Para fazer um cardápio vendedor, independentemente da forma que você decide vender os produtos do seu bar ou restaurante, aposte em fotos reais, apresente descrições completas ao consumidor, defina uma precificação estratégica para os itens e seja criativo(a).
Você vai ver mais detalhes sobre essas dicas e conferir outras orientações práticas no decorrer deste artigo, então, siga em frente na leitura!
Lembre-se de considerar o tipo de menu que pretende utilizar, o perfil do seu público-alvo e o posicionamento pretendido para a sua marca. E tome como base a famosa “engenharia de cardápio”, metodologia específica para o sucesso na construção dessa espécie de “vitrine” de estabelecimentos do foodservice.
Quais são os tipos de cardápio usados hoje em dia?
Se o primeiro passo para construir um cardápio vendedor é escolher um formato de apresentação dos produtos aos clientes, fique sabendo: atualmente, os tipos de menus mais utilizados são os cardápios digitais. Destaque para aqueles desenvolvidos pela Abrahão e a Goomer por sua otimização de vendas e pelo layout eficiente.
Caso você opte por ainda usar cardápios impressos, escolha entre o modelo tradicional, em prancheta, folha simples ou folheto. Outras alternativas são o cardápio em lousa, banner ou similar.
Decisão tomada? Siga em frente!
Como fazer um cardápio vendedor? 5 passos fundamentais
Contando com um cardápio digital, construir uma “vitrine escrita” (e com imagens, claro!) que influencie positivamente nas suas vendas não vai ser difícil: faça uma lista do que você vai vender, dê nome aos pratos e às bebidas, crie descrições completas de todos os produtos e os organize em categorias.
Suas descrições devem conter informações importantes para quem lida com restrições alimentares, destacar insumos exclusivos ou diferentes, informar sobre ponto da carne ou sobre o quão apimentada é a receita etc.
E não se esqueça das fotos: no cardápio digital Abrahão Goomer, você consegue apresentar até três cliques por produto para o seu cliente ter certeza absoluta de que está pedindo o que deseja consumir!
Aceita um checklist?
- Liste os produtos
- Dê nomes a eles
- Crie descrições completas e informativas
- Organize os itens em categorias
- Adicione imagens reais a cada item
O vídeo adiante mostra bem como fica o resultado final da construção de um cardápio inteligente e dá indícios do porquê a tecnologia é enaltecida por aumentar as vendas em restaurantes:
Você pode assistir outros conteúdos assim nas redes sociais e no YouTube @AbrahãoApp!
Agora, se o seu objetivo é montar um cardápio de sucesso para imprimir e distribuir à freguesia, além de levar em consideração todos os aspectos já mencionados, não deixe de considerar o design, a diagramação, tamanho e estilo da fonte dos textos e impressão de qualidade.
Provavelmente você não conseguirá exibir fotos de todos os itens num menu impresso, então, aposte em outras táticas de persuasão.
Fica aí que tem mais dica!
5 dicas extras de como criar um cardápio atrativo
Para além dos aspectos práticos, alguns pontos devem ser considerados na elaboração do seu cardápio, seja físico ou digital, para usar em aplicativos de entrega, no seu delivery próprio ou no salão.
Dá uma olhada em estratégias de menu que merecem seu cuidado.
- Ter clareza sobre as características e o posicionamento da sua marca
- Entender quais são os desejos e as necessidades do público-alvo
- Explicar com riqueza de detalhes tudo o que é importante sobre cada receita/produto
- Oferecer ao cliente a possibilidade de personalizar o pedido ou, pelo menos, disponibilizar no menu complementos e opcionais
- Definir uma precificação coerente com a ficha técnica dos pratos e das bebidas
Uma pesquisa aprofundada sobre engenharia e psicologia de cardápio vai lhe ajudar no processo. O desenvolvimento de um menu faz parte das diversas técnicas de vendas que agregam valor a um restaurante, portanto, coloque-o como prioridade.
Conte com as dicas do blog da Abrahão Goomer para acertar nesse e em outros quesitos no decorrer da sua trajetória empreendedora e, se gostou da ideia de modernizar – e aumentar o ticket médio em até 40%! –, busque pela alternativa de “Demonstração” aqui no site e solicite-a gratuitamente aos nossos consultores.
Até a próxima!
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