Antes de mais nada, para montar um cardápio vegetariano e/ou vegano, você precisa se informar sobre esse tipo de alimentação. Não basta substituir um hambúrguer de carne por um hambúrguer de soja e achar que já fez o suficiente visto que essas tendências alimentares envolvem muito mais que isso.
Também é preciso entender o quão importante e o quanto essa adaptação de cardápio faz diferença para o seu restaurante. Em uma pesquisa do Ibope feita em 2012, a estimativa era que 8% da população se declarava vegetariana. Já em 2018, uma nova pesquisa realizada com 102 municípios no Brasil, o Ibope calculou que 14% da população brasileira se declarou vegetariana e o esperado é que esse número continue a crescer com o passar dos anos.
Dito isto, não basta apenas você ter todas as informações necessárias. Garanta que o seu cozinheiro também esteja por dentro dessas tendências e que este saiba quais ingredientes utilizar e como utilizá-los!
É fácil deduzir que fazer a adaptação do seu cardápio irá atrair um bom público para o seu estabelecimento, certo? Primeiro, saiba que existe uma diferença entre ambas tendências, o próprio vegetarianismo tem suas subdivisões:
- Ovolactovegetarianos não consomem carne, mas consomem ovos e lacticínios
- Lactovegetarianos consomem lacticínios e derivados, mas deixam de comer carne e ovos
- Vegetarianos abrem mão de comer carne, ovos e lacticínios
Já os veganos são aqueles que não consomem nada de origem animal. O que vai ainda além da alimentação: cosméticos que são testados em animais também são vetados pela comunidade vegana, assim como alguns produtos de limpeza e até mesmo roupas e calçados.
Ingredientes Naturais
Uma coisa que você pode apostar sem medo para agradar ao público vegetariano e vegano, são ingredientes naturais:
- Frutas
- Verduras
- Leguminosas
- Hortaliças
- Sementes
- Cereais
Uma salada de frutas com aveia e sementes faz um ótimo café da manhã ou lanche da tarde, leguminosas são uma ótima forma de incrementar saladas no almoço e a aveia complementa bem as receitas de “carne” veganas.
Soja
Falando em carne veganas, a opção mais comum a se utilizar na substituição é soja. Não apenas para opções de carne (como hambúrguer, salsicha, etc.), mas também para vários outros tipos de alimento, como o leite, iogurte, manteiga e até mesmo amendoim.
Lacticínios
A soja não é a única opção quando falamos de laticínio. Existem opções de leites, queijos, iogurtes, entre outros produtos lácteos feitos de:
- Amêndoas
- Castanhas
- Côco
- Arroz
- Aveia
- Semente de girassol
- Batata
- Mandioca
- Óleo de palma
O seu cozinheiro pode testar várias receitas diferentes e ver qual que tem uma melhor aceitação com os clientes. Considere fazer um dia de degustação vegetariana e vegana, não apenas é uma boa maneira de atrair clientes como também será uma boa base para conhecer o gosto deste público.
Ovos
Os ovos em uma receita têm a função de dar elasticidade e textura na massa e, por isso, as melhores opções para substituí-los são: uma mistura de água e farinha de linhaça ou uma mistura de água e semente de chia. A semente de chia é conhecida por trazer os melhores e mais surpreendentes resultados!
Simplicidade
Às vezes acontece de você ficar quebrando a cabeça pensando em um cardápio elaborado para atender o público vegetariano e vegano quando uma coisa tão simples quanto utilizar macarrão sem ovos ao invés do mais comumente usado já resolve o seu problema.
A única maneira de achar soluções criativas e práticas é estudando sobre o assunto e, a partir das ideias propostas aqui, você já consegue várias opções para tornar o seu cardápio mais atrativo e conquistar esse público de maneira que eles permaneçam clientes fiéis!
Deixe seu comentário