Como anunciar restaurante no Facebook Ads: passo a passo

Anunciar no Meta Ads está entre uma das melhores estratégias de marketing para restaurantes de todos os tamanhos. Descubra, neste artigo, como você pode começar hoje mesmo, seguindo um passo a passo simples.

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Garçonete, com uniforme vermelho e amarelo, em frente à algumas mesas em ambiente externo de restaurante, segurando um tablet em suas mãos

Para anunciar seu restaurante no Facebook Ads, atualmente chamado de Meta Ads Manager, você precisa criar uma conta no gerenciador de anúncios da plataforma, escolher um objetivo, definir o orçamento e, por fim, estabelecer a duração da campanha.

Não se esqueça também de segmentar o seu público, de fazer um conteúdo atraente e de caprichar nos textos de apoio, aspectos que você conhece em mais detalhes no decorrer deste artigo!

Mesmo com uma infinidade de plataformas lançadas nos últimos anos, o Facebook ainda ocupa um lugar de destaque e, com mais de 3 bilhões de usuários, é a rede social mais utilizada em todo o mundo.

Apesar de funcionar como um local de compartilhamento de fotos, vídeos e frases na maior parte do tempo, a rede é também uma oportunidade de ouro para você anunciar o seu restaurante e alavancar as vendas. Leia mais!

Tudo sobre como anunciar seu restaurante no Facebook

Considere este artigo o seu guia completo para se tornar um anunciante em qualquer rede da Meta – Facebook e Instagram, por exemplo – e fazer isso de maneira objetiva, indo direto ao ponto e cobrindo todas as etapas, incluindo segmentação, tipos de anúncio e testes.

Aqui, você também encontra dicas para otimizar os resultados e colocar o seu negócio à frente da concorrência.

Qual a importância dos anúncios no Facebook?

Anunciar seu restaurante no Facebook é importante porque, só no Brasil, existem mais de 110 milhões de usuários ativos na plataforma, que funciona como uma imensa vitrine para mostrar seus produtos, seu ambiente – caso faça vendas presenciais – e seus diferenciais.

O número de acessos à plataforma é tão expressivo que ela possui até uma ferramenta própria para quem é anunciante criar, gerenciar e medir o resultado dos anúncios, chamada Meta Ads Manager (Gerenciador de anúncios Meta em português), mais conhecida como Facebook Ads, apesar de essa denominação ter sido deixada de lado depois das mudanças da empresa para “Meta”.

Só para você ficar sabendo: Facebook Ads é o nome antigo, bem mais conhecido e difundido entre a comunidade de anunciantes, por isso, para fins práticos, este artigo usará essa nomenclatura.

Por que anunciar o seu restaurante no Facebook Ads?

O Meta Ads ou Facebook Ads é ideal para você que deseja alcançar novos usuários e transformá-los em clientes do seu restaurante, dentre outros motivos, porque permite segmentar as pessoas que serão atingidas pelas suas propagandas.

Isso acontece através dos seguintes filtros:

  • demográficos – com informações de gênero alvo, idade e semelhantes;
  • de interesses – com base nas páginas que os usuários seguem;
  • comportamento – de acordo com conteúdos com os quais interagem;
  • profissão;
  • dentre outros.

E os anúncios feitos na hora de divulgar seu restaurante no Facebook Ads também podem ser personalizados de acordo com os seus objetivos: promover um novo produto, destacar combos especiais, aumentar a visibilidade da marca e até oferecer descontos.

Que tal começar a colocar a mão na massa? Confira as dicas a seguir para montar uma estratégia bem estruturada!

Como criar uma campanha eficiente no Facebook Ads?

Para anunciar seu restaurante no Facebook de forma eficiente, explore as funcionalidades de segmentação, faça um bom conteúdo e, por fim, teste e otimize sua campanha.

Anote, a seguir, detalhes sobre como fazer seu anúncio no Facebook Ads alcançar e conquistar seu cliente ideal. O passo a passo completo do processo você confere um pouco mais adiante.

