O cardápio digital costuma ser um investimento sustentável – tanto no sentido de ser amigável ao meio ambiente quanto pelo fato de que a implementação dessa tecnologia é suficiente para pagar pelo bom negócio – e que agrada tanto aos consumidores, que ganham mais autonomia na hora de fazer seus pedidos, quanto para os gestores, que veem seu ticket médio aumentar em até 40% ainda nos primeiros meses de funcionamento da tecnologia.
Se quiser acertar em cheio na implementação de um cardápio digital, você também precisará pesquisar as alternativas disponíveis no mercado para saber qual mais condiz com as necessidades e objetivos do seu food service, além de analisar seus recursos.
Lembre-se, ainda, de contar com especialistas na implementação dessa inovação. Assim, em vez de as mudanças atrapalharem o seu fluxo de clientes e vendas, elas ajudarão, inclusive, no aumento do ticket médio.
No artigo abaixo, você conhece mais detalhes dessa tecnologia e de cada etapa, desde a sua adesão até o momento de colher os frutos da transformação digital do seu restaurante. Continue a leitura!
O que é o cardápio digital?
O cardápio digital é o bom e velho cardápio de um restaurante, passado do papel para um tablet ou celular. Ele se popularizou durante a pandemia e acabou virando um grande aliado de restaurantes e clientes, principalmente por causa da sustentabilidade e das melhores práticas de higiene que proporciona.
Um dos cardápios digitais mais utilizados são aqueles que ficam fixos nas mesas e balcões dos estabelecimentos, apresentados aos consumidores através de um tablet. Outro modelo também bastante comum é o cardápio digital em QR Code, para celulares.
Através deles, clientes podem fazer seus pedidos sem precisarem chamar o garçom. Também conseguem visualizar melhor as imagens e descrições de cada item, já que a tela permite que as fotos sejam mais nítidas e as fontes tenham tamanhos maiores.
Todos esses fatores contribuem para que o cliente faça seu pedido sozinho de forma rápida e intuitiva.
Como funciona cada tipo de cardápio digital?
O cardápio digital permite que os consumidores selecionem alimentos e bebidas em um food service sem precisar acionar o garçom. Através dele, é possível verificar todas as opções disponíveis, selecionar as alternativas escolhidas e até mesmo deixar observações.
Uma vez realizado o pedido, o próprio sistema do cardápio digital o envia para a cozinha e basta esperar e consumir. Em alguns casos, gestores optam por programar a ferramenta também para receber o pagamento da conta sem precisar da ajuda de nenhum atendente.
O cardápio digital em tablet e o cardápio digital em QR Code para celular têm funcionamentos bem semelhantes e a maioria dos recursos em comum. Cabe ao responsável pelo restaurante decidir qual vai utilizar.
Vamos juntos conferir as semelhanças e diferenças entre cada um dos modelos?
Cardápio digital em tablet
O cardápio digital em tablet é aquele menu virtual desenvolvido especificamente para ser apresentado aos consumidores através da tela de tablets, instalados nas mesas ou nos balcões do próprio estabelecimento.
Ele permite que os consumidores tenham acesso a vídeos e fotos de cada prato e bebida, às descrições detalhadas de todos eles e até mesmo a promoções ou combos específicos do dia ou da semana.
Também possibilita que os pedidos sejam customizados antes de serem enviados, através do sistema, diretamente para a cozinha.
Entre as vantagens do cardápio digital em tablet para consumidores, destacam-se a interatividade e a autonomia. Já para os gestores, é importante mencionar a praticidade para adicionar ou remover informações e itens em tempo real, sem precisar gastar tempo e dinheiro com atualizações como acontece nos menus de papel.
O cardápio digital em tablet, assim como o feito para celular sobre o qual falaremos a seguir, reduz gastos com impressões e contratação de colaboradores "extras" para dias mais movimentados, além de permitir que a equipe seja direcionada para outras atividades.
Cardápio digital em QR Code
O cardápio digital em QR Code tem recursos muito semelhantes ao menu desenvolvido especificamente para tablets, mas é feito para que clientes possam acessá-lo pelo celular.
Gestores de restaurantes que optam por esse formato recorrem a uma empresa especializada para desenvolvê-lo e depois passam a ter acesso ao seu conteúdo e fazem modificações e atualizações, também em tempo real, sempre que quiserem.
Com o conteúdo já desenvolvido em mãos, cabe aos gestores imprimir o QR Code que o "armazena" e distribuí-lo por lugares do restaurante que sejam de fácil acesso aos clientes, como mesas e balcões.
O QR Code nada mais é do que um código de barras mais moderno, pronto para ser "escaneado" pelos clientes através da câmera dos próprios telefones celulares. Ao ser lido, ele apresenta um link ao cliente e leva às opções de alimentos e bebidas em apenas um clique.
Se estiver com o celular em mãos, clique aqui para fazer um teste e descobrir exatamente como ele funciona!
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E aí, o que achou?
Outras opções de cardápios digitais são os totens de autoatendimento e o já famoso "board menu".
Totem de autoatendimento
Os totens de autoatendimento também são cardápios digitais, mas não têm acesso pelo celular ou nas mesas de um estabelecimento. Eles geralmente ficam instalados em um ponto central do food service e requerem a formação de filas para serem utilizados.
Ele é bem comum em restaurantes fast food e você já deve ter visto um em alguma das franquias mais famosas mundo afora.
Board menu
O board menu é aquela lousa luminosa que a gente vê com frequência em praças de fast food, mas que somente apresentam as opções aos clientes e não permitem pedidos feitos sem necessidade de atendimento.
Apesar de prática, a falta de interatividade acaba tornando essa opção menos vantajosa do que as outras que apresentamos anteriormente.
