Além de modernizar o estabelecimento com uma tecnologia que já caiu no gosto do cliente, implementar um cardápio digital ajuda os restaurantes a venderem mais. É o que prometem as marcas mais conceituadas do setor, como a Abrahão, que desenvolve menus em tablet e QR Code capazes de entregar um aumento de até 40% no ticket médio.
A utilização do recurso vem revolucionando a forma como os food services se conectam com o público-alvo e ajudando gestores a proporcionar uma experiência interativa e personalizada para cada freguês.
E, segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL), o emprego de tecnologia para otimizar o atendimento, em especial da inteligência artificial, só tende a crescer. A novidade é uma das soluções com maior potencial de impactar positivamente os negócios do setor.
Não fique de fora dessa tendência! Continue a leitura e saiba como tirar melhor proveito das ferramentas.
Inovação é realmente importante em restaurante?
Com a crescente competitividade no setor de food service, a inovação se torna um diferencial-chave para o sucesso de um restaurante, principalmente se você parar para pensar que, cada vez mais, não basta apenas oferecer comida boa: o consumidor quer uma experiência única, que o faça desejar voltar – de preferência, trazendo mais gente!
Na hora de proporcionar essa experiência, principalmente o cardápio em tablet entra em cena.
Ele vai muito além do cardápio convencional, impresso em papel, permitindo uma interação mais envolvente com os clientes e, em especial, com as novas gerações, que vêm preferindo cada vez mais os menus digitais.
Com recursos visuais impressionantes, espaço específico para descrições muito criativas e saborosas e até mesmo oferecendo a possibilidade de as pessoas adicionarem observações ao pedido ou solicitarem modificações nos pratos e nas bebidas, a ferramenta permite aos estabelecimentos cativar o público através da inovação.
É assim que os modelos se destacam da concorrência.
Como o cardápio digital pode ajudar seu negócio?
Adotar um cardápio digital ajuda a elevar o nível da food experience desde o momento em que o freguês se senta à mesa até o pagamento da conta.
A tecnologia como oferecida pela Abrahão é completamente voltada à análise dos hábitos de cada cliente e os menus inteligentes funcionam, então, como assistentes de mesa.
Eles acumulam informações para prever comportamentos, oferecer a cada pessoa exatamente o que as interessa e guiar gestores nas tomadas de decisão.
E, além de encantar os clientes com uma apresentação mais atrativa de todos os itens, o cardápio digital oferece outras facilidades que impactam na organização e na eficiência do atendimento também!
Uma das principais vantagens nesse sentido é a agilidade na mudança dos itens: com apenas alguns toques, dá para adicionar ou remover opções, alterar preços ou destacar promoções especiais, mantendo o cardápio sempre atualizado de onde os gestores estiverem e em tempo real.
Isso permite que o restaurante esteja constantemente alinhado às preferências dos clientes e tendências do mercado, garantindo vendas mais dinâmicas e mais vendas também, sabe por quê? Porque as pessoas consomem com gosto! Literalmente, inclusive.
Como o cardápio digital pode melhorar a experiência do cliente?
Se a experiência do cliente é fundamental para a satisfação e fidelização do público de um restaurante, o cardápio digital pode ser considerado o principal responsável por aprimorar essa experiência ao proporcionar um processo de escolha de alimentos e bebidas mais prático e informativo.
Mas isso você já viu anteriormente! O cardápio digital Abrahão oferece outras vantagens:
- é um menu interativo que dá ao cliente uma visão mais completa do que ele está prestes a saborear;
- também permite que o consumidor personalize o pedido, adaptando o prato de acordo com seu gosto particular;
- se comunica diretamente com a cozinha, agilizando o atendimento e diminuindo o tempo de espera; e
- facilita também a comunicação dos consumidores com os garçons.
Bateu uma dúvida ou o freguês precisa pedir talheres extras ou um copo com limão? Através do botão “chamar garçom” e deixando uma especificação antes mesmo de o atendente aparecer por perto, fica muito mais rápido conseguir a limpeza da mesa, solicitar mais gelo e por aí vai.
Sem contar que a interatividade do cardápio funciona como um fator turístico, porque tanta inovação não só fica na memória do cliente e o incentiva a voltar ao espaço como também cativa quem precisa de ainda mais segurança na hora de comer e beber – a exemplo de estrangeiros que não falam o idioma.
Cria-se, então (e de novo!), uma conexão mais significativa do público com o restaurante, tornando a experiência gastronômica ainda mais memorável e que alavanca as vendas por tabela.
