Fazer combos promocionais é uma ótima ideia para atrair novos clientes e fidelizar os que o seu negócio já têm. E a melhor forma de se fazer esses combos é ter um calendário de promoções.
O calendário nada mais é do que uma programação de promoções que seu restaurante segue para divulgar os combos promocionais e o intuito desse recurso é conseguir vender mais com estratégias de descontos que ainda assim fazem com que você tenha lucro.
Neste artigo, você vai encontrar dicas de como montar combos para o seu restaurante, escolher nomes criativos para essas combinações e um passo a passo de como fazer promoção. Segue com a gente para descobrir dicas práticas e simples de implementar no seu negócio.
Como fazer combos promocionais
É importante entender como se faz a promoção desses produtos. Afinal, você pode criar toda uma estratégia de combos promocionais, mas o sistema deve funcionar e dar lucro a você e agradar a clientela ao mesmo tempo.
Inclusive, esse é um cuidado a se tomar na hora de montar um cardápio para combos promocionais: de nada adianta baixar o preço para atrair mais clientes se o seu lucro não aumentar.
Ter prejuízo para conquistar um público novo às vezes não compensa, ainda mais quando as pessoas só consomem por conta do preço mais barato e acabam não se tornando clientes fiéis. Pensando nisso, listamos algumas estratégias de como fazer promoção de lanches para alavancar as suas vendas:
1. Crie um cardápio sazonal de promoções para datas comemorativas
Já pensou em como seu restaurante pode lucrar em datas comemorativas? Que tal elaborar promoções para épocas diferentes, aproveitando a sazonalidade dos alimentos, com cardápio diferenciado, brindes ou promoções?
Durante a Páscoa, por exemplo, a ideia é oferecer chocolates de brinde para os clientes, ou até mesmo incluir no cardápio produtos como ovos de colher. Ações como essa mostram aos seus clientes que o seu restaurante é dinâmico e oferece algo de diferente aos consumidores, e todo mundo gosta de novidades.
Vamos pensar em um feriado internacional que não é muito celebrado no Brasil, por exemplo: St. Patrick’s day. O dia de São Patrício é comemorado na Holanda e em alguns outros países com muita decoração verde e cerveja ou chope. Se você tem uma cervejaria, por exemplo, é uma boa ideia investir em happy hour nessa ocasião, não é mesmo?
Assim, você atrai um público que procura por algo diferente e que quer conhecer outras culturas sem enfrentar o ônus de gastar muito.
2. Ofereça descontos para os horários com pouco movimento
Esta é uma estratégia muito boa para diminuir o prejuízo e a ociosidade da sua equipe nos horários com pouco movimento no restaurante. Afinal, ter um fluxo maior de clientes nos horários que geralmente não são muito movimentados pode ser uma boa chance de aumentar a sua receita e manter sua equipe sempre em atividade.
Vamos supor que o seu restaurante abre às 11h e oferece almoço até às 15h, mas os horários das 11h às 11h45 e das 13h45 às 15h são bem menos movimentados e acabam até mesmo causando prejuízo, já que você precisa pagar os funcionários mesmo não tendo um fluxo significativo de clientes.
A ideia é que você ofereça descontos ou algumas vantagens - como sobremesa ou bebida grátis, por exemplo - para os clientes que optem por fazer suas refeições nesses horários de menor movimento. Assim, você garante que o seu restaurante esteja sempre movimentado e gerando lucro para você.
3. Crie um combo do dia
Criar um prato promocional diferente todos os dias faz com que os clientes tenham um motivo para visitar seu restaurante em vários dias da semana para provar os itens do seu cardápio sem que pese muito no bolso.
Esta é uma boa estratégia para aumentar o fluxo de clientes durante os dias da semana. Selecione um prato por dia para ser vendido com desconto. Assim, você garante que os clientes economizem e seu restaurante vende mais também, fazendo com que você tenha lucro e uma rotatividade maior na produção.
4. Divulgue seu restaurante
Seja nas mídias sociais ou fora delas, a divulgação e o marketing são essenciais para divulgar as novidades e promoções no seu estabelecimento. É através da divulgação que seus clientes ficam sabendo dos novos combos promocionais e se interessam no que você tem a oferecer de novidade.
A melhor forma hoje em dia é investir no marketing digital em redes sociais. Isso porque boa parte dos consumidores hoje se encontram em alguma rede social: Facebook, Instagram, Twitter e até mesmo os tradicionais e-mails. Estar presente nessas mídias é manter laços com os seus clientes. Lembre-se: quem não é visto, não é lembrado!
Aliás, aliar a divulgação digital às formas tradicionais, é uma ótima combinação. Invista em outdoors, banners e panfletos. Vale tudo para atingir todos os públicos e convencê-los a conhecer as novidades no seu estabelecimento.
Como montar um combo promocional
Ok, você decidiu variar um pouco seu cardápio e oferecer combos promocionais aos seus clientes, mas não sabe bem como fazer isso? Não se preocupe, separamos algumas dicas para começar a montar combos no seu cardápio.
Falando nisso, o cardápio é um dos itens mais importantes do seu negócio e um dos que merecem mais atenção nesse momento. Se você vai oferecer combos no seu restaurante, é importante que dedique uma parte do menu especificamente para eles.
Imagine, por exemplo, que na organização do seu cardápio você terá os itens que vendem mais nas primeiras páginas, bem no destaque. Já os produtos que vendem menos, provavelmente estarão mais escondidos, não é?
Uma forma inteligente de se pensar em ideias de combos de lanches é colocar um produto destaque que venda bastante junto com um outro produto que não venda tanto assim. Dessa forma, você apresenta novos produtos aos clientes e gera maior rotatividade do estoque.
