É de suma importância, para todos os restaurantes, não importando qual seja o estilo ou culinária oferecida, é a qualidade dos produtos oferecidos no cardápio. Seja seu restaurante uma hamburgueria, um bar, uma pastelaria ou uma cantina italiana, não importa. O que importa é que o consumidor está cada vez mais ávido por ingredientes de qualidade na hora da escolha.
O termo “comida de verdade” está cada vez mais ganhando destaque nos meios da culinária: seja nos consultórios médicos, nutricionais, restaurantes ou programas de receitas na televisão. Isso porque está demonstrado, cientificamente, que os índices de obesidade estão associados ao consumo de produtos ultraprocessados.
Assim, é importante oferecer sempre opções de alimentação de verdade nos cardápios, independentemente de qual seja o estilo do seu estabelecimento. Com as bebidas, não é diferente.
A “gourmetização” verdadeira é aquela que persegue receitas inusitadas com os melhores ingredientes possíveis. E falamos, aqui, de ingredientes de verdade: brócolis, ovos, massa, leite, lúpulo, malte e cevada.
Opa! Percebeu? Qualquer tipo de comida e bebida pode ser aprimorada, deixando de lado conservantes, estabilizantes e corantes de lado. Sim! As cervejas artesanais fazem parte desta revolução culinária que, ainda bem, estamos presenciando nos dias de hoje. Ainda bem, porque isso é mais saúde e um diferencial para quem presta atenção e atinge os consumidores exigentes.
Trabalhar com cervejas e chopes artesanais, além da questão de estar dentro do que há de mais procurado no ramo, como citamos acima, pode trazer outros benefícios para o seu negócio. Quer ver?
1. Identidade local
A gente já falou: os chopes e cervejas artesanais tem menor durabilidade, pois, na maioria das receitas, o único conservante natural é o álcool proveniente da fermentação dos ingredientes. E tudo bem: você pode – e deve – tirar proveito desta situação. Primeiro pelo valor agregado: estamos falando de comida de verdade, com os melhores ingredientes possíveis.
Além disso, como os barris têm menor duração, a alternativa é encontrar produtores locais, o que vai gerar identificação com o seu estabelecimento. Sabendo utilizar o marketing corretamente, as cervejarias pequenas locais poderão formar parcerias, expandindo para promoção de eventos no seu estabelecimento, como degustações (o que trará novos consumidores para o seu negócio), além da entrega facilitada e possíveis melhores condições de negociação com os pagamentos para o fornecedor.
Seu cliente sairá satisfeito por estar promovendo a economia local e consumindo um produto de altíssima qualidade.
2. Aumento de ticket médio
Tendo explicado, acima, tudo que envolve a produção dos produtos artesanais, você deve estar pensando: deve ser um produto mais caro. Sim, e é mesmo. Você está falando de um produto feito artesanalmente, sem larga escala. Produtos que, muitas vezes, ficam sem estoque, devido, repetiremos, à produção manual. Porém, não se preocupe.
Mostre para o seu cliente o produto importante que ele está escolhendo e tenha a certeza de que aumentará o seu ticket médio. Consumidores, desde que não enganados, preferem trocar qualquer produto industrializado por um mais importante, como no caso das bebidas artesanais. Assim, farão questão de pagar mais por um produto melhor. Qualidade é sempre melhor que quantidade, nesses casos.
3. Qualidade: aprimore o paladar do seu cliente
Proporcione a oportunidade de o seu cliente experimentar novos sabores, ao invés de ficar sempre nos tradicionais (mas mantenha os clássicos no seu cardápio). Aliás, manter um cardápio de bebidas atualizado é sempre importante nessas horas, pois quando há muitas opções – e há muitas receitas diferentes e inusitadas no ramo das cervejas e chopes artesanais – nada pode ser mais frustrante do que perder tempo escolhendo uma bebida e o garçom confirmar: estamos sem estoque!
Para facilitar a atualização do menu de bebidas, o cardápio digital pode ser um grande aliado, pois tudo é feito em tempo real. Acabou, você pode atualizar e manter a satisfação do seu cliente tanto pelo produto quanto pelo serviço.
4. Variedade de cervejas e chopes artesanais
Oferecer cervejas e chopes artesanais, além da identificação com a produção local, qualidade e aumento do ticket médio, garantirá ao seu cliente a possibilidade de escolha, não somente de marcas (como as tradicionais pilsen, super industrializadas), mas de tipos e receitas. Cervejas com manga, tangerina, chocolate. Tipo pale ale, IPA ou APA. É uma gama sem tamanho de variação e pode gerar aquele gostinho de quero mais: fazendo com o que o consumidor retorne ao seu estabelecimento porque ficou com vontade de experimentar outro rótulo do seu vasto cardápio.
Mostre que o seu estabelecimento está por dentro das tendências do ramo e que serve produtos de altíssima qualidade, desde a comida até a bebida. Mostre que cada item foi pensado e que cada rótulo escolhido, de acordo com os critérios de qualidade e veracidade. Ofereça produtos bem elaborados e com os melhores ingredientes e tenha a certeza de que o cliente sairá satisfeito do seu restaurante.
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