Escolher estrategicamente as opções de alimentos e bebidas que serão vendidos e caprichar no layout, adicionando boas fotos e descrições, são só algumas técnicas de como melhorar o cardápio no iFood para o seu restaurante ficar à frente da concorrência.
Mas, apesar de importantes, só essas mudanças não são suficientes para definir o sucesso das vendas na plataforma, por isso, busque diferenciais para o menu que food services do mesmo nicho ou da mesma região não tenham.
Experimente:
- apresentar os itens da forma mais criativa possível;
- fazer descrições claras e trazer frases atrativas ou ingredientes que só o seu restaurante usa; e
- oferecer preços justos e que façam sentido para o consumidor.
O delivery se tornou muito popular nos últimos anos e, segundo a Associação de Bares e Restaurantes do país (Abrasel), virou hábito para 60% dos brasileiros. Então, é hora de aproveitar as oportunidades de explorá-lo!
Fique atento aos detalhes e aplique, o quanto antes, as dicas para melhorar o cardápio do iFood que vamos trazer para você neste artigo.
Como montar um cardápio vendedor no iFood?
O sabor dos pratos importa tanto quanto a aparência e a disposição de todos eles no menu. Por isso, para vender mais e atrair novos clientes, um cardápio para o iFood tem que ser organizado e de fácil visualização.
As descrições dos produtos nesse cardápio também precisam ser fáceis de ler e trazer informações que esclareçam possíveis dúvidas de quem está decidindo o que comer. Tudo para tornar o processo da compra mais intuitivo.
Afinal, não adianta ter os itens mais saborosos da plataforma se o visual do menu não tornar prático aquele famoso momento da escolha.
Quer fazer mudanças e precisa decidir por onde começar? Não se preocupe! Nós vamos ensinar, logo abaixo, tudo o que você precisa saber para montar um cardápio no iFood que traga ainda mais lucros para o seu restaurante.
1. Escolha itens que funcionem para delivery
Para garantir a satisfação do consumidor, é preciso escolher itens que chamem a atenção de quem está em casa ou no escritório e deseja fazer um pedido, por exemplo, e que cheguem direitinho ao destino, sem sujeira ou perda de qualidade.
Ter opções que ficam muito bem no cardápio, mas não funcionam na entrega, não dá lucro e ainda pode prejudicar a imagem e reputação do restaurante, diminuindo as avaliações positivas na plataforma de delivery.
Então, antes de tudo, faça uma análise dos pratos e até mesmo das bebidas e observe quais chegam ao cliente com a mesma qualidade de apresentação de quando são servidos no seu espaço físico, além de já decidir como eles serão embalados.
Opte por embalagens funcionais
Para manter a qualidade dos produtos, os pacotes do seu delivery precisam ser resistentes, ter o tamanho certo e manter a temperatura dos produtos, sem alterar a consistência, a cor ou o sabor.
Eles também devem garantir a segurança do alimento durante o transporte, evitando contaminações.
Uma embalagem apropriada para delivery e personalizada com o nome do estabelecimento é uma ótima estratégia para fixar a marca na cabeça do cliente, influenciando-o, indiretamente, a lembrar do seu estabelecimento e pedir mais vezes.
Em um delivery, caprichar nesse aspecto mostra que a sua equipe se preocupa com os detalhes e com a forma que o cliente recebe sua entrega.
2. Tenha equilíbrio na quantidade de opções
Além de definir quais pratos e bebidas vão para o seu cardápio, ofereça alternativas doces e salgadas para agradar a todos, mas não extrapole na quantidade de opções do menu, senão, você pode acabar perdendo o foco da sua proposta ou prejudicando a qualidade das entregas.
Pode parecer legal ter vários itens à venda pelo delivery, mas um número muito grande de produtos deixa o cliente em dúvida e torna o processo de compra mais difícil, aumentando a chance de ele procurar outro restaurante que não gere esse sentimento de indecisão.
E ainda: quanto mais pratos você disponibiliza, maior precisa ser a estrutura da cozinha e o investimento em equipamentos, embalagens e pessoal. Alimentos com modos de preparo semelhantes agilizam o processo e chegam mais rápido ao consumidor.
Por isso, pense em produtos certeiros e não esqueça de adicionar pelo menos uma refeição vegetariana e sem lactose para incluir as pessoas que muitas vezes têm dificuldades em achar locais que ofereçam esses produtos.
3. Capriche nas fotos e descrições do cardápio
No sistema de delivery, o menu é o único contato que o consumidor tem com o restaurante antes de realizar o pedido e caberá a você aplicar algumas técnicas ao desenvolvê-lo, pensando em convencer o usuário, através dele, que a sua loja traz as melhores opções.
Utilize a engenharia de cardápio para realizar mudanças simples e construir um menu intuitivo, bonito e de fácil visualização para agradar o cliente e levá-lo a comprar o seu produto!
Preocupe-se com o posicionamento de cada item, o texto das descrições e as fotos dos produtos. Saiba mais aqui embaixo!
Organize os itens de forma atrativa
Procure dar destaque para os pratos mais saborosos e com os melhores preços, deixando-os no início ou no final do cardápio: esses são os lugares que mais chamam a atenção na hora de pedir comida por delivery.
