Cardápios modernos: como inovar para destacar da concorrência

O cardápio é o primeiro vendedor do seu restaurante e precisa estar adequado a esse papel. Descubra como você pode inovar no seu food service criando cardápios modernos!

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Cardápios modernos

Originalidade é a palavra-chave se você quiser criar cardápios modernos para o seu estabelecimento. Trazer novidades para o layout e caprichar nas descrições são algumas das estratégias que você pode usar para surpreender positivamente seus clientes e vencer a concorrência.

Além de apresentar os pratos, um menu deve mostrar os pontos fortes, a proposta e os diferenciais do food service, afinal de contas, ele é o primeiro vendedor e deve colocar em destaque as melhores opções da casa.

Considere esse recurso como parte da experiência gastronômica do seu consumidor e planeje cada detalhe. Para ajudar você, trouxemos algumas ideias para inspirar a criação de um cardápio inovador!

Como ser inovador em um restaurante?

Use estratégias que valorizem os pontos fortes do estabelecimento ou delivery. Se você tem pratos e bebidas com a cara do seu restaurante, também precisa de um cardápio com um design que transpareça essa proposta, certo?

A comunicação visual deve convencer os clientes a comprarem um item mas, quando as opções estão dispostas de maneira confusa, sua organização pode mais atrapalhar do que ajudar ou, ainda, gerar dúvidas sobre os produtos vendidos e os preços.

Em qualquer food service, é importante ter um menu limpo – tanto no quesito visual quanto de higiene –, porque isso será fundamental na formação da opinião do consumidor e no processo de venda.

Quer saber como garantir esses pontos com maestria? Então, dá uma olhada nestas estratégias eficientes para melhorar o seu negócio.

Como inovar o cardápio do restaurante em 5 passos

Para inovar, será preciso estar atento a detalhes como a organização do menu, já que um layout bem planejado ajuda o cliente a fazer sua escolha rapidamente e se sentir bem com a própria decisão.

Além disso, se você tem cardápios físicos no seu estabelecimento, atente-se à cor das páginas e às fontes, para que a leitura de títulos e descrições seja fácil.

Lembre-se de que seu menu precisa ser único e entregar o que ninguém mais entrega, por isso, crie um design original e tenha mais controle sobre os detalhes presentes nele.

1.  Destaque seus pontos fortes no cardápio

A sua brigada de cozinha faz um molho excelente com ingredientes frescos? Seu restaurante oferece os melhores preços do mercado? O espaço físico entrega food experience através de um tema diferenciado? Todo e qualquer ponto de destaque no seu estabelecimento merece uma atenção especial.

Para ajudar nas vendas e aguçar a fome dos clientes, capriche na descrição do cardápio e inclua aromas, texturas e os sabores presentes na preparação. Essas pequenas adições fazem diferença no ticket médio e na fidelização do consumidor.

2.  Invista em modernidade

Tudo que é novo chama a atenção e não seria diferente com o seu cardápio: as pessoas são atraídas por novidades e um pouco de tecnologia pode tanto conquistar o cliente quanto ajudar na administração do seu estabelecimento.

Um cardápio digital de autoatendimento, por exemplo, permite que você faça alterações em tempo real nos pratos e nas bebidas disponíveis – e sem que você tenha que se preocupar com os gastos de impressão. Também diminui erros nos pedidos e o tempo de espera e ainda é uma ferramenta interativa que agiliza o atendimento.

3.  Ofereça pratos inclusivos

Quem não quer ficar para trás nos dias de hoje precisa oferecer cardápios inovadores com opções vegetarianas, já que o número de pessoas que estão restringindo o consumo de carne vem aumentando a cada dia.

Na fila do consumo consciente vêm também os veganos – que não consomem nada que seja de origem animal – e aqueles consumidores com dietas mais restritivas por conta de intolerâncias alimentares. Pense neles!

As alternativas oferecidas devem ir além da clássica “saladinha” ou do dadinho de tapioca somente. Capriche na experiência que essas pessoas poderão ter no seu food service e permita que diferentes grupos frequentem o local.

4.  Sugira combinações de bebidas no cardápio

As bebidas são uma combinação importante durante as refeições e muitos clientes têm dúvidas quanto ao que pedir. Se o seu restaurante oferece vinhos, por exemplo, por que não sugerir no próprio cardápio quais opções mais combinam com cada prato?

