5 mudanças que você verá nos cardápios de restaurantes

Descubra 5 mudanças que podem mudar para melhor a maneira como você apresenta seu cardápio e aprenda a inovar no seu estabelecimento garantindo que ele saia na frente da concorrência.

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Mudança cardápio restaurantes

A principal mudança nos cardápios de restaurantes tem sido relacionada à tecnologia. Menus digitais que funcionam através de tablets, QR Code ou totens de autoatendimento são opções sustentáveis, mais modernas e práticas que conquistam cada vez mais clientes.

Mudar o cardápio pode ir além de inovar no layout ou a impressão, inclusive, trazer a tecnologia para o restaurante é uma ótima estratégia de marketing, de venda e de otimização de serviço.

Além, claro, da economia que essas opções podem proporcionar aos seus negócios, diminuindo seu quadro de funcionários e aumentando a quantidade de pedidos.

Pensando em ajudar você, dono de restaurante, a inovar no seu negócio e garantir maior destaque entre os concorrentes, nós trouxemos um artigo repleto de dicas e tendências, desde a transformação física do cardápio até novas opções de produtos. Veja só!

5 mudanças na maneira de apresentar o cardápio ao cliente

A maneira de apresentar o menu mudou. Agora, é possível proporcionar mais autonomia ao cliente, oferecendo QR Codes, cardápios digitais, totens de autoatendimento ou trazendo um visual único ao seu negócio, deixando as opções na altura dos olhos do consumidor assim que ele entra no local, em forma de desenhos nas paredes ou utilizando quadros de anotações escritos a mão.

Para que você entenda melhor cada uma das novidades, confira as explicações que trouxemos abaixo.

1.  QR Code

O código de duas dimensões conhecido como QR Code é escaneado pela câmera do celular do próprio cliente, ou seja, não é necessário baixar nenhum aplicativo para utilizá-lo.

Você pode criar o seu próprio cardápio por QR Code para apresentar seus produtos à clientela ou contratar uma empresa especializada em cardápios digitais para criar um menu por QR Code mais funcional, que permitirá que seus fregueses façam os pedidos de maneira autônoma, em poucos cliques, utilizando o próprio smartphone para isso.

O código pode ser disponibilizado por uma etiqueta colocada na mesa ou por uma impressão deixada em pontos mais estratégicos do restaurante. O código é estático e não muda, o que é um dos lados positivos dessa tecnologia, já que o gestor pode fazer a atualização em tempo real no menu, sem custo adicional e sem qualquer dificuldade.

Quando uma empresa desenvolve esse código para você, o cliente pode até mesmo chamar o garçom e fechar a conta através do próprio celular. Legal, né?

2.  Cardápio digital por tablet

Este modelo traz as mesmas qualidades do item número um da nossa lista, porém, tudo é realizado através de um tablet disponível na mesa, que poderá ser usado pelo cliente a qualquer momento.

As vantagens desse recurso estão associadas a inúmeros fatores, por ter a tela maior, os consumidores conseguem visualizar melhor as fotos dos produtos, o que faz com que eles consumam mais.

Outro benefício é a agilidade em que o pedido é realizado, isso porque o cliente escolhe o que deseja e, em seguida, o pedido é enviado para a cozinha, sem qualquer possibilidade de erro de escrita por parte do garçom.

Também é possível usar o cardápio digital no tablet para criar promoções diárias e combos. E, se quiser já anunciar uma futura promoção, é possível divulgá-la nos "destaques" do cardápio. Sabe aquelas imagens que ficam passando enquanto o tablet está na mesa, sem ser utilizado? Então, a opção "destaques" é uma ótima pedida para destacar promoções futuras ou itens especiais no cardápio.

3.  Totem

Os totens podem ser conhecidos por dois meios distintos, alguns são aparelhos televisores na horizontal e apenas mostram os itens do cardápio, e então é preciso que o garçom anote os pedidos e os entregue a cozinha, enquanto o segundo modelo é mais funcional.

Afinal, estamos falando dos totens touchscreen, que são aparelhos que ficam na vertical e cuja tela permite que os consumidores realizem os seus pedidos com alguns toques, enviando-os para a cozinha automaticamente e gerando uma senha para retirada do pedido.

4.  Cardápio na parede

Aqui a tecnologia passou longe, mas nem por isso deixa de ser tendência. Os cardápios de parede fazem parte da identidade visual do seu restaurante e atraem os clientes pela maneira singular como os pedidos são disponibilizados.

Além disso, é possível alterar com bastante frequência os produtos, visto que a opção pode ser feita a mão com o uso de canetas ou giz específicos para a ação.

Um dos maiores benefícios desse modelo de cardápio é que ele é bastante atraente aos olhos quando bem desenhado e organizado. Lembre-se de manter os preços sempre atualizados, escrever com letra legível e dar nomes fáceis para cada prato.

