5 ideias de cardápio para restaurante e dicas para fazer

Quer dar um passo a mais na conquista e fidelização de clientes para o seu negócio? Veja, neste artigo, ideias de cardápio de restaurante e maneiras de fazer o seu gastando só o necessário!

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Garçom com tablet atendendo cliente com cardápio impresso

Para montar um cardápio de restaurante diário, semanal, de pratos servidos à la carte ou em buffet, dentre outras alternativas, de forma que ele seja atraente para seus clientes e lucrativo para você, considere quem você quer alcançar e pense na experiência dos consumidores.

Bons cardápios vão muito além daquele folheto que fica em cima das mesas e só funcionam quando os donos dos estabelecimentos consideram a precificação dos produtos, a pirâmide alimentar e a chamada “engenharia do cardápio”, ciência que estuda como construir um menu verdadeiramente lucrativo.

Seja qual for o tipo da sua vitrine escrita de produtos, considere que, através dela, o público terá um primeiro contato com o estilo do seu negócio e as especialidades dele. Logo, a personalidade do restaurante precisa ser transmitida também através de seu conteúdo.

Decisões assim fazem parte da sua gestão estratégica e, pensando em ajudar, este artigo traz dicas, ideias e sugestões importantes. Continue lendo!

Quais as melhores ideias de cardápios para restaurante? Veja 5 inspirações

Você pode escolher por um menu digital em tablet ou um cardápio QR Code se quiser mais higiene e facilidade, mas também pode apostar em versões físicas de uma ou mais páginas ou em lousas fixadas à parte do estabelecimento para apresentar seus produtos, por exemplo.

Outro artigo publicado no blog Abrahão traz os principais tipos de cardápio e mais detalhes sobre eles. Para agregar ainda mais conhecimentos e insights, a dica é conferi-lo também, logo após encerrar a leitura deste aqui!

Em paralelo à escolha do formato, tem quem esteja buscando decidir também se deve planejar uma seleção de pratos diferente para servir todos os dias, toda semana ou todo mês.

Alguns empreendedores ainda ficam em dúvida entre optar pelo cardápio à la carte, pelo buffet por quilo ou com valor fechado por pessoa – também chamado de buffet livre.

É o seu caso? Os modelos a seguir podem servir como inspiração!

1. Prato do dia em restaurante de comida caseira

Arroz branco
Feijão
Filé de frango grelhado ou carne de panela com legumes
Batatas fritas
Ovo cozido (opcional)
Salada de folhas verdes
 

2. Cardápio para buffet de self-service

Arroz integral e/ou branco
Feijão
Bolinho de arroz
Strogonoff de carne
Lasanha vegetariana
Filé de frango ao molho de mostarda
Batatas fritas
Brócolis cozido
Alface
Rúcula
Tomate em rodelas
 

3. Cardápio fixo para restaurante à la carte

Saladas

  • Caesar (diversos tipos de alface, frango, queijo parmesão e molho caesar)
  • Tropical (beterraba e cenoura raladas, mix de folhas verdes e molho balsâmico)

Entradas

  • Batatas fritas
  • Dadinho de tapioca servido com geleia de pimenta

Principais

  • Arroz de frutos do mar (arroz ao estilo risoto, camarões, lula e polvo)
  • Arroz de cogumelos (arroz ao estilo risoto, shimeji e shitake)
  • Macarrão à bolonhesa
  • Macarrão ao molho branco
  • Filé mignon com purê de batata
  • Frango à parmegiana

Sobremesas

  • Mousse de chocolate
  • Torta de limão
 

4. Cardápio semanal

Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira
Arroz branco ou integral, batata ou mandioca frita ou assada, carne bovina ou frango, legumes cozidos no vapor, salada verde Dia da massa! 2 ou 3 opções diferentes de massas e molhos, carne bovina ou frango, salada verde Feijoada ou uma opção de massa (com duas opções de molhos a escolher) + frango e salada verde Arroz branco ou integral, batata ou mandioca frita ou cozida, peixe, ovo frito, legumes grelhados, salada verde Arroz branco ou integral, purê de batata ou de mandioca, costelinha de porco suína, ovos cozidos, tomate em rodelas e salada verde
 

5. Cardápio para restaurante chique

Entradas Pratos principais Sobremesas
Bruschetta de tomates-cereja com manjericão e azeite de oliva

Carpaccio de salmão com limão-siciliano

Steak tartare com torradinhas e molho
do chef
Salmão ao molho de maracujá acompanhado de batatas sautée

Filé mignon ao molho de vinho do porto acompanhado de arroz negro

Risoto de trufas negras
Mil-folhas de baunilha

Crème Brûlée

Cheesecake de frutas do bosque
 

Um menu para restaurante chique costuma ser composto de poucas opções que, geralmente, são especialidades do chef. Sua intenção é propiciar uma verdadeira experiência gastronômica a quem o experimenta.

Ele pode ser dividido em categorias, como as de entradas, pratos principais e sobremesas.

Aliás, um menu como o da imagem abaixo pode ser uma excelente ideia de cardápio de restaurante chique, porque tem capa dura e é bem organizado.

Mão segurando um cardápio de restaurante chique

Outra alternativa de cardápio para restaurante chique é, sem dúvidas, o tablet: amigável a todos os públicos e fácil de usar, ele permite aos garçons e às garçonetes ficarem a disposição dos clientes para esclarecer dúvidas pontuais e específicas, de forma humanizada, transmitindo a essência do estabelecimento.

Como criar um cardápio atrativo para restaurante?

Pensando em atração, aposte em um design de cardápio diferenciado do restante da concorrência, mas organizado ao mesmo tempo, e faça questão de que o layout do menu tenha ligação direta com a identidade visual do restaurante.

