Fazer o branding de um restaurante ou branding gastronômico significa desenvolver estratégias e pensar em campanhas para colocar em prática com o objetivo de tornar o local memorável a seus frequentadores e ao público-alvo em geral.
Esse processo envolve atenção tanto para a marca como um todo quanto para cada prato e opção disponível no cardápio e, para funcionar, deve estar focado em alguns pontos.
Por exemplo: se ater ao conceito, mostrar que existe preocupação em atender interesses e necessidades dos consumidores, enfatizar e priorizar custo-benefício, despertar emoções e garantir a melhor experiência.
Quem trabalha com estratégias de branding no ramo de alimentos e bebidas deve estar preparado para administrar crises e lidar com críticas negativas se necessário, contribuindo com um reposicionamento dos negócios ou um fortalecimento de sua imagem e reputação.
Cada campanha e iniciativa pensada para um estabelecimento tem relação direta ou indireta com aumento de consumo e resultados no final do mês, semestre ou ano e é por isso que, a seguir, trouxemos mais detalhes em relação ao tema. Confira.
O que é branding gastronômico?
É um conjunto de práticas, táticas e iniciativas desenvolvidas por quem faz a gestão do restaurante em parceria com especialistas para construir e trabalhar a imagem e a reputação do estabelecimento.
Esse trabalho ajuda na conquista de clientes novos e na fidelização tanto desse grupo recém-chegado quanto dos consumidores que já costumam frequentar o local. Assim, possibilita que a marca seja lembrada sempre de forma positiva.
Sabe aquele restaurante que você conhece, lembra e admira só de ouvir falar o nome? Esse lugar com certeza faz um excelente trabalho de branding gastronômico.
Por que investir em branding?
Um estabelecimento que tem como objetivo crescer e construir uma história na gastronomia, precisa se preocupar mais do que apenas com a qualidade e a beleza dos alimentos e bebidas disponíveis em seu cardápio, seja qual for o modelo: também deve estar atento a outros fatores relacionados ao serviço e ao atendimento, já que é o “conjunto da obra” que o colocará em destaque entre tantos do setor.
Investimentos em branding ajudam, portanto, com:
- criação de conexão entre restaurante e público-alvo;
- divulgação intensa e adequada dos diferenciais do estabelecimento;
- adição de valor à marca;
- trabalho da imagem e reputação tanto no universo offline quanto no online; e
- o despertar de sensações e emoções positivas, fazendo com que as pessoas queiram visitar o espaço e/ou consumir seus produtos porque admiram o trabalho feito por lá.
Para que esses investimentos tragam resultados, geralmente a médio e longo prazo, quem o executa deve conhecer bem o mercado, fazer pesquisas sempre que necessário, estar por dentro de processos internos e até mesmo incentivar a aplicação de treinamentos para os colaboradores.
Além disso, é preciso compreender a importância de definir padrões na cozinha, no serviço e no atendimento e, principalmente, ter muito bem definida a mensagem que a marca deseja transmitir e saber como torná-la especial e diferente das outras, transformando-a em um slogan bem criativo, tudo isso sem deixar de lado a preocupação com a humanização.
Como fazer o branding da marca do restaurante?
É importante dizer que o desenvolvimento de estratégias de branding gastronômico acontece de dentro para fora do estabelecimento. Portanto, começa internamente para depois chegar às ações “pensadas para o cliente ver”, isso levando em consideração que, inclusive iniciativas internas, quando executadas e aplicadas com sucesso, repercutem para o consumidor.
Veja a seguir as principais estratégias de desenvolvimento e fortalecimento de marcas do setor de alimentos e bebidas.
5 estratégias para fortalecer o branding do restaurante
Desenvolver a cultura organizacional, definir um posicionamento e um tom de voz, criar uma identidade visual, fortalecer a marca onde seu público-alvo estiver marcando presença e, é claro, fazer promoções: essas são as 5 principais estratégias para quem quer fazer acontecer ou tornar melhor o branding de um restaurante.
Quer saber mais sobre cada uma delas? Vamos lá!
