Como montar cardápio de sushi do zero: aprenda aqui

Você tem dúvida sobre como montar um cardápio de sushi? A variedade de nomes e ingredientes pode assustar, mas este artigo lhe conta tudo o que é preciso saber e fazer! Leia mais.

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Prato quadrado com variadas peças de sushi, fundo da imagem branco

Para montar um cardápio de sushi, divida as categorias do que vai ser servido, escolha as opções de pratos e acompanhamentos e precifique cada item.

A depender das necessidades e dos interesses do público-alvo, bem como dos seus objetivos na hora da gestão, considere também escolher um sistema de cardápio digital que tenha recursos úteis e seja destaque no mercado.

Pense na maneira como você vai investir o seu dinheiro, algo que, por sinal, é um dos pontos fortes do mercado de sushi: segundo um levantamento feito pela Francal Feiras, uma das maiores promotoras de eventos empresariais do Brasil, esse ramo movimenta mais de R$ 35 milhões diariamente!

Siga lendo as dicas deste artigo para acertar de primeira.

Como montar cardápio para sushi?

Uma das primeiras ações a ser tomada no planejamento de um cardápio é montar sua estrutura e, portanto, pensar no que ele deve apresentar aos clientes. A partir daí, vai ser necessário escolher os tipos de sushi que serão vendidos, não esquecer dos acompanhamentos e definir preços.

Implementar um cardápio digital, como você já leu na introdução deste artigo, também pode valer muito a pena.

E, se você ainda não fez uma pesquisa de mercado, priorize realizá-la antes de tomar decisões acerca do seu negócio, seja em relação a criar um novo menu ou modificar opções já existentes e comercializadas.

Só com base nela será possível entender seus concorrentes, seu público-alvo e todo o caminho que seu restaurante vai precisar trilhar para atingir o sucesso!

No próximo tópico, estão enumerados os passos mais importantes do trabalho com a criação daquela que pode ser considerada a sua vitrine por escrito.

6 passos para criar cardápio para sushi

Todas as etapas apontadas adiante têm a ver com o seu planejamento de cardápio e pode ter certeza de que, se você segui-las, o resultado vai ser mais dinheiro no seu bolso e mais satisfação na vida da sua freguesia.

1. Faça uma lista de possíveis pratos e bebidas

Mesmo que você não tenha certeza de tudo o que vai entrar no cardápio e precise cortar alguma coisa na hora de tirar o planejamento do papel, comece fazendo uma lista daquilo que você pretende vender.

A partir dessa lista, você consegue já ir pensando em nomes para os pratos, nas descrições de cada um deles e até no preço, sem contar que ter em mãos alguma coisa mais fácil de visualizar ajuda na próxima etapa: a de montagem da estrutura do cardápio.

2. Monte a estrutura do cardápio

Para montar a estrutura de qualquer menu, comece dividindo os pratos em categorias, como doces e salgados ou pratos frios e pratos quentes, entradas, principais, acompanhamentos e sobremesas.

Considere também bebidas e outras opções que façam parte do seu serviço, a exemplo de combos especiais e, especificamente no caso de restaurante de sushi, combinados saborosos.

Não esqueça de continuar trabalhando nos títulos de cada prato e na tentativa de descrever bem cada opção, falando dos ingredientes, do sabor e até da textura, principalmente porque muita gente não conhece as peças pelo nome. Aproveite o espaço para vender o seu peixe (literalmente)!

3. Escolha os tipos de sushi do cardápio

Com a lista em mãos e a estrutura esquematizada, você vai precisar decidir o que entra e o que sai.

Existe uma variedade enorme de combinações que você pode incluir no seu cardápio, desde os clássicos até os mais exóticos, e é nesse momento que tudo deve ser considerado.

Para dar uma ideia geral, aqui vai uma tabela com alternativas mais comuns.

Tipos de sushi mais comuns em restaurantes e sugestões de sabores
Categoria Descrição Sabores
Niguiri Arroz japonês coberto com fatia de peixe ou frutos do mar Salmão
Atum
Peixe-branco
Camarão
Vieiras
Sashimi Fatias finas de peixe cru servidas sem arroz Salmão
Atum
Polvo
Peixe-branco
Makis Rolos de alga nori recheados com arroz, peixe ou vegetais Hosomaki (Salmão, Atum, Pepino) Futomaki (Califórnia, Tempurá, Spicy Tuna, Dragon Roll)
Temaki Cones de alga nori recheados com arroz, peixe ou vegetais Salmão
Atum
Camarão
Uramaki Diversas opções de recheios enrolados em arroz japonês California Roll
Rainbow Roll
Spider Roll
Dragon Roll
 

Considere alternativas vegetarianas para alcançar mais gente no dia a dia! Adapte o que você já faz com ingredientes animais e use legumes ou abacate como base, além de apostar nos cogumelos – principalmente o shimeji e o shitake.

