O design em bares e restaurantes é essencial para receber bem um cliente, ainda que possa ser comumente deixado de lado pelos donos de restaurante. O que podemos dizer sobre isso? Não adianta dedicar todo o seu tempo elaborando um cardápio especial e inovador apenas para ter os clientes indo embora porque não tinham um ambiente de espera adequado, ou porque é um local muito barulhento.
Por causa disso, você precisa saber como decorar um restaurante de maneira que cative os clientes. Afinal, como diz Andrea Beecher, co-fundador e designer da M3LD de Salt Lake City, “É a primeira impressão que os clientes têm do seu espaço e negócio. Antes de eles provarem a comida, irão fazer um julgamento sobre o design e nível de conforto”.
Apesar disso, a funcionalidade do layout para bares e restaurantes é tão importante quanto a estética em si, então você também precisa que o design do restaurante seja confortável também para os funcionários. E como você vai garantir isso? Bom, trouxemos aqui algumas dicas sobre o que os designers de interiores pensam que é importante e o que os donos de restaurante normalmente esquecem quando decidem o layout e a decoração.
1. Fluxo do espaço
Como mencionado acima, a funcionalidade do restaurante para os funcionários é tão importante quanto a impressão que o cliente vai ter da experiência gastronômica dentro do seu restaurante. Claro que, primeiro você vai ter que pensar em como montar o restaurante de maneira que haja espaço suficiente para tudo que é necessário:
- Cozinha
- Salão
- Caixa
- Ambiente de espera
- Banheiros
E, dependendo do tipo de restaurante que você tem, um espaço também para um balcão de bar. A partir disso, fique atento aos sinais de alerta que muitas vezes são ignorados quando se está montando um layout para bares e restaurantes:
- Não fazer o fluxo para a cozinha fácil e acessível aos garçons
- Não fazer a primeira visão do cliente ser a de um interior atrativo e convidativo
- Não priorizar a necessidade de higienizar tudo, do chão ao teto
- Ter muita bagunça e decoração excessiva
Andrew Goodman, um designer de grandes restaurantes da região de San Antonio nos EUA, diz: “Um restaurante pode ser visualmente atraente na parte do design, mas precisa ser funcional quando estiver lotado. O foco de um restaurante é geralmente nas áreas da cozinha e salão, então a área de espera pode muitas vezes vir como uma consideração posterior. Contudo, é a entrada do seu restaurante. É o primeiro espaço recebendo as pessoas, então você precisa fazê-lo grande e confortável. A última coisa que você quer é agrupar os clientes em espera como gado. Isso coloca um tom irritadiço para o resto da noite.”
Quando você tiver tudo isso resolvido e desenhado, é bem provável que o espaço já esteja planejado para ser funcional para a equipe de funcionários do restaurante, porém lembre-se de prestar atenção nisso. É necessário que os garçons tenham fácil acesso à cozinha e que consigam transitar pelo salão sem esbarrar em mesas e clientes.
2. Trate todos os sentidos igualmente
Isso pode parecer estranho à primeira vista, mas o que queremos dizer em tratar todos os sentidos igualmente é que não é apenas o visual e o paladar que contam para a experiência de comer fora. Os cheiros e sons também fazem parte do que torna uma experiência no restaurante boa ou trágica.
Dito isto, além de pensar em como decorar um restaurante, você deve aprender maneiras de como tornar o ambiente agradável também. Por exemplo, utilizando música ambiente a um volume que seja suficiente para conseguir identificar a música, mas não tão alto que atrapalhe os clientes que querem conversar.
Joey Ruben, dono de um restaurante em Venice Beach, acredita que o design de som é uma das coisas mais negligenciadas quando se monta o design de restaurante. Ele afirma “Como uma sociedade, nós nos tornamos surdos para uma boa sonoridade por conta de todos os equipamentos que possuímos em nossas casas, escritórios e carros. Isso abre uma ótima oportunidade para donos de restaurantes transportarem os clientes através do espaço.”
E por que é uma ótima oportunidade? Porque através dos sons e da música que você escolher para tocar no seu restaurante será uma maneira de ambientar o cliente em determinada época ou situação. Se você colocar um jazz suave, por exemplo, os clientes serão transportados para um cenário diferente e antigo, porém extremamente reconfortante e agradável.
3. Aceite o poder das redes sociais
Praticamente todos os clientes que entram no seu restaurante atualmente vão tirar uma foto em algum momento, seja uma selfie ou uma imagem do prato. Principalmente se forem jovens consumidores. Então é importante que a decoração para restaurantes que você irá providenciar seja pensada através dessa questão também.
Com isso, queremos dizer que: as paredes não podem ter MUITA informação, mas, ao mesmo tempo, é interessante que você tenha fotos e obras de arte que decorem de acordo com o tema do seu restaurante. Caso você não tenha um tema muito bem definido, você pode utilizar fotos que contam a história da cidade ou bairro onde o seu restaurante está localizado, por exemplo. Ou se o seu restaurante já tem alguns bons anos de história, utilize fotos que contem a história do próprio restaurante!
Além disso, há alguns elementos que tem sido uma grande tendência para chamar a atenção dos clientes hoje em dia, tais como frases em neon, papéis de parede chamativos e grandes paredes coloridas. Você com certeza lembrou de alguns estabelecimentos que utilizam pelo menos uma dessas opções, não é mesmo? Esses elementos tornam o local mais divertido e dão ao cliente um motivo para fazer uma boa foto trazendo, com isso, um bom marketing para o restaurante.
4. Pequenos detalhes contam
Então, você chegou até aqui e acertou em cheio na estética, no fluxo e na acústica do design do restaurante. Tem mais alguma coisa que pode ser feita para tornar a experiência do cliente ainda melhor? Que bom que você perguntou porque tem sim! Além de tudo que já foi mencionado, o layout para bares e restaurantes também precisa ser pensado a partir de pequenos detalhes. Tais como:
- Uma área extra para guardar itens que os clientes não querem ficar segurando à mesa
- Tomadas para celular ao lado das mesas e balcões (e que sejam suficientes para cobrir até mesmo eventos grandes)
- Ganchos para casacos na entrada e ganchos embaixo de mesas e balcões para bolsas e mochilas
- Espaços limpos nos banheiros (principalmente femininos) para apoiar e pendurar bolsas e casacos
Você consegue perceber como esses detalhes podem fazer a diferença? Além da decoração para restaurantes, é também muito importante pensar no design do restaurante para criar um estabelecimento funcional e atrativo. Dessa maneira, os seus clientes ficarão satisfeitos e com certeza irão retornar - e ainda trazer mais pessoas para aproveitar também!
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