Na era da inovação, estar sempre atualizado e criar novos pratos para o cardápio do seu restaurante faz muita diferença e pode aumentar seus lucros! Trazer novidades ao desenvolver e elaborar os pratos do seu menu vai animar os seus clientes fiéis e atrair ainda mais consumidores!
Mas a dúvida é: como identificar qual cardápio elaborar? Não se preocupe que a gente ajuda você nessa! O primeiro passo é planejar alguns pontos essenciais que precisam ser pensados com antecedência, para começar:
- conheça o perfil do seu público-alvo;
- calcule o preço médio dos pratos que você deseja servir;
- selecione ingredientes que sejam viáveis;
- escolha quais utensílios de cozinha você possui ou pensa em investir;
- observe quais tipos de refeições seu restaurante costuma servir.
Com esses aspectos primordiais em mente, vai ser fácil inovar em um novo cardápio com receitas inéditas. Confira com a gente o passo a passo para não cometer erros na hora de produzir uma nova receita!
1. Identifique o seu público-alvo
De nada adianta elaborar uma receita perfeita se ela não atende às demandas do seu restaurante. Para descobrir se o seu prato vai ser um sucesso, a primeira etapa é definir para quem ele é feito, ou seja, quais clientes você quer atrair com suas receitas.
Questões como idade e preferências gastronômicas são interessantes para ter uma base sobre qual caminho seguir. Observar a região que o seu restaurante está localizado e o hábito de consumo dos moradores também é uma excelente forma de identificar o público-alvo.
Faça uma pesquisa, observe quem já frequenta o seu negócio, o que essas pessoas costumam consumir e quanto elas estão dispostas a gastar. Com algumas dessas informações, você consegue definir a sua clientela e não errar na hora de elaborar um cardápio.
Opções veganas e vegetarianas podem ser interessantes para agradar uma parte dos clientes que prefere não consumir alimentos de origem animal, assim como opções sem glúten e/ou sem lactose para pessoas que possuem alergias ou intolerâncias e pratos que possam ser consumidos por diabéticos ou pessoas em dietas low carb.
Lembre-se de deixar clara a existência dessas opções e quais são seus diferenciais.
2. Conheça o custo dos pratos
Esse é um fator de extrema importância e está muito conectado com as características do seu público-alvo. Afinal, não dá para fazer uma preparação elaborada e com um custo mais caro se os seus clientes não estão dispostos a pagar por isso.
Você deve estar atento a cobrar o valor certo de acordo com seus gastos, para que não termine saindo no prejuízo! Aprender a calcular o custo de cada item do seu menu e saber como definir o seu preço vai fazer total diferença nos seus lucros!
A precificação de cardápio é realizada levando em conta o preço dos ingredientes, o valor da mão de obra, os gastos como aluguel, energia e equipamentos. Sabendo os seus custos, você consegue ter uma ideia do valor gasto na elaboração de cada receita.
Todos esses fatores devem ser levados em conta no processo de criação dos pratos, assim, você terá uma base de quais alimentos se encaixam na faixa de preço/valores que você está disposto a cobrar.
3. Escolha bons ingredientes
Selecionar ingredientes frescos e de qualidade pode fazer toda a diferença no sabor de uma preparação. Pensar nisso na hora de elaborar uma receita é essencial e pode garantir pratos que serão o sucesso do seu cardápio.
Além disso, uma boa parte do custo de um menu está relacionada diretamente com os ingredientes que estão nele. Especiarias raras ou componentes finos demandam um alto valor que o seu cliente pode não estar disposto a pagar, esteja consciente disso!
A procedência dos ingredientes também merece bastante atenção, então, tenha em vista um fornecedor de confiança, que providencie uma matéria-prima de qualidade e segura do ponto de vista higiênico e sanitário.
Não adianta elaborar uma receita saborosa e harmoniosa, mas com ingredientes que não são viáveis para o seu negócio ou que não tenha um fornecedor que garanta os insumos nos padrões exigidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
4. Invista em utensílios de cozinha
Ao pensar em uma cozinha industrial, existem alguns utensílios que são indispensáveis para a preparação de qualquer refeição, como panelas, frigideiras, liquidificador, um forno potente e vários outros equipamentos.