Configure sua empresa e pagamento no gerenciador

Antes de começar qualquer projeto no gerenciador de anúncios da Meta, seja para o Facebook Ads ou Instagram, você precisa configurar seu perfil como empresa, inserindo seu número no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) e outros detalhes referentes a ele para provar que seu negócio é legítimo.

Também será necessário colocar um endereço para emissão das Notas Fiscais.

Depois, escolha as opções de pagamento para veicular suas propagandas: boleto, Pix, PayPal ou cartão de crédito. Essa etapa deve ser feita antes mesmo de você definir um orçamento e, sem ela, você não consegue colocar nenhuma campanha no ar.

Defina a segmentação do seu anúncio

O Facebook (Meta, se preferir) oferece diversas ferramentas de segmentação para que você anuncie para um público específico. Pense no seu cliente ideal: onde ele mora? Qual sua idade? Quais seus interesses? O que ele espera de um bom restaurante?

Tenha a resposta para esse tipo de pergunta em mente na hora de criar a segmentação para alcançar as pessoas certas.

Imagine anunciar uma churrascaria para um público vegano… É claro que não faria o menor sentido! E mesmo que o anúncio alcançasse várias pessoas, o retorno seria um verdadeiro desastre. Agora, se você direcionar a mesma propaganda para pessoas que acompanham páginas relacionadas a churrasco, certamente, o resultado será incrível.

Mais do que falar para muitas pessoas, cuidar da segmentação é falar para as pessoas certas.

Vá além: usufrua de todas as possibilidades de filtros

O mesmo raciocínio aqui de cima vale para outros filtros, como localização. Se o seu restaurante atende apenas a cidade de São Paulo, qual seria o sentido de anunciar para pessoas de outros municípios?

Aplique essa lógica às várias configurações disponíveis no Meta Ads e garanta mais assertividade na propaganda.

Elabore um conteúdo persuasivo

Depois de segmentar o seu público, você deverá criar uma imagem ou um vídeo para o seu anúncio, além de uma legenda que aparecerá como uma descrição do que está sendo publicado.

Em se tratando desse conteúdo como um todo, há três pontos que precisam ser levados em consideração: peça visual, texto de apoio e CTA. Veja orientações!

Elementos de um anúncio no Facebook Ads Orientações Exemplo

Peça visual
Escolha bem a imagem ou vídeo que será usado no seu anúncio. Pense sempre em mostrar algo que seja atraente para o seu público de forma que atraia a atenção, como imagens e vídeos de alta qualidade que ressaltam os pontos fortes do seu negócio: comida, ambiente, localização, decoração, cardápio e etc.

Lembre-se: se a qualidade da imagem ou vídeo for ruim, ela poderá reduzir a credibilidade do seu restaurante na mente do cliente em potencial.
Foto da comida que é carro-chefe no seu restaurante, com boa luminosidade, em alta definição e com elementos de fundo que combinem com o seu negócio, como lanternas orientais para um restaurante de sushi ou cores em tons pastéis para confeitarias.

Texto de apoio/conteúdo escrito
Seja na própria imagem/vídeo ou no texto de apoio (aquele que vai abaixo da imagem, como uma legenda), é fundamental ter um texto persuasivo que desperte o interesse do usuário.

Esse tipo de escrita também é conhecido como copywriting, e vale a pena pesquisar sobre o assunto se você quiser alavancar suas vendas.

Não esqueça de usar uma linguagem que gere identificação com o seu público!
“Hoje, você não precisa cozinhar!

Sabia que todos os combos da casa estão com 20% de desconto no delivery?

Mas corre que a promoção é válida para os 20 primeiros pedidos!

Não vai perder essa, né? Acesse o cardápio para garantir sua janta!”

Chamada para a ação/Call to action (CTA)
Uma chamada para ação – ou CTA, como é mais conhecida – nada mais é do que uma frase elaborada justamente para convencer o leitor a tomar alguma atitude.

