7 formas de aumentar o consumo no restaurante

Aumentar o consumo no seu restaurante é possível por meio de ações e ferramentas pensadas de maneira estratégica. Confira as dicas que mais costumam funcionar!

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Como aumentar o consumo no seu restaurante

Aumentar o consumo no restaurante com certeza é a meta de qualquer empreendedor que atua no ramo gastronômico. Para isso, é necessário aproveitar as oportunidades:

  • Estimular o ciclo de compras
  • Criar diferenciais para o negócio
  • Investir em delivery
  • Oferecer promoções
  • Tornar o cardápio atraente
  • Aprimorar o autoatendimento
  • Ouvir o feedback dos clientes

Viu só? Várias são as ações que você pode implementar a fim de alcançar mais consumo no dia a dia do seu negócio. Neste artigo, vamos falar mais sobre cada uma delas para inspirar você. Aproveite para usar alguma, senão todas as estratégias, para melhorar as suas vendas.

Importância de aumentar o consumo dos clientes

Se você é dono de restaurante, deve estar constantemente atento a aumentar o consumo dos seus clientes, pois o consumidor está cada vez mais exigente.

Pode ser que você venha acertando, mas precisa sempre testar e buscar inovar na forma de atendimento, nos pratos e na experiência gastronômica que oferece para manter os seus clientes recorrentes e conquistar novos.

Desse modo, a importância de buscar maior consumo está em garantir a sustentabilidade do seu negócio, procurando não usar sempre as mesmas táticas. Por mais que essa área seja uma das mais rentáveis que existem, já que alimentação é fundamental, ter boas estratégias e atualizá-las sempre que for preciso é decisivo para sobreviver em meio à concorrência. E essa, acredite, nunca dorme!

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Como aumentar o consumo por cliente

Talvez você esteja se perguntando qual o ticket médio ideal em um restaurante. Para encontrar esse valor, você precisa conhecer o resultado do faturamento médio dos seus pratos.

Para calcular esse indicador, basta dividir o seu faturamento pelo número de vendas. Se você fatura R$ 4 mil vendendo 25 pratos, o seu ticket médio diário é de R$ 160. Assim, não há como definir um valor ideal, mas fazer uso dessa métrica é importante.

Importa porque ajuda o dono de restaurante a entender a sua realidade de faturamento. Às vezes, pode existir uma falsa percepção baseada apenas no movimento do salão ou no resultado do fechamento do caixa. O ticket médio dá uma noção real para que o gestor saiba quais ações pode realizar com segurança financeira.

A seguir, listamos algumas dicas do que você pode fazer para aumentar o lucro do restaurante.

1.  Estimule o ciclo de compras

Algo que muitas vezes fica de lado na estratégia de venda dos restaurantes é não pensar em formas de alimentar o ciclo de compras. O que você tem feito para fidelizar clientes? Porque, além de atrair novos clientes, você precisa fazer com que os clientes que já frequentam o seu negócio voltem a consumir seus produtos.

E conquistar novos clientes é muito mais trabalhoso do que vender mais para quem já conhece a sua marca, por isso, mantenha sua clientela fiel sempre ao seu lado.

Para ajudar nisso, crie programas de fidelidade, cupons de descontos e promova anúncios focados no seu público-alvo nas redes sociais do seu restaurante, buscando se manter próximo de quem já conhece você, gerando relacionamento e fazendo com que a recompra aconteça.

2.  Crie diferenciais para o seu negócio

Preço baixo é um diferencial, mas não pode ser o único. O seu restaurante precisa ter algum diferencial que mais ninguém tem, ou até mesmo mais de um diferencial. Para isso, estude a concorrência para entender o que você pode fazer diferente, mas também tenha pleno conhecimento da sua essência.

Ao saber que tipo de restaurante você quer ter, qual o estilo do ambiente, qual linguagem quer usar e como quer que as pessoas se sintam, você pode trabalhar para que os clientes compreendam essa essência, que vai desde o sabor dos pratos oferecidos até a decoração do restaurante e o atendimento.

Além disso, alguns detalhes bem simples podem ser considerados diferenciais aos olhos do consumidor, como atender aos domingos ou ter um horário estendido à noite. Observe o entorno e saiba o que o consumidor aprecia para oferecer diferenciais no seu restaurante e atrair clientes.

3.  Invista em delivery

A pandemia levou praticamente todos os negócios gastronômicos que não adotavam delivery antes a começarem a usar essa forma de venda. Se você ainda não oferece esse formato, está mais do que na hora de começar a investir nele e, se não dá muita prioridade para suas entregas, também pode ser importante dar mais atenção a isso.

O motivo é bem simples: o delivery contribui de forma significativa para o aumento nas vendas de qualquer restaurante. Os consumidores muitas vezes chegam cansados em casa, mas isso não quer dizer que não desejam saborear uma comida de qualidade. Eles só não querem ir até o local ou estão sem tempo para isso.

Assim, o delivery ocupa um espaço importante, fazendo com que quem não estava pensando em comprar seus produtos realize a compra da mesma forma.

