Se você entrou para o iFood para que seu restaurante seja facilmente encontrado para pedidos, já percebeu que o aplicativo se trata de um ranking. Alcançar uma boa posição nesse ranking envolve diversos fatores e, por isso, você precisa adotar algumas estratégias se deseja aumentar suas vendas no iFood.
Foi por essa razão que criamos este artigo, para nortear você com algumas dicas preciosas para que você possa ajustar ou começar a aplicar hoje mesmo no perfil do seu restaurante na plataforma.
Vamos juntos aprender a vender mais?
Como vender mais no iFood
Depois de se cadastrar no iFood, saiba que são três detalhes que fazem seu restaurante aparecer mais no ranking de buscas e, consequentemente, vender mais:
- Quantidade e qualidade das avaliações
- Cumprimento dos prazos de entrega
- Número de vendas
Quanto mais avaliações você tiver, especialmente de cinco estrelas, mais vendas terá. Porém, para isso, você precisa atrair pessoas para fazerem pedidos e entregar um serviço de excelência, pois não existe mágica, é preciso trabalho duro para ficar no topo do iFood!
Se uma pergunta que você tem feito é “como melhorar minhas vendas no iFood?”, estamos aqui justamente para ajudar você a conseguir isso. Listamos oito dicas que com certeza vão ajudar a deixar o seu negócio mais perto de alcançar mais clientes no aplicativo, porque são estratégias que ajudam a subir no ranking da plataforma.
1. Produza fotos atraentes
O que precisa para vender no iFood? Fotos. Não tem nada mais desanimador para um cliente que está buscando pedir algo pela plataforma do que dar de cara com um cardápio sem fotos ou com fotos feias que não abrem o apetite. Pode ter certeza: a pessoa vai sair do seu perfil e buscar outro estabelecimento ao se deparar com a falta de boas fotos.
Portanto, não menospreze essa parte do seu perfil e invista em boas imagens, até mesmo contratando um fotógrafo profissional. Às vezes, a pessoa nem estava com tanta fome assim, mas só de ver uma foto food porn ela já fica com água na boca e resolve fazer o pedido na hora!
Pode apostar que quem está no topo do iFood tem fotos de todos os pratos que oferece no cardápio, que dão vontade de fazer o pedido e são fiéis às versões reais.
2. Crie descrições completas
Assim como as fotos, as descrições dos pratos são muito importantes. Você não conversa pessoalmente com o cliente em nenhum momento durante o processo de escolha dele no aplicativo. Então, todo o seu poder vendedor estará nas fotos e nos textos.
De nada adianta uma foto linda e apetitosa se a descrição do cardápio não for capaz de dizer exatamente o que o prato contém. Se coloque no lugar do usuário do iFood: quando você vai comprar, não quer saber todos os ingredientes que o prato que vai pedir leva?
Além do mais, as pessoas precisam não só saber o que vão comer, como possuem intolerâncias alimentares. Assim, uma descrição transparente, escrita sem desvios de gramática e completa faz toda a diferença para que o cliente se sinta seguro para pedir o prato.
Você também pode ir além dos ingredientes e falar mais sobre cada prato, o que ele tem de especial ou o que faz dele um bom prato. Toda a sua argumentação de venda se encontra nas linhas das descrições. Capriche!
3. Realize promoções
Quando o cliente está indeciso, encontrar um combo promocional, uma oferta da semana ou um prato do dia podem fazer com que ele se decida por comprar. Use a área de destaque que fica no início do seu perfil para inserir promoções diárias, semanais ou mensais. Torne seu perfil atraente logo de cara.
Essa é uma ótima maneira de atrair novos clientes para pedir do seu restaurante e fazer quem já pediu, pedir de novo, já que as pessoas costumam se sentir incentivadas por um valor atrativo ou sugestão criativa de uma promoção.
4. Dê atenção às embalagens
Jamais permita que o seu prato chegue de qualquer jeito para o cliente. Muitas das avaliações cinco estrelas surgem de uma embalagem para delivery bem apresentada e que permite que o alimento chegue ainda quentinho para o consumidor, sem estar revirado ou amassado.
Aqui, é importante também confiar no entregador, orientando-o para que o pedido seja acondicionado da melhor forma possível no bagageiro e entregue com cuidado.
5. Seja ágil nas entregas
Falando em entregador, é importante que você seja ágil na produção dos pratos e que o entregador consiga fazer a coleta e a entrega com agilidade também. Não estamos falando de pressa, mas de conseguir produzir e entregar os pratos dentro de um tempo confortável para o cliente, talvez até chegando antes do esperado, surpreendendo-o.
A agilidade na entrega é um dos fatores mais importantes quando falamos de delivery e esse é um dos motivos que mais levam a elogios cinco estrelas na plataforma, o que vai ajudar você a subir no ranking. Entretanto, seja ágil sem perder a qualidade!
Você pode contar com entregadores da plataforma ou contratar um motoboy para as entregas.
6. Disponibilize entrega grátis e cupons de desconto
Procure estudar a plataforma do iFood. Ela permite que você ofereça entrega grátis e cupons de desconto, que são fatores que atraem consumidores para o seu restaurante também. Tem um filtro de pesquisa muito usado pelos usuários que consiste justamente em mostrar apenas os restaurantes com entrega grátis.
Se você está começando a subir no ranking e busca fidelizar clientes, oferecer entrega grátis é uma ótima estratégia.
Também verifique quais cupons de desconto da plataforma podem fechar com a sua estratégia e ofereça de vez em quando. Tudo isso ajuda você a se destacar no iFood e a chegar a mais pessoas.
7. Divulgue que seu restaurante está no iFood
Também é bem relevante divulgar que seu restaurante está no iFood. Conte nas suas redes sociais, em folhetos ou mesmo em cartazes do seu restaurante que seus clientes podem fazer pedidos pelo iFood. Insira QR Codes em locais que considerar pertinentes, facilitando o pedido, como em ímãs de geladeira entregues como brinde, por exemplo.
Quem se interessar vai procurar diretamente pelo seu restaurante, aumentando suas vendas na plataforma, que é um requisito para subir no ranking e aparecer mais.
8. Interaja com seus clientes
Fique de olho no campo de mensagens do iFood. Sempre que precisar avisar o cliente de alguma questão, como um ingrediente faltante, ou precisar perguntar sobre algo que ele não apontou corretamente na hora do pedido, chame o cliente com gentileza pelas mensagens para conversar.
Também esteja sempre atento, pois, caso o cliente tenha dúvidas, é esse canal das mensagens que ele vai usar para falar com você. Procure não demorar para atendê-lo.
Além disso, você pode responder as avaliações feitas. Responda todas, mas especialmente dê atenção a avaliações negativas, para que o cliente se sinta ouvido e para que outros possíveis clientes, ao lerem a resposta atenciosa que você deu ao consumidor que teve um problema, percebam que você se preocupa.
Aplicando essas dicas, temos certeza de que aumentar suas vendas no iFood é possível. Crie um plano para ajustar tudo que for preciso no seu perfil da plataforma e busque melhorar o seu serviço e atendimento de delivery como um todo, para que sua divulgação reflita as suas entregas. Boas vendas!
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