Como o cardápio digital ajuda no aumento de vendas?
O cardápio digital tem um impacto direto no aumento das vendas dos restaurantes pois otimiza todo o processo de atendimento, o gerenciamento dos pedidos e a oferta personalizada de promoções e combos sob medida para cada perfil de cliente.
Vale reforçar que isso acontece quando a tecnologia é implementada por especialistas!
Abaixo, você confere como uma implementação bem-sucedida de um cardápio digital ajuda a escalar as vendas e o consumo por mesa, beneficiando o seu restaurante.
Ajuda a aumentar a eficiência do processo de pedidos
Garçons não precisam realizar o atendimento para tirar o pedido e podem ficar com tarefas mais estratégicas e humanas, o que reduz o tempo de espera dos clientes, algo que por si só já torna a experiência mais agradável, afinal, ninguém curte ficar esperando, especialmente quando a casa está cheia e a equipe na correria.
A comunicação com a cozinha também acontece diretamente através da tecnologia, o que reduz erros e falhas.
Permite melhorar a precisão dos pedidos e reduzir erros
Os pedidos feitos pelo menu digital podem ser enviados automaticamente para a cozinha, eliminando erros de comunicação que podem ocorrer quando os garçons estão com muita demanda e anotando tudo em papel.
Isso garante que os pratos sejam preparados exatamente como solicitados pelos clientes, aumentando a satisfação, evitando desperdícios e retrabalho.
Facilita a personalização do cardápio
Um outro diferencial que chama a atenção do menu digital é a flexibilidade de personalizar os pratos de acordo com as preferências do consumidor e deixar que o próprio cliente mande observações e faça solicitações específicas.
A personalização de um cardápio moderno permite, por exemplo:
- adicionar ou remover ingredientes;
- escolher o ponto da carne;
- optar por insumos vegetarianos ou veganos na produção;
- retirar ou substituir ingredientes que causem alergia;
- dentre outras possibilidades.
Todas essas funcionalidades incentivam a freguesia a experimentar novas combinações – inclusive as sugeridas pela tecnologia! –, o que pode resultar na venda de adicionais, além de garantir a fidelização pela comodidade do atendimento customizado.
Impulsiona as vendas de bebidas e sobremesas
O cardápio digital também é uma poderosa ferramenta de marketing para os restaurantes. Através dele, o gestor pode dar destaque a promoções especiais, oferecer combos atraentes e impulsionar a venda de bebidas e sobremesas.
E você sabia que o cardápio em tablet Abrahão pode, inclusive, ser programado para mostrar a quem estiver sentado à mesa dos bares e restaurantes uma sugestão de sobremesa alguns minutos depois do pedido do prato principal? Essa é uma das funcionalidades que justifica o aumento do ticket médio!
Facilita o ato de promover ofertas especiais
Por último, dentre os benefícios do cardápio digital que ganham destaque neste artigo, está a facilidade da promoção de ofertas especiais: o gestor escolhe quais são as ofertas e elas aparecem logo na tela inicial do menu, ilustradas por fotografias que dão água na boca.
A maior visibilidade das promoções incentiva os clientes a aproveitarem as oportunidades, aumentando as vendas dos itens em destaque, então, quando combinada com a inteligência de mesa que faz sugestões para os consumidores, a personalização de anúncios no cardápio digital garante o aumento do consumo por mesa.
Uma proposta que vale, principalmente, para o menu em tablet. Uma das melhores alternativas digitais para food services da atualidade.
Quais os tipos de cardápio digital que existem?
Existem diferentes modelos de menus digitais disponíveis no mercado, cada um com funcionalidades específicas. Os mais populares podem ser acessados por tablets disponibilizados nas mesas do restaurante e também existem aqueles mais simples, feitos em QR Code.
A escolha do tipo de cardápio digital depende das necessidades e recursos de cada estabelecimento, mas você viu, no decorrer deste artigo, que uma das principais recomendações em termos de custo benefício é o recurso em tablet.
A Abrahão pode oferecer ao seu estabelecimento tanto uma quanto a outra solução e vai ajudá-lo(a) a descobrir qual é ideal para o seu modelo de negócio e o perfil dos seus clientes. Se quiser, também pode contribuir com a integração entre o cardápio digital com inteligência de mesa a um gestor de filas!
Navegue pelo site, conheça melhor as alternativas e solicite uma demonstração.
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