Você só vai aumentar as vendas do seu restaurante se entender o que o seu cliente mais consome e quando, ou seja, se fizer uma análise detalhada das preferências de consumo dos itens do cardápio.
E não tem erro: se quiser evitar complicações, o melhor para agir vai ser contar com tecnologias específicas.
Um cardápio digital cujo painel de gestão traz relatórios de vendas completos e fáceis de interpretar, por exemplo, lhe dará o caminho certo para decisões muito mais estratégicas e lucrativas.
Este artigo pode ser seu suporte na jornada!
Análise de preferências de consumo: a chave para vender mais
São várias as melhores estratégias para vender mais em restaurantes, desde o controle de estoque eficiente até a presença ativa nas redes sociais, mas nunca esqueça da análise das preferências de consumo dos consumidores.
- Faça essa análise a partir de dados do seu cardápio, estudando-os para entender o que realmente agrada o público-alvo e quais diferenciais colocam a marca à frente da concorrência
- Preferencialmente, conte com a ajuda de inovações para bares e restaurantes ao apurar as informações, assim, você economiza tempo e dinheiro
Depois da investigação cautelosa das informações, ficará mais fácil posicionar os pratos lucrativos em áreas específicas do menu, criar combos irresistíveis, definir horários específicos para promoções pontuais e até fazer uma limpa em alguns itens, se necessário.
O resultado? Uma experiência totalmente personalizada entregue ao freguês e um fluxo de caixa nas alturas!
Quais as melhores tecnologias para análise de consumo em restaurantes?
Os cardápios digitais se tornaram ferramentas indispensáveis para donos de negócios do foodservice entenderem as preferências e os hábitos de seus clientes.
É isso, mesmo! Além de serem queridinhos de muita gente desde o pedido até o fechamento da conta, eles também ajudam na gestão dos estabelecimentos!
De acordo com a ferramenta “Exploding Topics” (2024), 68% dos consumidores ao redor do mundo já preferem cardápios digitais aos tradicionais.
Segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), mais de 80% dos estabelecimentos no Brasil já usam algum tipo de software para controle de vendas.
E os melhores modelos do mercado viraram uma mão na roda para os gestores porque têm painéis exclusivos e amigáveis, que podem ser acessados à distância e trazem relatórios completos, com gráficos que ajudam na interpretação dos dados.
- Cardápio digital no tablet
- Cardápio em QR Code
- Totem de autoatendimento
- Cardápio digital para delivery
Adiante, veja como é simples utilizá-los!
Como analisar preferências de consumo no cardápio digital?
Após implementar um cardápio digital adequado à sua operação e integrado ao ERP e/ou PDV do seu restaurante, acesse o painel de gestão que fica disponível para você e busque pela seção de relatórios ou dados.
Escolha um período para analisar e estude os seguintes pontos, pelo menos:
- Pratos mais pedidos
- Combinações queridinhas
- Valor do ticket médio mesa ou pessoa
- Horários de maior movimento
- Taxa de retorno dos clientes
Então, considere fazer mudanças na operação, no atendimento e no ambiente para aumentar os níveis de fidelização do público-alvo e, paralelamente, busque personalizar o cardápio em busca de lucratividade.
Como personalizar cardápio digital para aumentar as vendas?
Com os dados do seu painel de gestão em mãos, você tem munição para reorganizar as categorias do menu digital, além de aproveitar várias funcionalidades exclusivas da tecnologia.
- Destaques que permitem mostrar promoções, novidades e sugestões do(a) chef
- Sinalizadores visuais que podem ser usados em produtos veganos e vegetarianos
- Combos promocionais que ficam perfeitos na capa do cardápio inteligente
- Descrições completas e apetitosas dos itens
- Até três fotos por produto, incluindo opcionais
Fora isso, permita que o cliente adicione ou remova ingredientes do pedido em apenas alguns cliques, impactando direta e positivamente em sua fidelização.
Para aumentar as vendas com o seu cardápio, pare de enxergá-lo apenas como um catálogo do restaurante e comece a usá-lo como ferramenta estratégica. Conquiste de vez o coração do freguês – olha a rima bonitinha aí!
Deixe seu comentário