Quando se trata de cardápio de confeitaria, devemos ir além da listagem de produtos que seu negócio oferece. Inovar com um menu sem lactose, sem glúten ou vegano, usar fotos com boa qualidade e, o mais importante, um limite de opções.
Não sobrecarregue a produção, para garantir a qualidade dos produtos e conquistar o cliente. Outra sugestão é pensar em oferecer um outro menu, apenas com delícias sob encomenda.
A estrutura de cardápios deve ser considerada também para confeitarias — e isso pode ser um desafio. Mas, para que você consiga vencê-lo, separamos muitas dicas de como montar um cardápio de confeitaria.
Ofereça opções para dietas especiais
É super comum que muitas pessoas hoje em dia sejam intolerantes a lactose, glúten ou veganas e isso não deve significar que você não pode atender esses grupos de pessoas.
Pelo contrário: uma dica para conquistar clientes é justamente se adaptar a essas necessidades.
Oferecer versões sem derivados de trigo e quaisquer animais é fácil, já que a maioria dos ingredientes podem ser substituídos por similares: farinha de arroz ou aveia, por exemplo, podem substituir a farinha de trigo, ao mesmo tempo que a chia pode substituir o ovo em algumas receitas.
Que tal tentar e oferecer mais esse diferencial em sua cafeteria aos seus clientes?
Use fotos de qualidade no seu cardápio
Nada de economizar nas fotos do cardápio. Muitas vezes seus clientes não conhecem os produtos e são as fotos que farão com que eles decidam pelo consumo ou não. Por isso, contratar um fotógrafo pode ser uma ótima ideia nesse momento.
Seus clientes tendem a escolher o que vão consumir, muitas vezes, pelas fotos. Ponto extra também para as descrições no cardápio com ingredientes dos produtos!
Pensando além do cardápio de papel, alguns cardápios digitais já dispõem de espaço para upload de fotos, como é o caso do Abrahão, em que o cliente pode visualizar o nome, a descrição do prato e a foto ao lado.
Prático e moderno, né?
Esteja presente nas redes sociais
Muitos clientes usam o celular para tudo hoje em dia e podem acabar descobrindo seu negócio dessa forma. Portanto, lembre-se de manter um post ou um destaque na sua página com fotos do seu cardápio.
Para isso, você deve se atentar ao design responsivo. O cardápio físico pode dispor de muita informação, gerando conteúdos para posts em rede social. E, falando nisso, uma opção é também criar um cardápio para divulgação em meios digitais.
Estar presente nas redes sociais permite que você impulsione publicações e atinja mais pessoas para que elas conheçam seu negócio, além de também ser imprescindível se você trabalha com sistema delivery e divulga as entregas pelas redes sociais, já que esse cardápio permitiria que os clientes fizessem os pedidos diretamente pela rede social.
Cuidado com o design e organização do seu cardápio
Prestar atenção no tipo do seu cardápio é muito importante nessa hora, afinal, o design é muito importante, pois serve como um cartão de visitas para o cliente.
Qual é o design que vai identificar com a sua marca?
Comece pelas cores:
- use cores análogas para um cardápio mais delicado ou tradicional; ou
- cores complementares para combinar com cardápios mais modernos, temáticos e ousados.
Uma combinação errada de cores pode fazer com que seu cardápio pareça poluído e não-atrativo ao cliente.
Escolha também as fontes certas:
- fontes do tipo cursiva são ótimas para títulos; e
- as fontes não-serifadas (aquelas mais redondinhas) são melhores para a listagem e descrição dos itens do seu cardápio.
Lembre-se de elencar seus produtos mais rentáveis sempre em primeiro plano, na primeira página e, de preferência, com fotos profissionais que deem água na boca só de olhar. Dar um local de destaque aos pratos principais da sua confeitaria faz com que eles vendam mais.
Por fim, escolha o formato do cardápio da sua confeitaria. Você sabia que existem vários tipos de cardápio? Folheto, minimalista, de parede ou digital: são várias as opções para que você possa escolher a que melhor se adapta ao estilo da sua confeitaria.
Tenha um cardápio extra de encomendas
A gente sabe que é difícil escolher só algumas delícias para ilustrar o cardápio, mas, às vezes, é necessário limitar a produção para não sobrecarregar a sua equipe e também evitar sobras e desperdícios no fim do dia.
Por isso, a gente já falou, mas vai repetir: uma sugestão é que você disponha de alguns itens à pronta entrega todos os dias na sua confeitaria, mas também possua um cardápio de encomendas. Assim, o cliente pode encomendar o que precisa e você não arrisca perder a produção.
Aliás, essa é uma ótima opção para cardápio de festas, por exemplo, pois quem frequenta o seu estabelecimento acaba conhecendo produtos extras que não estão todos os dias no seu balcão e pode encomendar para aquela festa de família, né?
Confeitaria moderna e cardápio digital
Já pensou em oferecer mais um diferencial na sua confeitaria? O cardápio digital em confeitaria pode fazer isso por você e as suas vantagens são várias.
Confira!
1. Economia a médio e longo prazo
Com o cardápio digital, você não precisa trocar os cardápios com frequência, seja por desgaste do material ou por ter que fazer alterações em preços ou adicionar produtos.
Isso porque ele funciona através de software, que roda num tablet na mesa do seu negócio, e o proprietário pode fazer alterações no menu de forma simples e rápida quando quiser através de uma plataforma digital eficiente.
2. Praticidade: qualquer um pode usar
Você pode achar que, por ser mais moderno, algumas pessoas mais alheias à tecnologia não saberiam como usar um cardápio digital, mas é aí que você se engana!
O cardápio digital é super intuitivo e pode incluir fotos, além da descrição dos itens no menu.
Tudo que o cliente precisa fazer é escolher o item e adicionar ao carrinho. Você pode, inclusive, oferecer a opção de retirar ou adicionar ingredientes diretamente na tela que adiciona a mercadoria ao carrinho.
Muito prático, né?
3. Ele faz parte da sua equipe
O cardápio digital faz o que um garçom também faria: anota os pedidos e os envia à cozinha, mas ele facilita tudo para o seu cliente, que ganha conforto de tomar o tempo que precisa, sem correr risco de pedidos chegarem errados.
Com o cardápio digital, o garçom estaria encarregado apenas de levar o pedido à mesa e receber o pagamento - também já processado pelo cardápio. Mais uma comodidade para atender seus clientes em horário de pico, que tal?
Modelo de cardápio de confeitaria
Para melhorar ainda mais, separamos um modelo de cardápio de confeitaria, na imagem acima, para você se inspirar com todas as dicas deste post. Lembre-se de que seu cardápio deve ser tão delicioso quanto os doces da sua confeitaria. Afinal, um bom cardápio começa a encantar clientes pelo visual antes mesmo de sentirem o sabor.
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