4 dicas para fazer rodízio de pastel + cuidados necessários

Descubra como fazer um rodízio de pastel saboroso em todos os sentidos, conferindo as dicas e orientações imperdíveis deste artigo!

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Imagem de uma porção de pastéis.

Uma massa crocante, recheada e quentinha é a receita certa para o seu rodízio de pastel ser um sucesso entre os consumidores, mas você precisa pensar também na gestão do seu restaurante e na precificação do menu se quiser acertar em cheio.

E, se o pastel é um alimento tão versátil, por que não colocar à disposição dos seus clientes várias opções de sabores tanto salgados quanto doces? Só faça questão de sempre se preocupar, acima de tudo, com os interesses e as vontades do próprio público-alvo!

Precisa de ajuda para começar fazendo bonito? Leia este artigo até o final.

Por que trabalhar com rodízio de pastel?

Um rodízio de pastel é uma ótima forma de obter lucro com um produto que tem um custo de produção baixo e altas chances de agradar diferentes tipos de consumidores, então, trabalhar com ele representa oportunidades de negócios, principalmente se você for capaz de, ao mesmo tempo, implementar estratégias adequadas e apostar em inovação.

E como fazer rodízio de pastel? Começando com 4 passos!

O processo de fazer um rodízio de pastel passa por definir sabores, tamanhos, preços e criar um menu, chegando até o controle do estoque e a escolha ou manutenção dos equipamentos. Sem falar do cuidado com treinamentos!

A seguir, veja cada etapa explicada em detalhes.

1. Determine sabores e tamanhos, criando seu menu

Faça uma lista das opções de pastéis que você pretende servir e, enquanto cataloga as alternativas, aproveite para ir pensando sobre os nomes que vai dar a cada uma e sobre as descrições com informações dos ingredientes e do modo de preparo.

Em seguida, busque maneiras de criar um menu adequado ao funcionamento do seu negócio e capaz de otimizar as suas operações, aumentando o seu lucro, a exemplo do cardápio digital em tablet ou do cardápio digital em QR Code.

Então, decida se o estabelecimento terá somente um tamanho do produto ou vários: esse é um detalhe importante, pois, quando se trata de rodízio, o tamanho tradicional não é o mais recomendado. A ideia é que o cliente consuma mais do que um único pastel e versões “mini” podem ajudar – inclusive no quesito margem de lucro.

2. Defina o preço e como ele será cobrado

Levando em conta a quantidade de insumos que você vai usar nas suas produções, os dias e horários de abertura, os valores cobrados dos seus fornecedores e toda a estrutura de custos do restaurante, defina quanto cada pessoa vai pagar pelo rodízio e se o preço vai variar, por exemplo, durante a semana em comparação com os finais de semana ou no almoço em comparação com o jantar.

Aproveite a oportunidade para fazer pesquisas de mercado se não quiser cobrar nem muito a mais e nem muito a menos do que a concorrência (uma iniciativa extremamente recomendada, inclusive!), e não deixe de levar em consideração a localização do estabelecimento e o tipo de público que vai consumir.

3. Preocupe-se com a gestão de estoque e equipamentos

Já sabendo de todo o resto, faça uma lista dos principais ingredientes que o restaurante deverá ter armazenados antes mesmo de começarem as produções dos pastéis e de sair na busca por equipamentos adequados para esse tipo de trabalho se você ainda não tiver.

Outro artigo publicado aqui no blog da Abrahão dá dicas específicas para quem está abrindo uma pastelaria. Salve para ler depois!


Uma vez feitas as compras, caberá a você monitorar o seu estoque e cuidar também da gestão das próximas compras – quem sabe contando com cardápios inteligentes capazes de ajudar na obtenção de relatórios e dados bem mais precisos para reduzir o desperdício, hein?

4. Capacite sua equipe

O treinamento de pessoal também faz parte dos cuidados necessários para se ter tanto ao trabalhar com rodízio de pastel quanto ao se preparar para entrar nesse ramo e, somado ao restante das dicas desta lista, será responsável por tornar a experiência dos consumidores muito mais única e especial.

Só uma equipe devidamente treinada conseguirá atender todo mundo jeitinho que você espera e, ainda, usufruir dos recursos que você disponibiliza para tornar suas funções mais estratégicas, levando mais lucratividade ao negócio. Já pensou nisso?

Agora, prepare-se para mais um empurrãozinho que você talvez nem soubesse que precisava!

Quais sabores usar no rodízio de pastel?

Chega de quebrar a cabeça buscando essa resposta: aposte nos sabores tradicionais, como carne, calabresa, queijo, frango e pizza. Eles não podem faltar no cardápio! No entanto, procure oferecer algumas variações deles também, principalmente para agradar quem tem alguma restrição na alimentação.

Outras opções, mais sofisticadas, caem bem também, a exemplo do pastel de camarão, do de cogumelos e do de palmito.

Para os doces, nada melhor do que morango ou banana com chocolate, doce de leite no capricho, brigadeiro e goiabada com queijo.

Alternativas sazonais e comemorativas podem ser bem-vindas na hora de fazer a divulgação do rodízio nas redes sociais e convencer a freguesia a tirar fotografias, postar e marcar o @ do estabelecimento. Faz sentido para o público-alvo e para o seu bolso vender um pastel de bacalhau na Páscoa? Se sim, não pense duas vezes!

Como calcular o preço de venda do pastel?

Não existe uma fórmula padrão para definir o preço de pastéis, principalmente num rodízio, mas existem pontos a se levar em consideração para chegar num valor justo por pessoa.

Pondere:

  • se haverão acompanhamentos e se eles serão servidos à vontade ou em porções únicas;
  • qual o tamanho dos pastéis;
  • qual a quantidade dos ingredientes e quanto cada fornecedor vai cobrar por eles;
  • suas despesas com luz, água e gás;
  • impostos, salários, aluguel, internet e telefone e outros custos fixos;
  • despesas com capacitação e atualização da equipe; e
  • o lucro desejado.

Pode até fazer promoção de inauguração, mas deixe sinalizado o preço normal para quem voltar não se frustrar!

Começaram as vendas? Faça um Story no Instagram e publique, marcando o @AbrahãoApp. A gente mal pode esperar para degustar as delícias servidas no seu restaurante, mesmo que seja de longe!

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