Se você estiver em dúvida entre as várias alternativas, a dica é escolher o cardápio em tablet ou em QR Code. Entre outras razões, porque ambos têm muito menos chances de ficarem obsoletos com o decorrer dos anos e estão sempre recebendo atualizações.
Falando nisso, essas são apenas duas das muitas vantagens que esses tipos de menu oferecem.
5 vantagens do cardápio digital
Menos erros nos pedidos, melhor experiência para o consumidor, eliminação de gastos com impressões e maior sustentabilidade, aumento da frequência de consumidores interessados em turismo gastronômico e aumento do ticket médio são benefícios do cardápio digital.
Escolhemos essas cinco vantagens para destacar para você, apesar de existirem diversos outros fatores positivos para a implementação dessa ferramenta, seja em tablet ou QR Code.
1. Redução de erros nos pedidos
Os erros nos pedidos são reduzidos com o uso de cardápio digital porque o cliente pode fazer a sua escolha diretamente através da solução, sem precisar repassá-la a um atendente. Os alimentos e as bebidas selecionados são enviados direto para a cozinha.
A utilização de vídeos e fotos no menu digital também contribui para uma decisão mais certeira por parte do consumidor e, por consequência, com o seu maior grau de satisfação ao consumir. E, claro, quanto mais satisfeito o cliente se sentir, maior a chance de voltar ao estabelecimento.
2. Melhor experiência para o consumidor
A ferramenta de cardápio digital contribui para que a sua clientela tenha uma boa experiência no seu restaurante: ela tem design e layout desenvolvidos para envolver o consumidor, de verdade, em todo o processo de escolha dos itens que serão pedidos.
Assim, colabora para que o tempo dele sentado à mesa do food service seja ainda mais proveitoso. Além disso, dá mais conforto e liberdade para o momento de escolher o que vai consumir.
3. Eliminação de gastos com impressões e maior sustentabilidade
O cardápio digital em tablet ou QR Code também é muito mais vantajoso para o estabelecimento, principalmente quando falamos sobre redução de gastos!
Cardápios físicos desatualizados ou que precisam ser "rabiscados" para receberem novas informações ficam no passado com a adoção da versão online, que permite atualizações em tempo real e de onde quer que o gestor esteja.
Outra vantagem é que essa tecnologia permite eliminar das opções disponíveis todos os pratos e bebidas que não puderem ser pedidos pelos consumidores em determinado dia, evitando situações chatas nas quais o cliente deseja um item impossível de ser servido.
4. Favorece o turismo gastronômico
O turismo gastronômico é um prato cheio para quem procura expandir seu restaurante! Essa modalidade, como o próprio nome já diz, inclui experiências gastronômicas do local que está sendo visitado no roteiro de uma viagem.
Imagina visitar o Brasil e não provar nossa famosa feijoada com uma caipirinha? Se o seu cardápio for fácil de ler, conhecer e permitir um pedido rápido, sem necessidade de recorrer ao garçom, pode ter certeza que o turista não vai querer ir em outro lugar!
O menu digital também possibilita que as informações dos pratos sejam disponibilizadas em outros idiomas, o que facilita na hora de atrair visitantes estrangeiros para o food service.
5. Aumento do ticket médio
Bons cardápios digitais aumentam o ticket médio dos restaurantes que os utilizam em pelo menos 20%. Isso acontece justamente porque são vendidos mais produtos em um menor espaço de tempo através do atendimento por tablet ou celular.
E, veja só! Existem ferramentas que usam a Inteligência Artificial (IA) para cruzar as preferências dos consumidores com o ticket médio desejado pelos gestores, oferecendo combinações de alimentos e bebidas atraentes para um lado e lucrativas para o outro.
É o caso do cardápio digital Abrahão, que engloba todos os benefícios que você viu até agora e um pouco mais!
Conheça o cardápio digital que faz mais negócio por mesa!
Se você está pensando em fazer uma transformação digital no seu restaurante ou busca maneiras de ganhar mais dinheiro sem precisar de investimentos tão exorbitantes, o cardápio digital desenvolvido e implementado pela Abrahão é uma excelente alternativa.
O pagamento da solução é feito em mensalidades, então esse investimento não vai pesar no seu bolso ou interferir no dinheiro que você tem guardado em caixa para emergências. Além de tudo, o cardápio digital abrahão eleva seu ticket médio entre 20% e 40%, ou seja, é um investimento que se paga sozinho!
Seja em QR Code ou em tablet, o cardápio digital fornecido pela Abrahão permite aos gestores e gerentes de food services garantirem máxima higiene e máximo conforto aos seus clientes.
Com o uso de algoritmos inteligentes obtidos através da Inteligência Artificial (IA), a ferramenta sugere aos consumidores opções de alimentos e bebidas que mais combinam com suas preferências, sem que eles precisem manusear cardápios impressos e passar vários minutos analisando as opções e suas respectivas descrições!
Assim, ao mesmo tempo, ajuda o restaurante a vender itens de maior preço com mais facilidade, contribuindo com o aumento do ticket médio.
Por isso, podemos garantir a você que esse software aumenta o número de pedidos por mesa, por cliente e até mesmo por m².
Outras vantagens:
- pagamento diretamente pelo tablet ou celular;
- entrega de relatórios completos aos gestores, com dados operacionais que podem ser usados de forma estratégica – para novas ações e campanhas;
- melhora da reputação do estabelecimento e garantia de fluxo de caixa sempre positivo;
- mais liberdade aliada à melhor experiência!
Acesse o site do Abrahão, conheça as alternativas e os planos e faça a escolha que vai revolucionar seu negócio hoje mesmo.
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