Como criar e estruturar um cardápio digital

Quer atrair mais clientes, aumentar as vendas e modernizar o seu negócio? Descubra as melhores estratégias para criar um cardápio digital, experimente o recurso hoje mesmo e veja os resultados a curto, médio e longo prazo!

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Criar um cardápio digital

Para criar um cardápio digital que encante os clientes e sirva como cartão de visitas do seu restaurante, você precisa listar os produtos que pretende vender, escrever sobre eles de forma estratégica, investir em fotos atraentes e em um bom design e pensar na precificação.

Também é fundamental escolher a plataforma ideal para apresentar o conteúdo aos consumidores, afinal, uma empresa que não seja reconhecida no mercado pela produção de menus desse tipo pode mais atrapalhar do que ajudar!

Antes disso…

Se você ainda tem dúvidas sobre se vale a pena dispensar esforço criativo, tempo e dinheiro em um cardápio digital, considere-o um dos seus principais vendedores e pense que, como a primeira impressão é a que fica, é melhor fazer bonito e bem feito logo de cara!

As versões mais modernas, tecnológicas e fáceis de usar estão ganhando popularidade entre os clientes e já são as preferidas das novas gerações. Além de darem um toque profissional ao atendimento e serviço, você ainda pode usá-las para criar ofertas irresistíveis em tempo real – e aumentar as vendas e o ticket médio.

Adote-as para tornar seu restaurante mais atrativo e ficar por dentro das tendências. Aproveite também as dicas práticas de como estruturar um cardápio digital deixadas neste artigo!

Por que ter um cardápio digital?

Ter uma opção digitalizada para os clientes escolherem o que vão pedir no seu restaurante é vantajoso porque agiliza o atendimento, melhora a experiência e ajuda a atualizar os pratos, as bebidas e os preços de forma rápida e prática.

Quer mais motivos para ter um cardápio digital? Aqui vão outros 10!

  1. Maior sustentabilidade por parte do seu restaurante (menos árvores cortadas para virar papel e menos descartes do papel já usado por causa de substituições de informações, por exemplo).
  2. Menos gastos com impressões.
  3. Facilidade para o cliente fazer o pedido e possibilidade de chamar o garçom com apenas um clique – só quando necessário.
  4. Menos trabalho para personalizar algum item e nome, já que valores e descrições podem ser alterados em tempo real e à distância.
  5. Disponibilização de autoatendimento pelo menu e envio dos pedidos diretamente para a cozinha.
  6. Redução dos erros na comunicação entre garçom e cozinheiros ou bartenders.
  7. Menor desperdício de alimentos e também de recursos financeiros.
  8. Aumento do ticket médio por mesa e por m².
  9. Possibilidade de agrupar os pedidos em comandas individuais.
  10. Mais higiene proporcionada ao consumidor.

Aliás, você sabia que o famoso coronavírus sobrevive até 72 horas em plástico e pelo menos 24h em papelão? Na tela do menu digital, é só passar um álcool 70% com um paninho e tudo fica resolvido! Vale para outros vírus, como o da gripe também.

Outra excelente razão para investir em cardápios digitais é a facilidade que eles proporcionam ao cliente na hora de fechar a conta: em cardápio em tablet, ativando a função de pagamento pelo dispositivo, você permite o acerto de contas online, sem que ninguém precise esperar o garçom ou a maquininha!

E, mesmo depois que todo mundo volta para casa satisfeito, o cardápio digital continua trabalhando. Isso porque ele cria relatórios de consumação periódicos, reunindo dados que vão ajudar você a entender melhor a sua clientela.

Com essas informações em mãos, fica muito mais fácil oferecer sugestões personalizadas de pedidos, seguindo os interesses de cada consumidor e trazendo mais lucro para o estabelecimento.

Já quer ter um tablet em cada mesa do seu salão ou um belo QR Code para fixar em espaços estratégicos por aí? Se sim, pode ser que uma pergunta ainda esteja no ar: como estruturar um cardápio digital de forma eficaz? A resposta foi trazida nas próximas linhas. Segue o fio!

Como criar um cardápio digital?

Investir na estética, ortografia e na escolha da plataforma de apresentação, por exemplo, é justamente o que vai definir se o seu restaurante será percebido pelos consumidores como “amador” ou como especialista antenado – e que desperta desejo de consumo.

Então, para criar uma opção digitalizada do seu menu, você deve considerar alguns aspectos estratégicos que vão tornar esse cardápio mais chamativo e profissional.

Há várias alternativas, dependendo do tipo de recurso que você quer apresentar às pessoas, mas, independentemente disso, existem técnicas e processos que se aplicam a todas as opções. Abaixo, foram detalhadas as principais dentre elas.

5 passos para estruturar um cardápio digital

A estruturação do menu fora do papel e dentro de novas tecnologias, como tablets ou QR Codes, pode parecer desafiadora, assim como escolher um recurso que atenda a todas as necessidades do seu food service, mas não é bem assim. Veja 5 etapas obrigatórias que vão facilitar o processo!

1.  Liste todos os itens que serão vendidos

Um bom começo é elencar cada um dos produtos que você deseja apresentar e vender no seu food service. Se quiser ir além e se diferenciar da concorrência, liste também os ingredientes que possam ser nocivos às pessoas com intolerâncias alimentares, seja por escrito ou usando pequenos ícones.

Destaque, ainda, aqueles super diferentes – que quase não são encontrados em nenhum outro lugar.

Depois de selecionar os pratos, será hora de escrever descrições especiais para cada um. Venda seu peixe – literalmente ou não! –, valorizando as características de cada opção. E não se esqueça de prestar atenção na ortografia.