Essa etapa é fundamental para que o seu anúncio gere resultados, já que, depois de ler todo o conteúdo, o usuário precisa saber o que fazer.

Ela pode estar no final do seu texto de apoio ou ser o próprio botão de configuração da campanha, que você escolherá no gerenciador de anúncios.
“Faça o seu pedido”

“Reserve agora”

“Acesse o cardápio"
 

Depois de criado o conteúdo super convincente e que não dará outra alternativa ao usuário senão fazer um pedido no seu restaurante, só vai faltar testar e otimizar sua campanha.

Teste e otimize seus anúncios

Acompanhe os resultados da sua primeira leva de ads através do próprio gerenciador!

O Facebook oferece uma série de relatórios extremamente úteis que permitem que você ajuste detalhes das propagandas que performaram mal e explore os motivos pelos quais outros conteúdos foram super bem, replicando a estratégia nos próximos anúncios.

Experimente novas formas de segmentar o público, diferentes formatos, imagens, vídeos e textos. Isso lhe permitirá conhecer bem a ferramenta e que tipo de anúncios trazem os melhores resultados.

Dica de especialista: ao testar novas imagens, vídeos, textos e CTAs, é interessante fazer apenas uma alteração por vez. Caso o resultado melhore (ou piore) você será capaz de identificar exatamente o que ocasionou a mudança.
 

Agora que você já tem em mãos as melhores dicas de planejamento, só falta a prática. Crie seu anúncio do zero e coloque-o no ar com as orientações do último tópico deste artigo!

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8 passos para patrocinar seu restaurante no Facebook

Agora que você já viu a importância dos anúncios e dicas para aumentar a eficiência, é hora da parte prática do negócio. Siga as instruções abaixo e entenda como anunciar seu restaurante no Facebook do início ao fim em apenas oito etapas.

1. Acesse o gerenciador de anúncios com uma conta comercial

Para fazer uma campanha no Facebook, você precisa ter uma página comercial vinculada ao seu perfil pessoal com todos os dados do negócio, a exemplo de CNPJ e razão social, afinal, é assim que você vai provar à maior rede social do mundo que realmente é/tem uma empresa.

Depois de inseridos os dados da sua empresa e configurada a forma de pagamento, como você viu mais acima neste artigo, o gerenciador de anúncios deverá ser disponibilizado para você.

Área das Informações da empresa dentro do gerenciador de anúncios do Meta Ads

Área para adicionar dados de pagamento dentro do gerenciador de anúncios do Facebook Ads

2. Selecione um objetivo

Abaixo estão os objetivos dentre os quais você pode escolher e a descrição de cada um deles – tudo retirado diretamente do gerenciador de anúncios.

  • Reconhecimento: selecione esta opção para fazer mais pessoas visualizarem a sua marca.
  • Tráfego: muito eficiente em levar as pessoas para uma página de destino, como um site, app, perfil em outras redes sociais do seu restaurante, evento do Facebook ou mesmo para levar o usuário para uma conversa no WhatsApp.
  • Engajamento: incentiva o possível cliente a entrar em contato, visualizar seus vídeos, engajar em publicações, curtir sua página, participar dos seus eventos e afins.
  • Cadastros: sua campanha estimulará mais cadastros em um formulário do próprio facebook.
  • Promoção de app: novas pessoas serão incentivadas a instalar seu app ou continuar a usá-lo.
  • Vendas: direciona a propaganda a pessoas com maior probabilidade de comprar seu produto ou serviço.

O Facebook permite que você escolha um único objetivo específico para a sua campanha.

Área para criar novas campanhas dentro do gerenciador de anúncios do Meta Ads

3. Defina o seu público-alvo

Aproveite o empurrãozinho do próprio gerenciador de anúncios para direcionar o anúncio para a sua persona, o consumidor ideal para o seu restaurante, e configure a campanha para que esse grupo de pessoas receba a propaganda.