Portanto, também pense em como entregar os seus pratos de maneira apresentável, com a comida chegando ainda quentinha e em embalagens personalizadas, pois, já que o cliente não vem até você, o que chega até ele precisa ser tão incrível quanto o que você serve no salão para que ele volte a pedir.

Converse com os entregadores sobre os cuidados com as entregas ou contrate motoboys de confiança. Lembre-se que o delivery é uma extensão do seu salão e faz parte da sua marca tanto quanto o local físico, logo, a qualidade também importa muito.

4.  Ofereça promoções

Uma forma de aumentar o consumo que sempre funciona muito bem no comércio e em restaurantes é oferecer promoções.

Algumas ideias de ofertas são:

  • o prato do dia com um valor atrativo;
  • “compre dois pratos e ganhe o terceiro”;
  • “compre um almoço e ganhe a sobremesa”;
  • combos;
  • descontos para grupos especiais como estudantes, crianças e idosos; e
  • valores especiais para aniversariantes.

Seja para comer no restaurante ou para pedir, todo mundo ama uma promoção, então, essa tática precisa aparecer nas suas estratégias de venda. Analise seus custos e reajuste os preços para não ter prejuízos, mas não deixe de oferecer valores ou combinações de produtos atrativos aos olhos do seu consumidor.

Teste vários tipos de ofertas para entender aquilo que funciona mais para o seu público-alvo. Apenas cuide para não baixar tanto o preço a ponto de as pessoas duvidarem da qualidade do seu prato, entendendo que ele pode ser de má qualidade. Venda barato o suficiente para aumentar o consumo, mas sem causar suspeitas.

Não esqueça de explorar as datas comemorativas, como Dia das Mães, dos Pais, dos Namorados, das Crianças, Natal, Dia do Cliente e Black Friday. Crie um calendário no início do ano e já preveja quais compras fará para o seu estoque, a fim de entender o que pode deixar com preço mais atrativo para essas datas.

Invista na divulgação dessas promoções, tanto com materiais no seu estabelecimento quanto nas redes sociais do seu restaurante para que as pessoas tenham conhecimento das ofertas e queiram consumir.

5.  Torne o cardápio atraente

Você já parou para pensar que um cardápio atraente faz com que as pessoas consumam mais? Como estão as fotos do seu cardápio e as descrições dos pratos? Imagem e texto são muito importantes para abrir o apetite e informar o consumidor de forma completa.

Em vez de apenas descrever os ingredientes, você pode falar sobre o preparo, de onde esses ingredientes vêm e dos cuidados que você tem com esse prato. Tudo isso aumenta a curiosidade do cliente e aguça o paladar, fazendo com que ele peça o prato em questão.

Investir em tecnologia aqui também é uma ótima ideia. Já pensou em utilizar um cardápio digital? Ao eliminar o papel, você não vai mais gastar com reimpressões e poderá atualizar seus preços e ofertas com praticidade, entregando novidades constantes aos clientes. Mantenha seus carros-chefes, mas não tenha medo de explorar novas opções.

Ao inserir modernidade ao negócio, você também estará facilitando o pedido do cliente, que não precisa esperar por um garçom e tem o pedido enviado direto para a cozinha e pode até mesmo fazer o pagamento pelo próprio cardápio digital.

Além disso, observe os pratos que mais e menos saem e repense, de tempos em tempos com o seu chef, quais pratos manter e quais tirar de circulação, bem como quando pode ser a hora de criar novos pratos.

6.  Ofereça opções de autoatendimento

Falando em clientes fazerem o pedido que vai diretamente para a cozinha, o autoatendimento não só é uma ótima forma de melhorar o consumo no seu restaurante, como também se tornou uma tendência. Vivemos na era digital e as pessoas não gostam de esperar e nem de burocracias para fazer os pedidos.

Além do mais, ao usar uma tecnologia que permite o autoatendimento, como o cardápio digital, um totem de autoatendimento ou cardápio por QR Code, você aumenta a eficiência operacional e assim pode reduzir custos, contribuindo para um crescimento saudável do negócio.

7.  Ouça o feedback dos clientes

Você anota o que os seus clientes sugerem e as reclamações? Com certeza ninguém gosta de ouvir críticas negativas, mas qualquer opinião dos seus clientes é importante. São as opiniões deles que falam mais sobre o que desejam e ajudam você a aprimorar seus produtos e serviços.

Pode ser que você e a sua equipe tenham uma percepção que é diferente daquela dos clientes, mas saiba que, aconteça o que acontecer, para aumentar o consumo, quem manda é sempre o consumidor!

Inclusive, deixe um espaço, seja uma urna física ou em seu site, para que os clientes possam deixar sua opinião.

Mostre que você se importa com o que as pessoas têm a dizer e procure se desculpar e ajustar problemas o mais rápido que puder, pois isso também tem muito valor para os clientes.

Agora que você já tem várias dicas de como aumentar o consumo no restaurante, recomendamos que continue estudando bastante, observando o entorno e traçando estratégias para se adaptar às mudanças, que nunca param de acontecer. Mantenha-se em movimento e colha sempre bons frutos!

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