Por isso, é sua missão ficar atento a outros tipos de pratos que necessitam de utensílios diferentes, por exemplo, um maçarico para finalizações, bisnagas para as montagens de sobremesas e facas para cortes específicos que você deseja fazer.
Existem inúmeros modelos de pratos para restaurantes e, saber qual se encaixa nas refeições que você serve, vai fazer toda a diferença na apresentação do produto para os seus clientes, então, tenha louças específicas para cada preparo.
Caso você decida investir em equipamentos que você ainda não tem, planeje o seu orçamento e escolha ferramentas de qualidade que serão mais eficientes e duradouras.
5. Defina um estilo para o seu restaurante
Este último item da nossa lista é de grande importância, pois a elaboração de um cardápio diferenciado que atenda a sua demanda e atraia novos clientes depende muito do estilo do seu negócio.
O horário que seu food service funciona e o tipo de refeição que ele normalmente serve é o que vai determinar qual é o menu ideal para o seu comércio.
Para restaurantes ou cafés que funcionam pela manhã, a opção de refeições matinais e brunch, como ovos feitos a partir de diferentes formas de preparo, bolos e tortas salgadas, são uma ótima pedida, assim como opções de cafés e chás diferenciados.
Já restaurantes cuja proposta é servir almoços ou jantares mais elaborados, receitas que levem carnes e frutos do mar em sua composição são uma boa pedida, bem como risotos, massas e outros pratos quentes.
Em estabelecimentos que têm uma proposta mais despojada, como barzinhos e hamburguerias, servir lanches, aperitivos, petiscos e apostar em drinks inéditos e em um chopp de qualidade costuma agradar a clientela.
Muitos lugares optam por seguir um estilo gastronômico específico, como os restaurantes italianos e árabes, que seguem os costumes culinários de uma determinada cultura, agregando receitas típicas e temperos estrangeiros.
Esses aspectos culturais servem como norte na hora de elaborar uma nova opção e podem atrair a curiosidade da população! Inovar e sair do padrão também pode ser o diferencial do seu negócio, então, não deixe de abusar da criatividade!
Depois de desenvolver um prato, a forma de apresentá-lo merece ainda mais atenção, assim como a disposição dele no cardápio, que pode influenciar na sua popularidade. Então, se liga na nossa dica extra!
Bônus: aprimore seu cardápio e capriche na apresentação dos pratos
Ao montar um cardápio, a disposição dos alimentos pode fazer total diferença e influenciar na escolha dos clientes. Alguns truques como descrever cada item, evidenciar as melhores ofertas e adicionar fotos vão estimular o apetite e tornar as opções ainda mais atrativas.
Os cardápios digitais são excelentes nesse sentido, já que, com essa ferramenta, você pode personalizar o seu menu da forma que preferir, dando destaque para os melhores pratos e podendo fazer alterações a qualquer momento.
Além disso, ele diminui os custos com atualizações de menu e contratação de novos garçons, dá autonomia ao cliente para fazer o pedido e permite uma experiência única e muito satisfatória tanto para o gestor do negócio quanto para o consumidor.
Tudo pronto com o seu cardápio? Então, atente-se a outro ponto mega importante: a apresentação dos pratos! Uma refeição elaborada e harmônica faz toda a diferença e pode até ajudar na divulgação do seu negócio, já que as pessoas gostam de tirar fotos de preparações sofisticadas e postar em suas redes sociais.
Sabemos que criar uma receita do zero pode ser difícil, mas, com o conhecimento certo, tudo é possível. Lembre-se que, antes de inserir algo novo no seu menu, é necessário realizar vários testes e modificações para prever possíveis erros e chegar ao prato perfeito.
Outra dica importante é a construção de fichas técnicas dos preparos aprovados, pois isso garante a padronização das receitas e permite que ela seja reproduzida por qualquer funcionário do seu estabelecimento.
Agora que você entendeu como desenvolver e elaborar novos pratos para seu menu, não há dúvidas que seu cardápio será uma máquina de vendas! Basta seguir os passos que descrevemos! Boa sorte!
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