5.  Cardápio sustentável

A última novidade em mudança física para o seu menu está associada à era em que vivemos, com tantos problemas relacionados à natureza, as pessoas estão cada vez mais cientes da necessidade de cuidar do meio ambiente.

Sendo assim, para pôr a ideia de um restaurante sustentável em prática, escolha a opção de lousas individuais, quadros escritos com giz ou até mesmo papéis reciclados e escritos a mão para compor o seu menu. Esses modelos trazem um charme a mais para o estabelecimento e demonstram sua preocupação com o planeta.

Agora que você já sabe como a maneira física de apresentar o cardápio pode mudar e ser peça-chave para atrair e aumentar as suas vendas, é preciso aprender outras tendências que estão chegando ao mercado gastronômico, como os drinks artesanais e o menu degustação.

4 Ideias inovadoras para acrescentar ao cardápio

Depois de conquistar seu cliente com a parte visual, é preciso mostrar as qualidades gastronômicas do seu estabelecimento. Para isso, inove nas opções de bebidas e de alimentos mais saudáveis. Confira algumas dicas!

1.  Bebidas artesanais

São drinks preparados com opções locais, isso é, vinho da região, cachaça produzida por moradores locais, cervejas de cervejarias da cidade… todos esses itens podem ser uma ótima opção para surpreender seus clientes.

2.  Menu degustação

Alguns estabelecimentos já oferecem esta opção de menu degustação, que pode ser um conjunto que represente um pouco de cada prato do menu ou podem ser conjuntos especiais de entrada, prato principal e sobremesa que se completam e proporcionam uma experiência gastronômica diferenciada ao consumidor.

3.  Inclusão gastronômica

As comidas veganas e vegetarianas devem estar disponíveis no menu, pois é preciso pensar em todos e na experiência que variados tipos de consumidores vão ter ao frequentar o seu restaurante.

A inclusão deve ser estendida a todos, por isso, disponibilizar opções para pessoas com restrição alimentar como celíacos e intolerantes à lactose pode ser uma boa dica.

4.  Sobremesas não tradicionais

A maioria das pessoas não faz o pedido de sobremesa pelo simples fato de estarem cansadas das mesmas opções de sorvete, brownie ou pudim de leite condensado.

Inove nessa categoria oferecendo fatias de bolo ou de tortas doces, cafés especiais, milk-shakes ou mini tortinhas de maçã, por exemplo. Quem sabe essa não é a mudança que faltava para você aumentar o ticket médio do seu restaurante?

Por que é importante inovar no cardápio?

Para atrair novos consumidores e manter a fidelização de clientes é preciso oferecer novidades, claro que isso não precisa ser uma função diária e nem é necessário mudar com uma frequência que atrapalhe a rotina de trabalho do restaurante, mas o frescor da inovação é um fator que influencia os clientes a frequentarem e a indicarem o local.

Inclusive, quando falamos em cardápio, todo mundo gosta de experimentar coisas novas, não é mesmo? E quando agrada ao paladar, vira indicação e esse meio de propaganda é o mais eficaz para qualquer tipo de negócio.

Lembre-se de que, para inovar com sucesso, é preciso manter a identidade, preservando os detalhes e seguindo a gastronomia do restaurante, ok?

Como surpreender os clientes de delivery através do cardápio?

O cliente que pretende comer no conforto da própria casa geralmente busca por um restaurante que faça a entrega de maneira prática, rápida e que tenha o atendimento automatizado. Para isso, ele procura por plataformas de entrega ou aplicativos que forneçam o serviço.

Se você oferece o seu serviço através de uma plataforma completa para que o consumidor consiga fazer seu pedido usando um cardápio interativo e possa finalizar o pagamento, conseguindo acompanhar o tempo de preparo e entrega, é mais um ponto que você ganha com o consumidor final.

Porém, caso o seu restaurante não faça parte de nenhum desses meios mais modernos, práticos e tecnológicos, você pode pelo menos usar o WhatsApp como meio de comunicação e venda, enviando o menu digitalizado.

Isso é, faça fotos do seu cardápio ou salve uma imagem em boa qualidade feita por um designer. Essa pode ser uma boa maneira de surpreender o cliente usando uma ferramenta de fácil leitura, bem estruturada e organizada.

Lembre-se de que o atendimento via WhatsApp gera uma certa informalidade, mas isso não significa que deve ser feito de qualquer maneira. Afinal, a primeira impressão é a que fica, certo? Agora, você sabe exatamente como inovar e quais tendências seguir em relação ao seu cardápio, que tal pôr em prática o quanto antes e sair na frente dos seus concorrentes? Boas vendas!

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