Para conseguir mais e melhores avaliações para o seu restaurante no Google, você deve garantir uma experiência excepcional aos seus clientes e abordá-los por e-mail ou pessoalmente com uma mensagem padrão, de forma a facilitar o processo de "reviews" feitos online, ou por meio de pesquisas de satisfação, além de não demorar para responder a esses feedbacks.
As avaliações no Google são provas sociais de que o seu restaurante oferece a melhor experiência entre os concorrentes e que, ao escolher o seu estabelecimento, o cliente opta pelos melhores produtos e atendimento da região.
Aliás, você sabia que elas podem ser um fator de desempate no momento de escolha de onde comer? Principalmente quando um potencial consumidor não conhece muito bem o lugar onde está ou tem vontade de almoçar ou jantar algo diferente e recorre às opiniões alheias para tomar uma decisão.
De acordo com a Brightlocal, 98% das pessoas utilizam a internet para encontrar mais informações sobre negócios locais, então já deu para perceber como os reviews são importantes para a consolidação da sua marca, não é verdade?
Lembre-se de cultivar boas práticas e incentivar a avaliação voluntária de seus clientes, como também colocar em prática dicas e estratégias para tornar o perfil da sua empresa no Google ainda mais atrativo! Veja mais adiante!
Antes de tudo: certifique-se de que a sua empresa está verificada
Antes de pedir para que seus clientes avaliem seu restaurante no Google, certifique-se de que o perfil da empresa está verificado na plataforma e que o consumidor não deixará comentários em uma página qualquer ou com nome semelhante à sua. Confirme até o endereço registrado.
Se a sua empresa estiver verificada, tudo certo, basta seguir em frente com a leitura do nosso artigo! Caso contrário, vai ser preciso adicionar ou reivindicar o perfil no motor de pesquisa, mas fique tranquilo porque esse processo pode ser feito em cinco passos e leva apenas alguns minutos. A própria plataforma do Google ensina como fazer!
Agora, antes de abordar a clientela do seu restaurante, que tal conferir algumas boas práticas para conseguir avaliações na conta verificada da sua empresa no mecanismo de busca?
Boas práticas para lidar com avaliações do Google
O ideal é que você não conceda descontos ou ofereça algo por comentários positivos em sua página. Essa não é uma prática recomendada pelo Google e pode ter efeito rebote, afetando a reputação e a credibilidade do seu restaurante.
Além disso, de acordo com a mesma pesquisa da Brightlocal citada anteriormente, que explorou a relação entre consumidores, avaliações online e negócios locais, 47% das pessoas acham suspeito quando a avaliação é feita apenas com estrelas ou em poucas palavras, então pense em tudo o que você pode fazer para os consumidores terem muita coisa boa a dizer sobre seu serviço e atendimento.
Só que atenção: 40% dos consumidores afirmaram considerarem falsas avaliações extremamente positivas. Isso acontece porque as pessoas tendem a duvidar quando encontram apenas reviews legais no Google, o que acaba gerando uma sensação de desconfiança em relação à marca.
Lembre-se também que o Google é a plataforma mais usada e a mais confiável para avaliações online, por isso, tenha como prática responder a todos os comentários de seus clientes, independentemente do conteúdo presente em cada feedback.
Fornecer uma resposta mostra que você está lendo e se preocupa com aquilo, além de fazer com que a pessoa que tirou um tempinho para deixar uma avaliação na conta da sua empresa se sinta validada e perceba que suas considerações são levadas a sério.
Vale até mesmo tirar um dia na semana só para responder os clientes no mecanismo de busca, viu? 88% dos consumidores consideram ser mais provável consumir algo de um negócio que tem como hábito responder todos os comentários de sua página de avaliações, sejam eles positivos ou negativos.
Ah, e não esqueça de utilizar as críticas negativas para melhorar o seu restaurante.
Como conseguir mais avaliações para o seu restaurante no Google?
O segredo está em tornar a experiência do seu cliente única, usar um roteiro de mensagens padrão baseado em boas práticas para solicitar um review e facilitar o processo de avaliação - já que quanto menor for o número de etapas de um feedback, maiores são as chances de alguém tirar um tempinho para comentar coisas legais na sua página.
1. Torne a experiência do seu cliente excepcional
Se você oferece uma experiência acima da média aos seus consumidores, a probabilidade do seu restaurante receber avaliações positivas e construtivas aumenta, principalmente se essa for a primeira vez do cliente no seu estabelecimento.
A pessoa ficará tão impressionada que compartilhar um comentário positivo na página do restaurante será inevitável. Mas, de novo, para que isso aconteça de forma natural e sem pressão, a experiência do cliente deverá superar suas expectativas.
E não é só a gente quem diz isso não!
O último levantamento da Brightlocal aponta que 81% dos consumidores acreditam ser mais provável deixarem uma avaliação positiva se sentirem que o negócio foi além para garantir uma experiência excepcional.