1. Defina o posicionamento da marca
Deixando muito claras as suas crenças, missão, visão e valores e sinalizando para colaboradores e fornecedores as atitudes que são esperadas e devem existir no cotidiano do restaurante e também as atitudes inaceitáveis, que não podem acontecer de jeito algum.
- O que o estabelecimento defende?
- Do que não abre mão?
- Quais os princípios - corporativos, de governança e de sustentabilidade, por exemplo - que usa como base para seus processos?
Essas são algumas perguntas importantes para a definição de posicionamento. Respondê-las ajudará na implementação ou evolução da cultura organizacional e na definição de tom de voz e identidade visual do lugar.
2. Estabeleça ou aperfeiçoe a cultura organizacional
Esse é um dos pilares de um restaurante e envolve o repasse de todas as definições feitas anteriormente aos colaboradores com o objetivo de alinhar expectativas e garantir:
- maior comprometimento e produtividade e melhor desempenho de todos os envolvidos;
- atendimento e serviço adequados;
- qualidade em todos os detalhes;
- alinhamento da marca também com visões e valores dos seus consumidores;
- organização facilitada dos processos do cotidiano; e
- segurança alimentar.
Com tudo isso estabelecido, você já pode começar a criar e definir uma identidade.
3. Crie uma identidade
Quando nos lembramos de um local, podemos associar essa marca a uma logo, à fachada do negócio, a um prato especial e muito mais. Quando falamos em criar uma identidade para um restaurante, esse processo engloba:
- estabelecer uma linguagem que tenha a ver com todas as propostas, visões e valores pensados anteriormente;
- desenvolver um tom de voz específico para a marca, que transmita a sua mensagem de forma clara e objetiva;
- criar um manual de boas práticas para a marca; e
- pensar na imagem que a marca pretende passar além da mensagem, ou melhor, junto a ela.
Essa imagem terá um tema e um direcionamento específicos e é conhecida como “identidade visual”. Ela envolve pelo menos logotipo, tipografia, fontes e cores que dão fome, estilos de fotos, todos os elementos usados a favor da fixação da marca na cabeça do consumidor.
A identidade como um todo estará presente:
- na postura do atendimento, por telefone, mensagens e ao vivo;
- no comportamento de todos os colaboradores;
- nos informativos e propagandas divulgados offline; e
- nas publicações feitas para as redes sociais, entre outros.
4. Divulgue e apresente a marca offline e online
Marcar presença tanto no bairro e na cidade quanto nas redes sociais do restaurante em que o público-alvo está presente: aqui está o princípio básico do branding gastronômico, do qual ninguém pode abrir mão.
Com a cultura organizacional devidamente implementada e atualizada, expectativas alinhadas, linguagem e tom de voz definidos e identidade visual criada, será chegada a hora de contar ao mundo que o restaurante não só existe como está pronto para transformar as refeições de seus clientes em experiências gastronômicas únicas e inesquecíveis.
Como deixar isso bem claro?
- Chame a atenção para os diferenciais.
- Passe mensagens organizadas e claras.
- Nunca minta ou oculte informações, preze pela ética e pela verdade.
- Não tenha vergonha de expor os valores daquilo que o restaurante vende, mas traga detalhes quando achar que eles vão ajudar a justificar o custo-benefício.
- Preze por boas fotografias e vídeos.
- Mostre os bastidores da cozinha e usufrua desses momentos para deixar bem claras as visões, valores e procedimentos do restaurante.
- Transmita informações necessárias através de sites de busca, do seu próprio site, das redes sociais ou mesmo em divulgações offline (para facilitar a vida do consumidor e evitar que ele precise entrar em contato por telefone para tirar alguma dúvida que poderia estar esclarecida de outra forma).
- Enfim, preocupe-se com tornar a marca uma autoridade naquilo que faz e fala.
Em paralelo, planeje algumas ofertas e combos promocionais.
5. Faça promoções
Tá aí uma coisa que não pode faltar se você quiser que o seu restaurante crie conexões com os clientes: distribuir brindes e amostras, criar materiais exclusivos, fazer um cartão fidelidade e oferecer cupons de desconto são maneiras interessantes de chamar a atenção para o estabelecimento e, ao mesmo tempo, transmitir a tal da mensagem, a visão e os valores do lugar.