4. Planeje os acompanhamentos para sushi

Tendo definido o que será servido por aí, outra parte muito importante de um cardápio de comida japonesa são os molhos e acompanhamentos que podem ser servidos junto com o sushi.

Dá para criar especiais da casa? Com certeza! Mas tenha como obrigatórios aqueles mais tradicionais.

A lista de possibilidades aqui é grande, então, outra tabela pode ser a melhor maneira de ajudar você a visualizar melhor.

Molhos e acompanhamentos para sushi
Nome Características
Molho Shoyu Molho de soja tradicional, essencial em qualquer restaurante de comida japonesa. Sirva o light e o normal.
Molho Ponzu Um molho leve e cítrico que tem como base o próprio shoyu e combina muito bem com frutos do mar.
Molho Tarê Molho à base de soja e Mirin (saquê culinário típico japonês), adocicado e espesso, ótimo para grelhados e sashimis.
Molho Sriracha Molho de pimenta comumente usado em países como a Tailândia.
Maionese picante Geralmente, esse condimento é a mistura da maionese comum com o molho sriracha, usado em rolls especiais para adicionar cremosidade e sabor picante
Gergelim torrado Pode ser preto, branco ou misturado. Para ser polvilhado sobre os sushis para adicionar crocância.
Wasabi Raiz forte japonesa, geralmente servida em pasta e separadamente, para ser consumida somente por quem gostar.
Shoga Fatias finas de gengibre em conserva, servidas separadamente aos clientes e consumidas como guarnição ou para limpar o paladar entre um tipo e outro de sushi.
Gari Gengibre doce em conserva, tradicionalmente servido para limpar o paladar entre diferentes tipos de sushi.
Sunomono Salada de pepino japonês temperada e servida como entrada ou acompanhamento para as peças.
 

Caso o seu estabelecimento conte com uma cozinha maior, com mais equipamentos, e você esteja disposto(a) a ampliar seu leque de opções para além dos peixes propriamente ditos, considere, ainda, servir pratos quentes.

Os vegetais ou frutos do mar empanados e fritos que dão origem ao tempurá são uma alternativa, junto com espetinhos grelhados (os yakitori) e gyozas, aqueles pastéis japoneses recheados com carne de porco ou legumes, servidos cozidos ou fritos.

Use as duas tabelas trazidas acima e considere tudo o que será colocado nas receitas para definir quanto cobrar por cada venda. Parta para a precificação do seu menu!

5. Faça a precificação dos itens do cardápio

Converse com diferentes fornecedores da sua região, veja quais têm melhores condições para você e com quem você se sente mais à vontade em fechar negócios e utilize as informações obtidas durante a negociação para começar a definir os preços do seu sushi, dos acompanhamentos e de tudo o mais que você vender.

Não se esqueça: precificar corretamente os itens do seu cardápio é um dos fatores principais que definem a lucratividade do restaurante!

Dependendo da disponibilidade de insumos, trace um plano B para quando precisar mudar algumas receitas aqui e ali ou faça mudanças imediatas para baixar custos – mesmo que você queira muito usar um camarão gigante em um prato, talvez compense mais comprar peças menorzinhas… Só faça questão de sempre manter a qualidade.

Tenha como base a ficha técnica que você vai montar de cada prato e nada de chutar valores.

Sua precificação precisa levar em conta os aspectos listados abaixo.

  • Quantidade de cada ingrediente para cada receita
  • Quantas porções cada receita rende (em número de peças ou similar)
  • Divisão dos custos totais pela quantidade de peças por receita
  • Adição, ao cálculo, dos custos fixos e variáveis do restaurante
  • Margem de lucro desejada

Sabendo disso, lembre-se de distribuir, no valor de cada prato, uma porcentagem do total dos seus custos que vão além daqueles com compra de ingredientes e produção, para que 100% do dinheiro que sai do seu bolso seja repassado ao consumidor, e tente manter sua margem de lucro em, pelo menos, 20%.

