Hoje em dia, uma pessoa que tem interesse em conhecer um novo lugar, seja ele restaurante, barzinho ou café, vai buscar, na internet, as opções e analisar - de onde estiver - os tipos de serviços oferecidos, o ambiente e também a opinião de quem já frequentou o estabelecimento.
Você mesmo já deve ter feito isso. É algo instintivo: queremos saber o que outros clientes acharam daquele lugar e se realmente vale a pena investir nosso tempo e dinheiro. Ou seja, a internet é capaz de revelar a impressão que os seus clientes tiveram do seu negócio.
É importante oferecer o melhor em termos de cardápio, ambiente, limpeza do restaurante, enfim: em todos os quesitos que fazem parte da administração do seu negócio.
Também é importante, ao cometer qualquer erro, saber lidar com o cliente e recompensá-lo de alguma forma, evitando com que o seu negócio seja rebaixado nos sites de avaliações e afaste as chances de novos clientes.
Pensando nisso, separamos os principais sites de avaliação de restaurantes que você deve monitorar, justamente para saber qual a opinião dos consumidores e poder melhorar o quanto antes, caso tenha cometido algum erro de gestão e atendimento.
É importante, também, conhecer esses sites para conseguir a chance de responder seus clientes, demonstrando caráter na sua gestão e preocupação com a excelência no seu negócio.
Vamos aos sites?
1. Google Business - ou Google Meu Negócio
Ao procurar por um negócio local, o Google é um dos primeiros avaliadores a atrair o olhar do pesquisador.
Além disso, todos os tipos de negócio, sejam físicos ou não, podem ter uma conta no Google Business.
Além de receber as avaliações, o dono do negócio pode respondê-las, através de comentários.
A ferramenta também divulga horário de funcionamento, telefone, endereço, site oficial, fotos e vídeos.
Passo a passo para cadastrar a empresa no Google Business
- Crie ou tenha uma conta ativa no Gmail;
- Acesse o Google Meu Negócio: selecione o tipo de negócio que mais se adequa às atividades da sua empresa, entre essas três opções: estabelecimento, área de cobertura e marca;
- Adicione o endereço onde fica a sede da sua empresa no Google Maps;
- Preencha todas as informações sobre a sua empresa nos campos solicitados;
- Crie sua página no Google+ para realizar o processo de verificação.
Após esse processo, você receberá uma mensagem informando que o Google enviará uma carta ao endereço cadastrado com um código de verificação.
Ao receber esta carta, retorne à página do Google Meu Negócio para informar o código e verificar sua autenticidade e daí você já poderá passar a receber as avaliações e respondê-las com eficiência.
2. Facebook
O Facebook é uma rede social que conta com milhões de usuários, exercendo uma grande influência sobre eles.
Percebendo a relevância que possui, a rede social desenvolveu uma ferramenta para realizar reviews de estabelecimentos.
A avaliação através do Facebook é realizada por meio da pergunta “você recomenda?”, sendo possível escolher como resposta apenas “sim” ou não”.
O objetivo desse tipo de verificação é tornar a avaliação mais objetiva e o argumento mais elaborado para justificar a resposta.
Qualquer segmento de negócio pode ter sua página na rede, sendo permitido responder o feedback do cliente.
Passo a passo para cadastrar a empresa no Facebook
- Acesse o Facebook e crie ou faça login em uma conta;
- Acesse a aba de “páginas” e clique em “criar nova página”;
- Classifique sua página, escolhendo o tipo de negócio: negócio local ou lugar; empresa, organização ou instituição; marca ou produto; artista, banda ou figura pública; entretenimento ou causa ou comunidade;
- Siga o passo a passo das instruções, preenchendo os campos solicitados e está pronto.
3. Tripadvisor
Sendo o maior site de viagens do mundo, o Tripadvisor possui mais de 350 milhões de usuários que compartilham os seus momentos, positivos ou negativos, em hotéis, pousadas, shoppings e, é claro, restaurantes.
Nele, o cliente pode dar uma nota, adicionar fotos e comentar a sua experiência. O dono ou gerente do restaurante poderá respondê-lo, desde que tenha cadastro.
Passo a passo para cadastrar a empresa no Tripadvisor
- Acesse a página do TripAdvisor para proprietários e clique em “criar um perfil agora mesmo”;
- Selecione a modalidade do seu negócio;
- Preencha todos os dados solicitados para ter a verificação da sua empresa;
- Crie uma descrição;
- Preencha os dados referentes aos serviços que seu estabelecimento oferece;
- Acrescente excelentes fotografias;
- Marque a caixinha de seleção de texto, clique em “enviar” e o seu perfil está pronto.
4. Yelp
O Yelp é um site que vem crescendo cada vez mais no ramo de avaliações, conectando consumidores com empresas.
Podem fazer parte dele todos os segmentos de negócio e os usuários compartilham informações relevantes, através de breves comentários sobre os lugares que visitam.
O site conta com a opção de nota, comentário e também mostra quantos reviews o restaurante já possui.
É possível responder a avaliações, em modo particular ou publicamente, o que é uma ótima vantagem.
Passo a passo para cadastrar a empresa no Yelp
- Abra a página para donos de negócios do Yelp e clique em “começar”;
- Adicione nos campos em branco todas as informações sobre a sua empresa e clique em “adicionar”;
- Um e-mail de verificação será enviado para você. Confirme o processo para adicionar o seu negócio.
É importante selecionar uma categoria e inserir um e-mail válido para garantir que a sua empresa seja encontrada o mais fácil possível e também para obter a verificação.
5. Apontador
O site faz o mesmo trabalho que as antigas páginas amarelas das agendas, trazendo para a pesquisa vários tipos de negócios das mais diversas áreas, com endereço completo, telefone, horários de atendimentos e também a chance de avaliar com nota e comentário.
Passo a passo para cadastrar a empresa no Apontador
- Acesse a página do Apontador para cadastrar um novo local;
- Preencha todos os dados solicitados;
- No próximo passo, a sua página já estará criada e você precisa editar o perfil da sua empresa acrescentando contato, endereço, informações sobre funcionamento e imagem;
- Lembre-se de verificar o e-mail para confirmar a sua conta.
Como evitar avaliações negativas na internet
Outra forma de receber o feedback dos clientes é através do sistema de avaliações do cardápio digital.
Ao fim do atendimento, o consumidor poderá realizar uma avaliação no próprio tablet em que realizou o pedido, fazendo elogios, deixando opiniões ou contando as frustrações sobre o restaurante e o serviço prestado.
Essa é uma excelente maneira de prevenir ações e conteúdos que prejudiquem o seu negócio (e que podem rapidamente se espalhar pela internet), pois ao mesmo tempo em que você garante ao seu cliente que está levando em consideração a sua opinião, você deixa as possíveis avaliações negativas apenas no tablet.
Enfim, você deve estar ciente de que não é possível controlar o que dizem do seu restaurante na internet, porém, é seu dever influenciar positivamente a sua marca.
Utilize todas as formas possíveis de avaliações para identificar problemas, corrigir os que tiverem essa possibilidade e evitar com que eles aconteçam novamente, prestando um atendimento qualificado, seguindo regras de etiqueta para gerenciamento de restaurantes e positivando a imagem do mesmo, a fim de atrair novos clientes e fidelizar os da casa.
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