizer sentido por aí para o consumidor deixar mensagens, desenhos ou até mesmo assinaturas, criando uma conexão emocional com o seu estabelecimento.
De quebra, você personaliza o espaço, uma vez que nenhuma outra hamburgueria terá os mesmos elementos decorativos! E por falar em personalização…
4. Design personalizado
Escolha peças decorativas que reflitam a identidade visual do restaurante, como almofadas que só você tem, objetos sob medida, quadros assinados, esculturas e outros itens capazes de deixar o espaço realmente com a cara do negócio.
Aposte ainda em ter uma coisinha aqui e outra ali contendo a logomarca do restaurante. Isso, além de fortalecer o conceito da sua hamburgueria, vai oferecer uma experiência visual única aos clientes!
E não se esqueça de que tudo deve ser adaptado às preferências e expectativas do seu público-alvo, que podem variar com o tempo, então, precisam ser monitoradas através de pesquisas de satisfação e de mercado.
Aliás, provavelmente, você vai descobrir uma paixão pelas redes sociais durante as suas investigações.
5. Espaços instagramáveis
Se inspire em exemplos de restaurantes instagramáveis e tome providências para criar espaços que rendem um belo post! Áreas assim costumam ser eficazes para atrair e engajar os consumidores, pois são projetadas, especificamente, para serem visualmente atraentes e dignas fotografias.
Experimente:
- grafites;
- neons com frases chamativas;
- cantinhos temáticos;
- molduras divertidas;
- etc.
Tudo pode transformar um simples espaço em um local popular nas redes sociais!
6. Cores estratégicas
A escolha de cores para restaurantes é outro aspecto que exige cuidado porque os tons selecionados devem, além de criar uma boa atmosfera, refletir a identidade da marca, e cada um tem o poder de comunicar e de transmitir uma sensação diferente.
Nuances quentes, como o vermelho e o laranja, podem estimular o apetite e criar um ambiente mais acolhedor, enquanto tons mais frios, como o azul e o verde, podem remeter à tranquilidade e à modernidade.
Quais se adequam melhor aos valores da sua marca? Estude a ciência das cores para descobrir!
7. Aromas “decorativos”
Ainda dentro do quesito “decoração”, a aromatização dos ambientes pode representar um diferencial, desde que o perfume não atrapalhe o consumo!
Bons cheiros despertam emoções positivas nos consumidores, além, é claro, de reforçar a identidade do local, então, recomenda-se preferir aromas sutis que complementem o cheiro dos alimentos, como perfumes com notas de madeiras ou ervas – para criar uma experiência sensorial completa.
Assim como a iluminação, a aromatização correta de uma hamburgueria pode interferir no comportamento dos clientes, incentivando-os a permanecerem mais tempo no estabelecimento e, com isso, a consumirem mais.
8. Decoração sazonal
A decoração sazonal, por sua vez, é uma boa estratégia para quem deseja manter o ambiente da hamburgueria sempre renovado e interessante.
Ela representa uma adequação dos objetos decorativos às datas comemorativas e cria uma sensação de novidade, atraindo não somente novos clientes como também consumidores que já estiveram no local e buscam algo novo, mas a mesma comida.
9. Música ambiente
E quem disse que música não faz parte da decoração? Os sons complementam o design de uma hamburgueria e, assim, melhoram a experiência do consumidor, tornando-a única.
Uma playlist feita com cautela e atenção pode criar qualquer atmosfera desejada, seja ela animada, relaxante ou até mesmo nostálgica, porém deve refletir a identidade do negócio. As escolhas vão depender do seu público e de suas expectativas.
De nada adianta ter um ambiente decorado com itens do estilo retrô e só tocar faixas de eletrônico, viu? Você pode ler mais sobre músicas para restaurantes em outro artigo e começar a montar sua sessão agora mesmo!
10. Decoração kids
Por fim, caso sua hamburgueria seja um espaço mais familiar, a indicação é pensar numa decoração, pelo menos em uma área do estabelecimento, que o torne um restaurante amigo das crianças. Se quiser e puder ir além, ofereça brinquedos ou jogos e um(a) monitor(a)!
Além de atrair grupos de pessoas que costumam consumir mais, você dá aos pequenos a chance de se divertirem em segurança, enquanto os adultos desfrutam de uma refeição com mais tranquilidade.
Aposte em elementos decorativos coloridos, móveis seguros e brinquedos interativos: tudo que fizer a área infantil ser convidativa e alegre é bem-vindo!
Dicas para decoração de hamburgueria simples
Não pode gastar muito?
- Tenha, em seu espaço, objetos que sirvam tanto para a decoração quanto para uso da equipe, como prateleiras em que você guarde – de cabeça para baixo! –os copos mais descolados da casa.
- Compre quadros minimalistas com ilustrações em preto e branco ou frases inspiradoras ou faça os seus próprios quadrinhos.
- Utilize luminárias pendentes simples ou luzes de LED.
- Escolha uma paleta de cores neutras para facilitar a harmonização entre os elementos decorativos.
- Aplique a identidade da marca em pequenos detalhes, como guardanapos e cardápios.
A simplicidade, ao contrário do que muitos pensam, não é algo negativo, pelo contrário, pode agradar os consumidores!
Dicas para decoração de hamburgueria rústica
Nesse caso, o charme vai ser usar materiais naturais e trazer, para a decoração, texturas que transmitem calor e de conforto.
- Invista em móveis e elementos decorativos feitos com elementos naturais, como madeira de demolição.
- Coloque pedras expostas nas paredes ou nos móveis.
- Opte por luminárias de ferro ou de cobre com luz amarelada.
- Compre online algumas placas antigas, utensílios de cozinha retrôs e relógios clássicos usados e outras peças similares.
- Invista em plantas suspensas ou em vasos de barro para dar um toque natural ao ambiente.
- Use almofadas e mantas de linho ou algodão cru em poltronas e sofás.
Que tal se inspirar na casa dos Flintstones? Lembra deles?
Dicas para decoração de hamburgueria moderna
Enquanto o estilo retrô está ligado à nostalgia, a decoração moderna foca numa proposta mais “clean”, em materiais inovadores e no uso inteligente do espaço. Seu objetivo é trazer elegância e sofisticação, combinadas com a funcionalidade e estética contemporâneas.
- Tenha cinza, branco e/ou preto na paleta para criar uma base mais sofisticada. Você pode adicionar toques de cor em móveis ou obras de artes.
- Compre móveis sem tantos detalhes no acabamento, preferencialmente feitos de vidro ou metal.
- Busque por luminárias geométricas para criar efeitos visuais diferenciados.
- Invista em obras de arte modernas ou em murais abstratos. Você também pode experimentar instalar esculturas no espaço.
- Opte por itens decorativos feitos a partir de materiais ecológicos e sustentáveis, como bambu ou plástico reciclado.
Continue acompanhando o blog Abrahão Goomer para se manter por dentro das tendências!
Deixe seu comentário