Você não precisa oferecer um monte de opções, mas trabalhe com entradas, pratos principais, sobremesas e bebidas, pelo menos, e inclua alternativas vegetarianas e veganas, bem como outras, para quem lida com restrições alimentares.

Ah, e invista em fotos para o cardápio que sejam tiradas por um profissional especializado em fotografia de foodservice ou por você com uma boa câmera (de celular ou não), preferencialmente em iluminação natural.

Se quiser ir além, aposte em um cardápio de restaurante inovador e digital para unir tecnologia à praticidade no cotidiano. Já foi comprovado que esse tipo de solução pode aumentar o ticket médio de um estabelecimento em até 40%! Você sabia?

E, se você estiver buscando se aprofundar no assunto, existem outras práticas que podem ajudar a entender como fazer um cardápio de restaurante diferente e criativo na prática.

Uma delas é, justamente, variar os pratos de acordo com o dia, como apontado anteriormente neste mesmo artigo, ou elaborar menus sazonais. O restante está logo aqui embaixo!

8 dicas de como montar um cardápio de restaurante

Siga o conceito e a proposta do seu negócio, defina exatamente que tipo de comida você vai servir, estabeleça a dinâmica de cargos e funções da equipe de cozinha e atendimento e mire no seu público-alvo, claro. Além disso…

1. Siga o chamado “estudo da pirâmide alimentar”

Entender sobre textura, tempero, harmonização e paladar tem muita importância na hora de criar um cardápio, e o estudo disso é chamado de “estudo da pirâmide alimentar”.

Caso você não esteja por dentro dele (ou mesmo se estiver), conte com a ajuda do chef do seu estabelecimento para programar todos os pratos que serão servidos.

Seguir o estudo vai permitir que você envolva todos os grupos de alimentos presentes na alimentação no seu menu e sirva tudo tendo em vista o equilíbrio e bem-estar de quem consome.

2. Elabore ficha técnicas

Elas vão ajudar a compreender o passo a passo de produção de cada prato, os custos e os ingredientes necessários e, consequentemente, não só vão impactar no menu como no planejamento geral do funcionamento do restaurante.

Partindo do macro, você segue tranquilamente para o micro. Como assim? Após entender qual será a dinâmica do estabelecimento, você pode voltar para o menu e fazer adaptações!

3. Dedique-se à precificação

Outra parte muito necessária na hora de montar seu cardápio é se perguntar “como faço pra calcular o preço da comida?”. Você deve elencar despesas físicas, despesas variáveis, custo de produção, dentre outros gastos! E não deixe de incluir a sua margem de lucro do restaurante no valor final de cada produto.

4. Aplique técnicas de engenharia de cardápio

A engenharia de cardápio vai ajudar a organizar os pratos no cardápio de acordo com o que vende melhor, o que gera mais lucro, e até o que não vende tão bem assim.

Ela ajuda a saber, portanto, qual item é o seu carro-chefe (que merece destaque!) e qual talvez fique melhor posicionado em um lugar do cardápio que não seja aquele no qual o consumidor bate o olho logo de cara.

5. Invista nos clássicos

Nem só de novidade vivem as pessoas, então, outra dica é apostar nos clássicos para agradar os clientes mais conservadores.

E dá para reinventá-los e alterá-los do seu jeito, colocar um toque especial da casa ou servir cada alternativa com um acompanhamento diferenciado. Sem problemas!

Um cheeseburger não pode faltar em uma hamburgueria, mas pode trazer um mix de queijos que só ela tem. Pratos com molho branco ou molho pomodoro precisam estar no menu de uma casa de massas, só que eles podem ser caseiros; feitos à moda do chef.

Experimente inovar nos nomes dos pratos clássicos, seguindo a temática específica do seu estabelecimento, se ele tiver uma, e aposte em fotografias originais das opções para que as pessoas entendam o que estão pedindo.

6. Planeje promoções

Ao contrário do que muita gente pensa, as promoções fazem parte do processo de montagem e atualização dos cardápios de restaurantes. Independentemente de serem simples ou não, elas são grandes oportunidades de chamar a atenção.

Afinal, quem não quer pagar pouco, mas consumir com qualidade, né?

Só é importante que suas promoções funcionem na prática, tanto para quem está comprando quanto para o seu caixa no final do mês.

7. Observe o mercado

Ultrapasse as barreiras técnicas e aposte na prática também, fazendo pesquisas da concorrência até como se fosse um cliente interessado em consumir os produtos e conhecer os serviços deles.

Fique de olho no que outros restaurantes do mesmo nicho que o seu estão fazendo, em como eles organizam e atualizam os cardápios e nas tendências que decidiram seguir.

Não vale copiar exatamente o que você observa, porém, por que não tirar inspirações de cada detalhe?

8. Busque maneiras de inovar

E, por falar em tendências, nada melhor do que buscar maneiras de como inovar no cardápio para diferenciá-lo! Coloque a criatividade para trabalhar de acordo com a sua proposta de serviço e:

  • pondere se vale a pena criar uma área kids – e um cardápio kids!;
  • verifique a viabilidade de ter um espaço pet friendly no restaurante;
  • busque sustentabilidade nas suas embalagens e em outros itens, como canudos; e
  • seja o mais menutech possível, apostando na tecnologia como sua aliada.

Em paralelo, desenvolva um planejamento de marketing no qual esteja colocado tudo o que você pretende anunciar e divulgar para o mundo, principalmente através das redes sociais.

Se o seu cardápio despertar emoções, transmitir todas as informações necessárias sobre os pratos e as bebidas, enfatizar diferenciais no modo de preparo ou nos ingredientes daqueles produtos que você mais deseja vender e abrir espaço para personalização – um enorme desejo do consumidor na atualidade – as coisas estarão no caminho certo!

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