Enquanto os brindes ficam no campo de visão do consumidor, vira e mexe lembrando-o da existência do restaurante, os cupons de desconto e programas de fidelidade incentivam um maior consumo ou pedidos mais frequentes. Todos podem ser extremamente positivos, desde que bem planejados para não causar nenhum prejuízo financeiro para o negócio.
Para delivery? Taxa de entrega grátis pode ser o segredo! E, ao contrário do que muita gente pensa, essa também é uma estratégia de branding gastronômico.
Como pensar o branding para restaurantes delivery?
Quem só faz delivery também precisa vender uma experiência, criar uma cultura organizacional, alinhar expectativas e levar em consideração todas as outras questões que trouxemos anteriormente neste artigo para aumentar suas vendas.
Mas, como o cliente não frequenta um espaço físico, as estratégias de branding gastronômico levam em consideração, principalmente, os pontos através dos quais esses consumidores se relacionam com o restaurante e, portanto, dão um peso maior para:
- comportamento do motoboy responsável pela entrega;
- tempo de entrega e raio de alcance do delivery;
- valor de frete;
- qualidade e imagem da embalagem;
- qualidade e imagem do alimento, sem dúvida; e
- detalhes na entrega, como brindes ou mensagens de agradecimento.
Nada melhor do que testes e experiências para saber o que vai funcionar por aí, tudo bem? Acompanhe métricas para chegar à conclusão das iniciativas que terão mais ou menos sucesso.
Como medir o sucesso do fortalecimento da marca do restaurante?
As métricas ou indicadores de desempenho são fundamentais no momento de descobrir o que funciona e o que não funciona no branding gastronômico, mesmo que o estabelecimento em questão só atue via delivery.
Isso porque ajudam a entender quais acertos foram feitos e devem permanecer nos planos, o que pode passar apenas por alguns ajustes para finalmente dar certo e o que precisa ser cancelado ou alterado completamente nessa busca pelo sucesso.
Entre os dados usados para avaliação do sucesso das estratégias, destacam-se alguns fatores. Veja!
1. Retorno Sobre Investimento (ROI)
O lucro obtido desde o início da aplicação das estratégias e técnicas menos o valor dos seus investimentos. Ele precisa ser um resultado positivo para confirmar que as coisas estão caminhando conforme o planejado.
2. Análise do alcance da marca e do engajamento do público
Possível de ser realizada através do uso de tecnologias específicas para restaurantes, como sistemas de gestão e reservas, a análise de alcance representa monitoramento da quantidade de seguidores nas redes sociais, visitantes do site ou até do próprio espaço físico em alguns casos.
Ela serve para saber se essa taxa cresceu desde que as estratégias foram implementadas e o acompanhamento do engajamento mostra o quanto essas pessoas estão se envolvendo, online e offline, também desde que o branding passou a ser colocado em prática.
3. Taxas de conversão
Quantos clientes vieram pela primeira vez e já estão aparecendo no estabelecimento uma segunda ou terceira vez? Quantos visitantes do site fizeram a escolha de ir ao restaurante ou fazer um pedido delivery? Quantas pessoas conheceram o perfil da marca na internet e se tornaram seguidores? Tudo isso é métrica de taxa de conversão.
Se você ficou com alguma dúvida sobre os indicadores de desempenho de restaurantes, busque especialistas no assunto para ajudar: esse é um investimento que vale a pena.
Lembre-se: o branding leva um tempo para trazer resultados concretos e aumentar as vendas, afinal, suas ações precisam primeiro ser pensadas, depois traçadas e aplicadas e, finalmente, testadas. Algumas passarão por esse trajeto mais de uma vez até funcionarem e outras acabarão completamente reestruturadas ou até mesmo eliminadas. Faz parte do processo!
Vai começar esse trabalho agora? Reflita sobre a marca, as mensagens, as propostas. Pense em como você vê o restaurante daqui dois, cinco ou 10 anos e faça anotações, converse com colaboradores e clientes, descubra o que os faz ficar e voltar, respectivamente.
Insista! Não desista. Boa sorte no processo.
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