Além de ajudar o cliente a fazer uma boa escolha e ter uma food experience mais completa ao escolher o melhor acompanhamento para a refeição, você pode diminuir o tempo levado para a realização de um pedido e também aumentar o seu ticket médio com uma estratégia de cross selling!

5.  Ofereça menos opções, mas com mais qualidade

Uma grande diversidade de produtos no cardápio pode parecer uma boa ideia para abranger diferentes gostos, mas, quando essa quantidade de itens ultrapassa o bom senso, o menu pode se tornar confuso e deixar os clientes indecisos sobre o que pedir.

Antes que isso vire um problema, invista em itens-chave e de qualidade em vez de trabalhar com várias alternativas ao mesmo tempo. Outra opção interessante, se você tem muitos pratos que precisam estar presentes no seu menu, é optar por cardápios sazonais.

Dessa forma, além de variar a carta de opções e trazer novidade para os consumidores, você pode organizar conforme a sazonalidade dos alimentos, usando ingredientes mais frescos que resultam em maior qualidade nas receitas.

Essas dicas podem ser usadas para diversos modelos de restaurante que estejam buscando oferecer cardápios criativos, atrativos e inovadores aos clientes, trazendo mais diferenciais do que a concorrência e aumentando suas vendas.

E elas não param por aí, já que é possível aplicar as estratégias em estabelecimentos como hamburguerias, lanchonetes e até cafeterias!

Que tal dicas mais focadas no seu tipo de estabelecimento? Trouxemos outras três ideias inovadoras que podem te inspirar. Confira abaixo!

Como inovar no cardápio de uma lanchonete: 3 ideias incríveis!

Como todo food service, uma lanchonete precisa ter identidade visual própria para ser lembrada pelas pessoas. Quer inovar nesse ramo? Planeje-se e invista no seu estabelecimento para atrair novos consumidores, fidelizar os antigos e aumentar a sua lucratividade com as dicas que deixamos abaixo!

1.  Ofereça combos na primeira página

Além de seguir a tendência do minimalismo e dar uma aparência mais clean para o seu menu, uma boa alternativa para quando você quiser vender mais é ofertar combos já na primeira página.

Combine sanduíches e porções ou sanduíches, porções e bebidas – quem sabe até todos eles e uma sobremesa bem gostosa! – e anuncie essas misturas a um preço mais justo do que se cada item fosse comprado individualmente.

Se a sua lanchonete tiver uma pegada mais descolada, faça brincadeiras em cima de cada anúncio ou traga ilustrações divertidas para captar a atenção do público.

Num cardápio digital em tablet, você pode planejar atualizações das promoções semanalmente ou até diariamente. No menu impresso, não, então, pense bem sobre o que vai oferecer.

2.  Deixe explícito que a comida é instagramável

Use a sua criatividade e busque maneiras de mostrar para o consumidor que, quando o pedido chegar à mesa, ele poderá ser fotografado e publicado para que todo mundo nas redes sociais curta e comente.

Sanduíches “queijudos” e milk-shakes em taças incríveis são exemplos de comidas instagramáveis. Faça fotos dos seus usando algumas táticas para elevar o nível das imagens de um cardápio e coloque-as em posições estratégicas no menu.

Quem bate o olho já sabe: “vou pedir esse pra poder fazer uma publicação bem legal no Instagram!” e as chances de o estabelecimento ser marcado nesse post aumentam ainda mais.

3.  Venda opções especiais para crianças e até para pets

Quem é dono(a) de cachorro e vai a uma sorveteria com um sorvete exclusivo para pet no menu, com certeza, voltará outras vezes. Ainda mais se o sorvete for gostoso e saudável!

Por que não repetir essa estratégia de sucesso na sua lanchonete?

Um petisco natural – feito aí ou comprado de algum fornecedor que tenha os mesmos valores que você –, uma tigela fofinha e um carinho são levados muito a sério por pais e mães de pet que frequentam restaurantes.

Aliás, a personalização e a exclusividade também cativa quem é papai e mamãe de crianças de todas as idades, viu? Um prato kids no capricho ou um cardápio kids com três ou quatro opções podem fazer toda a diferença na hora de fechar o caixa no fim do mês.

Essas são apenas algumas ideias que você pode aderir e complementar com outras que já sejam suas ou tenham vindo da sua equipe para agregar mais qualidade ao seu estabelecimento. Conte pra gente o que você achou de cada uma e quais delas pretende adotar!

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