Seguindo essa lógica, veja como essa dica se materializa em um menu e compare com outras estratégias de venda de combos promocionais. Depois de analisar qual é a melhor opção para o seu negócio, basta adaptar os exemplos que apresentamos aqui ao seu cardápio.
Quem busca por ideias de combo para lanches deve sempre lembrar que o combo deve oferecer alguma vantagem para o cliente e, de modo geral, essa vantagem é o desconto. Não faz sentido, por exemplo, você oferecer um combo em que o valor dos produtos somados é o mesmo valor caso cada produto fosse vendido separadamente.
Só juntar produtos não é o suficiente para montar um combo. O cliente precisa perceber alguma vantagem em adquirir o combo ao invés do item isolado no cardápio. Uma estratégia para montar combos promocionais de lanche é oferecer sobremesa ou drink grátis, por exemplo.
Veja algumas opções de ideias de combos promocionais para se inspirar e adotar no seu restaurante!
Ideias de combos para lanches
Das ideias tradicionais e que funcionam bem até as novidades que você pode testar no seu empreendimento: confira algumas ideias de combos para lanches para implementar no seu cardápio.
O clássico lanche + bebida + acompanhamento
Quando se pensa em combo, essa é uma das ideias que mais vem à cabeça, não é? Oferecer lanche, bebida e um acompanhamento por um preço mais bacana para o cliente é uma pedida clássica e que não falha.
Prato principal ou lanche + sobremesa
Depois de comer algo salgado, sempre dá vontade de um docinho. Uma ideia é oferecer a sobremesa a um preço mais acessível ao cliente ou até mesmo grátis dependendo do modelo do seu restaurante. Em um buffet, por exemplo, é comum que o cliente pague pelo prato salgado e ganhe a sobremesa.
Combo aniversariante
Já pensou que o seu restaurante pode ser a opção de alguém para comemorar um aniversário? E você só tem a ganhar com isso. Afinal, quem celebra sempre traz os convidados e, consequentemente, mais lucro para o seu negócio.
Oferecer um combo do tipo “a cada 5 convidados o aniversariante não paga pelo lanche” pode ser uma boa ideia. Até mesmo oferecer a bebida ou um bolo como cortesia pode agradar o cliente nesse momento.
Nomes criativos para combos
Depois de pensar em boas combinações para integrar o cardápio para combos promocionais, é hora de chamar a atenção dos seus clientes para essas novas ofertas. E, para isso, nada melhor que capturar o olhar do freguês já no nome da combinação.
Febre na internet, você já deve ter visto fotos de restaurantes oferecendo pratos com nomes inusitados, engraçados e bem criativos. Não é à toa. Nomes criativos para combos tendem a atrair o cliente, sejam eles engraçados ou temáticos.
Por isso, confira algumas ideias de como dar nome aos seus combos de modo criativo para vender ainda mais.
Nomes temáticos
Uma dica para nomear seus combos é usar nomes temáticos, o que combina ainda mais caso seu restaurante ou bar seja temático também. Vamos supor que o seu negócio seja uma lanchonete temática dos anos 50: que tal nomear os itens do seu cardápio homenageando grandes personalidades da época?
Vai um combo Elvis Presley, com hambúrguer, batatas fritas e milk-shake de baunilha aí? Ou quem sabe um cachorro-quente vegano com anéis de cebola e milk-shake de morango no combo Marilyn Monroe?
Combinações por aglutinação
Juntar duas palavras que combinem também é uma forma de construir nomes criativos e até mesmo engraçados que vão capturar a atenção do seu cliente. Olha só essas ideias:
Sanduichique: queijo provolone, tomates confit, alface americana, frango desfiado e molho ceasar.
Ou
Feijonada: feijoada vegetariana com tempero de ervas finas.
Nomes que ressaltam as qualidades do produto
Que tal exaltar o diferencial que existe no seu produto? Essa é uma tática que funciona bastante para produtos inovadores no mercado, olha só:
Salada da horta: ingredientes orgânicos, cultivados de pequenos agricultores familiares, sem agrotóxicos.
Sanduíche de quintal: pão de fermentação natural da casa com molho de ervas finas orgânicas cultivadas no restaurante e frango grelhado.
Como colocar combos promocionais no cardápio sem gastar com modificações [Bônus]
Quem tem cardápio físico sabe: qualquer alteração, por menor que seja, exige que você tenha que rasurar o cardápio com etiquetas ou riscos que, querendo ou não, deixam a desejar na estética do menu.
A opção para quem quer manter um cardápio apresentável, mas vive fazendo alterações, é gastar com reimpressão, o que acaba saindo caro contando com os preços de gráfica, plastificação e encadernamento de vários cardápios.
Mas essa não precisa ser a única opção, e este é mais um ótimo motivo para migrar de vez para a modernidade e se tornar um adepto do cardápio digital: com ele, o empreendedor pode inserir combos e promoções personalizadas a qualquer hora, assim como retirá-los a qualquer momento também, tudo isso sem custos adicionais.
Isso porque as modificações são feitas diretamente no tablet. As promoções podem ser temporárias, para determinados dias da semana ou até mesmo sazonais. Isso tudo fica a critério do gestor. Basta inserir as informações dos novos combos no cardápio e todo o sistema é atualizado para mostrar as novidades aos seus clientes.
Fácil, né? Além de oferecer novidades ao seu público, eles ainda contam com a tranquilidade de pedir no seu próprio tempo utilizando um cardápio moderno e intuitivo.
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