Busque destacar promoções e combos também! Dessa forma, você aumenta a chance de quem ainda não conhece o seu restaurante fazer um pedido, afinal, quem não gosta de um desconto?
Outra excelente estratégia é dividir o cardápio em categorias – bebidas, pratos principais e sobremesas, por exemplo – para que o usuário consiga encontrar com mais facilidade o que está procurando.
Experimente também criar um destaque com os produtos mais vendidos ou opções exclusivas da semana.
Tudo isso vai dar um ar mais organizado ao seu menu e ajudar naquela ideia de não deixar o cliente cansado enquanto busca pela refeição, impedindo-o de fazer seu pedido em outro perfil da plataforma, simplesmente porque a escolha está mais fácil lá.
Mas, mais do que um cardápio bem organizado, você precisa de descrições fáceis de ler e compreender!
Use uma linguagem simples
O setor de alimentos lida com pessoas diferentes, que têm graus de conhecimento diversos. Por isso, use um vocabulário simples e acessível para todos no menu do delivery do seu restaurante.
Ao apresentar um prato ou uma bebida, traga uma lista de cada um dos seus ingredientes e explique o que são aqueles menos conhecidos. Também deixe claro o tamanho ou a quantidade de cada item.
Isso ajuda o consumidor a fazer as escolhas de acordo com suas preferências alimentares e talvez pedir a retirada, quando possível, de algum item do prato que não seja do seu agrado.
Convide-o a saber mais sobre o alimento ou a bebida, degustando-os. Essa é outra estratégia bastante válida, porque o instiga, principalmente depois que ele prestou atenção ao conjunto foto + descrição de um determinado produto.
Aproveite e escolha nomes criativos para todos os itens: eles serão a "cereja do bolo" para o despertar completo da curiosidade (que leva ao pedido)!
Tudo pronto? Agora, lembre-se de revisar o cardápio antes de colocá-lo no ar e sempre que precisar fazer alguma alteração, principalmente para garantir que erros de digitação ou gramática não aconteçam. Esses deslizes podem causar má impressão ao consumidor.
Falando em impressão, que tal boas imagens para mostrar o cuidado com os pratos e despertar ainda mais a fome de quem entra no perfil do seu restaurante nas plataformas?
Invista nas imagens que vão para o cardápio
Elas serão o primeiro contato do seu cliente com os pratos e aparecerão antes mesmo das descrições ou até dos nomes de cada item, então, utilize-as como amostras do que ele vai receber em casa e tire fotos saborosas do cardápio para incentivar o consumo.
Use imagens próprias! Afinal, o cliente quer receber a mesma coisa que vê na plataforma.
Faça os cliques caprichando no empratamento ou na apresentação dos alimentos e das bebidas e utilize um fundo adequado para todos eles, o mais neutro possível e sem elementos que tirem o foco do produto.
Preocupe-se em conseguir uma luz adequada (de preferência, natural) e capture cada imagem com uma câmera ou um celular que tenha boa resolução. Se quiser, dê alguns toques de edição para tornar a estrela da foto ainda mais tentadora.
4. Fique de olho nos feedbacks e faça ajustes quando necessário
Críticas são sempre bem-vindas quando o objetivo é fazer melhorias: escute os seus clientes e descubra o que eles têm para sugerir sobre o menu que você disponibilizou nas plataformas de delivery.
Se há uma crítica, certamente algum problema está gerando insatisfação e precisa ser resolvido. Então, observe o que está funcionando e o que precisa ser melhorado.
O iFood, especificamente, disponibiliza uma ferramenta para avaliação das ações de marketing dos restaurantes cadastrados, com relatórios de desempenho das publicações do feed, hábitos de compra dos consumidores e resultado das promoções.
Utilize-a a seu favor!
O segredo é se esforçar para conseguir boas avaliações! A ferramenta também funciona para mostrar ao algoritmo do iFood quais restaurantes devem aparecer no topo quando o cliente abrir o app na tela do celular.
Como aparecer no topo do iFood?
A plataforma conta com seu próprio algoritmo para escolher quais lojas ficam no topo, usando do número de vendas, agilidade na entrega e avaliações para indicar os melhores restaurantes.
Como em qualquer tecnologia, vai trabalhar para mostrar o que os clientes querem ver:
- cupons de desconto;
- promoções; e
- frete grátis!
Estabelecimentos que oferecem essas facilidades sobem no ranking!
Outro recurso disponível no app são as listas de acesso rápido na tela inicial que dão mais visibilidade aos food services. Fique de olho nessas categorias e adeque o cardápio para entrar em uma delas com propostas atrativas e, assim, ganhar mais acessos.
Se você está disposto a investir mais em propaganda, o iFood disponibiliza a chamada "campanha inteligente", que é paga. Através dela, você divulga suas promoções, garantindo benefícios tanto para o restaurante, quanto para o consumidor.
Também há um feed para postagem por lá, onde você pode publicar fotos atrativas dos pratos, informar o horário de funcionamento e promoções e se mostrar presente, para fixar a sua marca na mente das pessoas.
Agora que você já sabe como montar um cardápio para aumentar as vendas no iFood e o alcance do seu negócio, não tem porque perder tempo! Aplique nossas dicas e saia na frente da concorrência. Bons negócios!
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