Além disso, vale ressaltar que 79% das pessoas estariam mais dispostas a deixar um comentário positivo no Google se o negócio transformou uma primeira experiência negativa em uma experiência positiva logo depois, ou seja, ainda dá tempo de cativar os seus clientes.
2. Tenha uma mensagem padrão pronta
Que tal ter um roteiro padrão pronto em vez de criar um novo texto sempre que sentir a necessidade de atualizar as suas avaliações? O script deve ser objetivo e instrutivo, deixando claro o que o cliente deve fazer para comentar.
Lembre-se de chamar o cliente pelo nome e mostrar que a avaliação não tomará muito de seu tempo. Utilize um modelo como esse:
Olá, [nome da pessoa]! Como foi sua experiência no nosso estabelecimento? Você poderia nos avaliar no Google? Com apenas 2 minutos, você compartilha o que achou do nosso restaurante com outras pessoas! Além disso, o seu feedback é muito importante para que possamos estar ainda mais preparados para a sua próxima experiência conosco. Muito obrigado! Acesse o link para deixar o seu comentário. [Link da página de avaliação] |
Basta um CTRL+C/CTRL+V para otimizar o seu trabalho e aumentar as chances de receber avaliações!
3. Facilite o processo de avaliação
Para facilitar a vida do seu cliente, diminua a quantidade de etapas necessárias na avaliação e simplifique o processo, do contrário, provavelmente o seu pedido de feedback será ignorado ou, no mínimo, será deixado para depois.
Prefira compartilhar com o consumidor o link da página de avaliações e não peça apenas para que ele entre no Google, digite o nome da sua empresa e, somente então, escreva um comentário. Se preferir, deixe claro que basta ele estar logado na conta Google para que seja possível avaliar o seu negócio.
Agora que você tem uma trilha para seguir atrás de seus feedbacks, vai ficar mais simples colocar as estratégias seguintes em prática. Confira!
5 estratégias para conseguir avaliações no Google para restaurante
A seguir, você confere cinco estratégias para fazer os seus clientes avaliarem o seu restaurante no Google com mais facilidade!
1. Faça uso de uma inteligência de mesa
Além de oferecer uma experiência de atendimento diferenciada aos seus clientes, um cardápio digital com inteligência de mesa pode facilitar o processo de avaliações do seu restaurante. Nesse caso, você pode encaminhar o consumidor à página de avaliação assim que ele pedir a conta, por exemplo.
2. Surpreenda os clientes mais antigos
Se você tem pratos de qualidade e um serviço impecável, é mais provável que clientes novos deixem comentários positivos sobre o seu restaurante do que seus clientes regulares, mas, como nem sempre o fluxo de novos consumidores é grande, vai ser preciso surpreender clientes fiéis.
Acontece que um dos fatores mais importantes para os consumidores na hora de escolher um estabelecimento é que as avaliações do negócio sejam recentes.
Em média, 52% das pessoas consideram pertinente que os reviews tenham sido postados dentro das últimas duas a quatro semanas, por isso, não deixe de surpreender seus clientes mais fiéis e, do mesmo modo, lembrá-los da importância de seus feedbacks.
3. Não demore para pedir avaliações
Existe um momento certo para pedir avaliações e ele ocorre logo depois que o cliente finaliza o consumo em um food service, na hora do fechamento da comanda, que é o momento em que ele costuma estar mais satisfeito.
Se você deixar para pedir um ou dois dias depois, pode ser que você acabe perdendo o timing e o cliente nem lembre mais do prato que mais gostou ou dos motivos que fizeram com que ele se sentisse tão bem no seu estabelecimento.
Solicitar avaliações no momento certo tem tudo a ver com receber avaliações ricas em descrições, ou seja, detalhes que valem a pena ser compartilhados com quem busca uma experiência parecida e ajuda a deixar de lado aquele aspecto fake dos reviews que tanto falamos até o momento. Fique ligado(a)!
4. Compartilhe um link para a página de avaliações
Esse processo é simples e pode ser feito em cinco passos. Olha só!
- Digite o nome da sua empresa no Google.
- No canto direito da tela, aparecerá as informações do Google Meu Negócio.
- Clique no botão “Receba mais avaliações”.
- Copie o link que aparecerá na próxima tela.
- Compartilhe com o seu cliente pelo e-mail, redes sociais ou WhatsApp acompanhado de uma mensagem padrão.
Assim, as etapas necessárias para deixar uma avaliação diminuem pela metade, aumentando as chances de adesão!
5. Use métodos efetivos para solicitar avaliações
Estude o seu público-alvo e descubra a forma mais eficiente de abordá-los: se é por e-mail, pelas redes sociais, através da sua inteligência de mesa, recibo de pagamento ou cara a cara. Fazer uma triagem é importante para não perder fôlego argumentativo e ser mais assertivo em suas ações.
E aí, agora tudo pronto para atualizar a página do Google do seu restaurante com novas avaliações? Coloque as nossas dicas em prática e garanta bons reviews! Bom trabalho.
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