É possível selecionar usuários por localização, gênero, idade, interesses e similares dentro da plataforma. Você já sabe!

Área para selecionar público dentro do gerenciador de anúncios do Facebook Ads

Área para criar novos públicos dentro do gerenciador de anúncios do Meta Ads

Parâmetros que definem um público-alvo: localização, idade e gênero, dentro do gerenciador de anúncios do Facebook Ads

4. Estabeleça um orçamento

Defina quanto você quer gastar com o seu anúncio. É possível optar entre orçamento diário (o Facebook vai gastar um valor diário definido por você) ou vitalício (o Facebook vai procurar a melhor forma de usar o valor disponível independentemente de limites diários).

Por exemplo, na primeira opção, você configura que o Facebook deve gastar no máximo R$ 50 por dia durante 10 dias, totalizando R$ 500 investidos. Já na segunda situação, você coloca os mesmos R$ 500, e o Facebook vai gastar como achar melhor, independentemente de quanto tempo isso vai levar.

5. Considere o melhor formato para veicular o anúncio

Defina se a campanha vai ser feita com base em um vídeo, uma imagem, um carrossel com várias imagens ou um story.

O formato da peça influencia muito na conversão por vários motivos – porque tem gente que não assiste vídeos, porque um mesmo carrossel aparece mais de uma vez, em momentos diferentes, na linha do tempo de algumas pessoas etc. –, e você deve levar as preferências do seu público-alvo em consideração nesse momento.

De nada adianta configurar seu anúncio para os stories se a sua persona consome mais conteúdos estáticos publicados no feed, por exemplo.

6. Defina o posicionamento onde seu anúncio será exibido

O chamado “posicionamento” é o que define onde o Facebook vai mostrar sua propaganda: pode ser no story, no feed de notícias, na barra lateral, no Instagram – rede social que faz parte do grupo Meta – e mais. Escolha aquele que fizer mais sentido para o seu público, algo que talvez você só descubra testando e tudo bem.

Área de posicionamentos da campanha, dentro do gerenciador de anúncios do Meta Ads

7. Crie o conteúdo que será veiculado

Faça sua propaganda por conta própria ou conte com um profissional especialista na criação de peças publicitárias para tráfego pago para otimizar os resultados e tentar com que o investimento no Ads valha ainda mais a pena.

Você pode contratar freelancers para não só produzir o texto e as artes, como também para acompanhar as métricas de resultados.

Se for encaminhar o processo por conta própria, use as dicas deste artigo para bombar sua campanha e evite colocar muito texto na imagem do seu anúncio.

Sobre os conteúdos escritos, saiba: alguns anos atrás, o Facebook permitia um máximo de 20% de texto e, apesar de hoje não haver mais essa regra, o fato é que o alcance será reduzido se uma imagem tiver texto em excesso.

8. Acompanhe as métricas

Depois de rodar o seu anúncio por um tempo, acompanhe os resultados para identificar o que pode ser melhorado: é dessa forma que você vai criar campanhas cada vez mais assertivas e que geram grandes resultados.

Se precisar, contrate um profissional especializado em interpretação de dados assim também ou, pelo menos, converse com outros empreendedores que já passaram por momentos similares aos seus.

Área para personalizar colunas e analisar métricas, dentro do gerenciador de anúncios do Facebook Ads

Dica de especialista: existe uma ferramenta chamada Ad Library (Biblioteca de Anúncios). Experimente-a em paralelo às outras iniciativas! Lá, é possível espionar a concorrência e acompanhar os anúncios de outras empresas. Basta escrever o nicho ou nome da empresa no campo de busca para ter acesso a tudo.
 

Seguindo os passos e as dicas acima, você conseguirá criar seus primeiros anúncios e descobrir que um novo mundo se abre ao usar a maior rede social do mundo a seu favor. Mãos à obra!

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