Gerenciar a cozinha de um hotel pode ser uma tarefa complicada. Muitas pessoas passam, diariamente, pelo estabelecimento e, por isso, torna-se difícil mensurar o público-alvo do restaurante. O que acaba resultando em decisões nem sempre estratégicas para o negócio.
Acontece que, por esse mesmo motivo, o cardápio do hotel precisa oferecer opções distintas para agradar e suprir as necessidades de diferentes públicos e gostos.
Investir em outros aspectos de um restaurante, como o ambiente e o atendimento, são, igualmente, importantes. No entanto, se o cardápio dele não for, no mínimo, atrativo, isso pode impactar, inclusive no número de pessoas que se hospedam em seu hotel.
Por isso, selecionamos algumas ideias que podem ser aplicadas no cardápio do seu hotel. Elas podem parecer dicas simples, entretanto, quando colocadas em práticas, podem mudar o rumo de um negócio.
1. Sirva pratos típicos da região
Mesmo que a cozinha do seu hotel sirva, principalmente, hóspedes que estão em sua cidade a trabalho e não para conhecê-la de fato, proporcione uma experiência completa a eles. Tenha em seu cardápio a la carte do hotel, pratos da gastronomia local.
2. Inclua opções vegetarianas e veganas
A segunda dica é inserir em seu cardápio opções vegetarianas e, também, veganas. Estes são públicos que crescem a cada dia e, por conta disso, possuem carências de atendimento. Desta forma, o restaurante que consegue incluí-los se destaca.
Se o seu cardápio oferece hambúrguer, por exemplo, que tal oferecer um hambúrguer vegano?
3. Acrescente opções que contemplem restrições alimentares
A dica número três vai ao encontro da de número dois: é preciso incluir todos os tipos de dietas em seu cardápio, isso faz com que a maioria das pessoas se sintam acolhidas. Nesse sentido, lembre-se sempre de incluir opções que contemplem algumas restrições alimentares, como intolerância à lactose e glutén.
4. Modernize o seu cardápio
Ok, e que tal modernizar o cardápio do seu hotel? Uma das mudanças positivamente recebidas pela clientela é a forma como pedem sua comida. Uma das melhores opções disponíveis no mercado são os cardápios digitais. Além de dar uma cara mais atrativa para o seu cardápio, aumentam, significativamente, as vendas.
E se, além de oferecê-los no restaurante, você disponibilizasse-os, também, nos quartos do hotel? Foi-se o tempo que realizar telefonemas era uma técnica eficiente e agradável de room service.
5. Ofereça mais do que o café da manhã
Muitos dos hotéis brasileiros oferecem apenas a opção do café da manhã, e se oferecem outras refeições, restringem o cardápio aos seus hóspedes. Por isso, quem sabe não chegou a hora de abri-lo para almoços, happy hours e jantares?
Caso decida, ainda, abrir ao público, seu restaurante poderá ser um dos escolhidos pela sua região. É provável que, se bem planejadas, as alterações tenham um bom retorno.
E para ajudar na organização rápida e eficiente do novo menu - de novo - será possível contar com a inteligência de um cardápio digital, nossa dica de número quatro.
Cuidar do cardápio é cuidar do seu hotel
Deve ser sua prioridade buscar atender e proporcionar experiências agradáveis à variedade de pessoas que chegam ao seu hotel todos os dias. As pessoas costumam se sentir acolhidas e especiais quando o estabelecimento tem um olhar atencioso ao cardápio e consideram todos os tipos de dietas.
A maturidade tecnológica do seu cardápio, assim como a variedade de pratos e a oportunidade de fazer outras refeições dentro do próprio hotel, despertarão o interesse dos hóspedes em retornar e, também, indicar a outras pessoas. Cuidar do cardápio divulgará o seu hotel. Por isso, o cuidado com os dois deve ser o mesmo, ok?
Manter o seu cardápio atualizado, de acordo com as necessidades do mercado, manterá renovados os ares do seu empreendimento. Por isso, bora tirar as ideias do papel e colocá-las em prática?
Deixe seu comentário