Revise os conteúdos quantas vezes for preciso antes de torná-los oficiais. Também é essencial que a descrição dos pratos sinalize quantas pessoas eles servem e, se você quiser, o tempo de preparo. Para o caso dos cardápios digitais em aplicativos de delivery, como cardápio em QR Code, sinalize a estimativa de entrega.

2.  Defina as categorias de produtos do cardápio digital

Divida os produtos e itens disponíveis em categorias e subcategorias e distribua-os no cardápio de um jeito que a leitura e a experiência do seu cliente sejam facilitadas.

Quanto mais claro forem os grupos de tudo o que está colocado à venda, mais rápido as pessoas vão encontrar exatamente o que procuram e mais rápido farão os pedidos.

Dá uma olhada em outras dicas para dar um up na categorização dos itens!

✅ Agrupe os itens em categorias que todo mundo já está acostumado a ver – mesmo que queira trazer subgrupos diferentes dos habituais –, como entradas, pratos principais, sobremesas e bebidas. Inventar novos nomes pode ser legal, mas dificulta a navegação dos clientes.

✅ Se o seu cardápio muda ao longo do ano, você pode criar categorias sazonais e destacar pratos especiais para cada estação. Lembre-se de que o menu digital é facilmente atualizado em tempo real, então, pratos do inverno, por exemplo, não precisam passar o ano todo aparecendo para as pessoas.

✅ Se você oferece itens vegetarianos, veganos, sem glúten ou outras opções especiais, crie uma categoria separada para facilitar a identificação para quem procura essas opções.

✅ Utilize subtítulos ou destaques para facilitar a leitura também, além de destacar pratos especiais ou populares.

✅ Já que você pode alterar o cardápio digital em tempo real, experimente diferentes formas de categorização e peça feedback dos clientes. Isso vai ajudar a identificar áreas de melhoria.

Enquanto isso, faça alguns estudos de concorrência para precificar os itens sem cobrar nem muito a mais e nem muito a menos, mas incluindo sua margem de lucro.

3.  Estude para fazer uma precificação adequada

Para precificar corretamente os itens no seu cardápio digital, você precisará entender o quanto gasta e o quanto deseja lucrar em cada um dos produtos, bem como o comportamento da sua clientela:

  • o que costumam pedir mais;
  • o que é raramente pedido;
  • se a frequência maior é de pessoas sozinhas, casais, grupos de amigos ou famílias;
  • se existe interesse em drinks especiais e por aí vai.

Investir em pesquisas é uma excelente ideia para chegar aos preços certos. Outra estratégia para aumentar os lucros é seguir técnicas de precificação de cardápio que já foram testadas e aprovadas, que envolvem calcular a porcentagem do custo de cada prato no seu menu e definir os valores conforme a sua realidade e não a do seu concorrente, entre outros aspectos.

Outra opção é ser um bom ouvinte e escutar os clientes por meio de pesquisas de satisfação recorrentes.

4.  Apresente boas fotos dos pratos

Imagens de alta qualidade dos pratos no cardápio digital podem despertar o apetite dos clientes e ajudá-los a tomar decisões mais facilmente: quem já comeu com os olhos uma foto de hambúrguer com refrigerante e batata frita sabe do que estamos falando!

Para atrair a atenção, certifique-se de que todo o conteúdo que vai além do texto seja representativo, verdadeiro, bem capturado e bem iluminado e contenha poucos toques de edição.

Se achar que compensa, contrate um fotógrafo profissional especializado em fotos de alimentos: esse é um dinheiro muito bem gasto e que gera retorno rápido para o caixa do negócio.

Ah! Evite versões muito grandes e pesadas, que prejudiquem o tempo de carregamento do cardápio na tela e escolha um menu digital que faça jus às capturas dos seus produtos tão saborosos.

5.  Escolha a plataforma certa

Nessa etapa, finalmente, pondere as opções de menus digitais disponíveis no mercado e escolha aquela que seja o mais amigável possível para o cliente e para você, que permita a disposição de informações e imagens da melhor forma e cujo custo se encaixe no seu orçamento – mas, acima disso, cujos benefícios compensem!

Seu cardápio precisa estar sempre visualmente organizado e facilitar a leitura. Isso significa uma boa disposição dos títulos, subtítulos e listas que separam categorias e produtos, fontes legíveis, respeito ao espaçamento adequado entre os itens.

Fica a dica: simplicidade é fundamental para uma boa experiência. Ninguém gosta de encarar um cardápio poluído visualmente, cheio de informações desnecessárias e desorganizadas. Aposte no certo, não no duvidoso!

Qual é o melhor cardápio digital?

No fim das contas, o melhor cardápio digital é aquele que dá um ar mais profissional e tecnológico ao seu negócio, além de aumentar a autonomia do seu cliente desde a hora de escolher os pratos até fazer o pedido e fechar a conta pelo próprio sistema.
Passando por namorar as fotos e a descrição de cada item!

Imagine contar com toda essa modernidade em um sistema que gera relatórios que ajudam você a conhecer cada vez melhor o seu público, melhorar a experiência dos clientes e vender mais, ainda por cima, sem pagar nada além do necessário.

Imaginou?

A Abrahão oferece duas opções completas para você escolher: o Abrahão Tablet, que fica nas mesas e balcões, e o modelo Pocket, que funciona como um cardápio online grátis – para o cliente pedir usando o próprio celular.

Acesse o site, conheça todas as alternativas e solicite uma demonstração. Adote o quanto antes, insira sua logo e fotos incríveis dos seus pratos, receba avaliações direto pelo sistema e tenha acesso a informações valiosas para aumentar o dinheiro em caixa no fim do mês!

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