Isso significa que, depois de calcular todos os seus gastos e transformá-los no preço de cada prato, você deve somar, ao valor, 20% do total dos gastos para chegar à precificação final.

A margem pode variar um pouco para mais ou para menos, desde que faça sentido com a realidade do seu negócio e a do consumidor também!

Para precificar itens prontos, como bebidas, vai ser só aplicá-la e pronto.

Finalmente, compare seus preços finais com os da concorrência, verifique se não estão muito altos e, se estiverem, entenda o que pode melhorar e para onde o dinheiro está indo. Valores muito menores também podem ser ruins e até representar a compra de insumos de uma qualidade inferior: preocupe-se com eles na mesma medida e faça ajustes.

Por último, mas não menos importante, aposte em uma coisa que cai muito bem tanto no seu serviço quanto na sua gestão e na divulgação do seu restaurante!

6. Implemente um cardápio digital para restaurante japonês

O último passo – e um dos mais importantes – da criação de menu para restaurante de sushi é escolher uma ferramenta de cardápio digital renomada e reconhecida no mercado, com recursos capazes de atender tanto às suas necessidades quanto as dos seus clientes.

Com ela, os itens à venda são muito mais fáceis de adicionar ou remover, é possível apresentar os pratos aos consumidores através de várias imagens em alta definição e fazer descrições completas dos produtos sem se limitar à quantidade de caracteres!

Sem falar na possibilidade de gestão e gerenciamento de mesas feita 100% através da tecnologia, reduzindo gastos de tempo e dinheiro e aumentando o ticket médio e a lucratividade geral do restaurante.

Dá uma olhada em como pode ficar o seu menu em tablet:

Uma mulher e um homem sentados em mesa de restaurante japonês, sobre a mesa uma barca de sushi, dois drinks e cardápio em tablet abrahão mostrando alguns itens do cardápio do restaurante na tela do tablet

O melhor é que ele se torna uma estratégia de marketing também!

Preço e estratégia de marketing para cardápio têm tudo a ver

Cardápios digitais dão muita credibilidade e destaque para os restaurantes independentemente das estratégias de marketing que seus gestores decidem utilizar, a exemplo de redes sociais, do e-mail marketing e da personalização de embalagens.

Algumas estratégias desse universo das divulgações são mais simples e com quase nenhum custo, outras mais elaboradas e não tão baratas assim.

Antes de ir, relembre as principais.

Redes sociais

São as plataformas, como Instagram, Facebook e TikTok, usadas para compartilhar fotos de pratos, promoções especiais e eventos no restaurante, funcionando como uma ótima opção para você interagir com os clientes e divulgar o restaurante nas redes sociais.

As redes propriamente ditas não têm quase nenhum custo, mas muitos gestores optam por investir em anúncios e na produção de conteúdo profissional para ganhar ainda mais visibilidade.

Marketing através da personalização

A estratégia de personalização nada mais é do que deixar tudo com a cara do seu negócio, desde as embalagens para delivery até os uniformes dos garçons e garçonetes, passando pelo ambiente do restaurante, o próprio cardápio etc.

Isso ajuda a consolidar a marca e mantê-la sempre no subconsciente da clientela, tornando-a, com o passar do tempo, uma referência sempre que as pessoas pensarem em sushi.

Costuma ser necessário investir um certo dinheiro para a aquisição desse material de marketing personalizado, então, é bom fazer uma lista com possíveis fornecedores de cada item e comparar preços.

E-mail marketing

Muito antes das redes sociais, o e-mail era o principal canal de comunicação das marcas e, ainda hoje, ele segue firme como um canal de marketing eficiente.

O e-mail marketing para restaurantes consiste em enviar, para uma base de contatos específica, mensagens personalizadas com promoções, novidades, destaques do cardápio, informações sobre datas comemorativas etc.

A grande vantagem é que esse processo pode ser automatizado com algumas ferramentas e, se você quiser colocá-lo em prática, só precisa investir em um pouco de criatividade e tempo para criar os e-mails, além de um valor para assinar as ferramentas de disparo de mensagens automatizadas.

O conhecimento e o preparo vão definir o sucesso do seu empreendimento – somados à experiência do primeiro cliente quando ele se sentar à mesa. Ganbatte Kudasai! Boa sorte e dê o seu melhor!

E-book enviado com sucesso!

Agora você pode ler este e-book sempre que quiser. Agradecemos o interesse.

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