Conheça as vantagens do cardápio sazonal e aprenda a montar!

O cardápio sazonal permite que você ofereça aos seus clientes receitas preparadas com ingredientes mais frescos, nutritivos e baratos, agregando valor aos pratos e conquistando corações. Veja como montar o seu!

Compartilhe

Prato típico de cardápio sazonal

Um cardápio sazonal é perfeito para oferecer algo diferente aos seus clientes, dar uma ótima visibilidade ao seu restaurante e aproveitar melhor os períodos festivos ou estações do ano e os ingredientes que cada um desses períodos oferece em maior quantidade e, para implementá-lo, é preciso conhecer quais insumos vão compor as suas receitas e se organizar para a mudança antes de qualquer coisa.

O menu que muda de acordo com as estações do ano e também leva em consideração as datas especiais é uma excelente opção para o seu estabelecimento se destacar no setor de food service, isso porque quem sai para comer busca, cada vez mais, experimentar sabores únicos e combinações diferentes, um prato cheio para o cardápio sazonal!

E pode até parecer um grande desafio mudar seu menu várias vezes por ano para comportar pratos diferentes, mas, neste artigo, você percebe que as vantagens fazem valer a pena todo o esforço e que os passos não são tão complicados assim. Acompanhe!

O que é um cardápio sazonal?

Um cardápio sazonal é aquele que muda de acordo com as estações do ano ou datas comemorativas, pensado por restaurantes que topam adaptar seus pratos de acordo com as frutas, verduras e legumes que estão disponíveis em melhor qualidade e maior quantidade no período em questão.

A ideia de adotar esse formato não é criar um menu diferente várias vezes por ano, mas reservar uma parte dele para pratos com rotatividade, que a sua cozinha só prepara quando alguns ingredientes estão mais disponíveis e são os mais frescos possíveis. A outra parte pode se manter fixa se você achar melhor!

Ainda dá para aproveitar esse recurso para impulsionar as vendas durante momentos especiais do calendário que envolvem o setor de alimentos, como Páscoa, Natal, festas juninas etc., criando pratos disponíveis de forma limitada apenas nesses períodos, instigando o consumidor a aproveitar a oferta exclusiva e temporária.

Quer conhecer outras vantagens? Continue a leitura!

Quais as vantagens do cardápio sazonal?

Oferecer pratos sazonais no seu menu é um grande atrativo para vender mais, já que os itens costumam ficar disponíveis apenas por um tempo, o que gera um certo senso de urgência no público, que precisa correr para não perder a oportunidade da experiência gastronômica.

Além dessa vantagem principal, existem outras que serão “mera” consequência do sucesso do seu menu. Confira!

Usar ingredientes mais frescos e com melhor preço

Quem trabalha em food service sabe que conseguir bons ingredientes tem resultado direto na qualidade dos pratos servidos pela cozinha e na satisfação dos clientes.

Restaurantes com um cardápio fixo normalmente têm maior dificuldade em manter o estoque de insumos sazonais. Quando estão fora de época, esses ingredientes são mais caros e não duram muito, mesmo quando bem armazenados. Tome os morangos como exemplos!

Ao criar um cardápio que funciona em harmonia com as estações e essa disponibilidade, o restaurante ganha por não precisar comprar esses insumos quando eles estão mais caros.

Além disso, a cozinha também aproveita para utilizar o que tem de melhor e mais fresco quando é época.

Criar um diferencial na cozinha

A sazonalidade do cardápio é uma oportunidade única para que chefs e equipes usem a criatividade e surpreendam seus clientes, isso porque a brigada de cozinha pode abusar da variedade enorme de frutas e verduras que o Brasil tem para oferecer, criando pratos e sabores únicos.

Quem provar essas delícias vai se encantar e frequentar novamente o restaurante mesmo quando os produtos não forem mais os mesmos ou anotar na agenda para voltar assim um prato específico que estiver novamente no menu.

Promover sensação de exclusividade

Poucas coisas deixam um freguês mais feliz do que se sentir especial. Quando ele entra no seu restaurante sabendo que vai ter novas opções ou que vai provar um prato que só sua cozinha prepara, ele se sente assim.

A sensação de exclusividade é um dos poderes do cardápio pensado com a sazonalidade dos alimentos.

Aproveitar melhor períodos festivos

A sazonalidade abrange outros fatores além da produção dos alimentos: as datas comemorativas – e, no Brasil e no mundo, festejar é sempre sinônimo de comida e bebida, não é?

Por esse motivo, seu restaurante pode ter um cardápio sazonal focado em festas e épocas do ano de comemoração, oferecendo pratos, combos e promoções especiais em certas datas, mesmo que elas não envolvam insumos diferentes.

Um dos maiores exemplos é o Dia dos Namorados, quando muitos casais decidem comemorar com um jantar romântico. Se você pensar em pratos especiais para essa data, acompanhados de uma boa carta de vinhos e uma decoração especial, com certeza vai ser a primeira opção de muitos apaixonados.

Outras datas também podem ser aproveitadas da mesma maneira, como Dia das Mães e dos Pais, Dia das Crianças, Ano Novo e por aí vai. Quem sabe você não usufrui até de uma festividade exclusiva da sua região ou cidade?

Ganhar visibilidade positiva

Aproveitar a sazonalidade das frutas, verduras e legumes também é uma ótima oportunidade de promover a consciência ambiental, gerando uma ótima visibilidade para o seu negócio, afinal, alimentos produzidos na época “certa” não precisam de tantos agrotóxicos para se desenvolver e, por isso, os rios e o solo também sofrem menos com a contaminação.

Além disso, você, com certeza, vai conseguir encontrar produtores locais que vendem frutas, verduras e legumes incríveis e a um excelente preço, valorizando a agricultura familiar e a produção orgânica na hora de compôr o seu estoque.

Outra vantagem de consumir localmente é o fato de que a distância que os insumos percorrem do campo até a mesa é muito menor, o que evita grande parte do desperdício que normalmente acontece no transporte e também diminui a emissão de gases que contribuem com o efeito estufa.

Seu restaurante pode e deve utilizar esses pontos positivos para se promover, deixando claro para a clientela que preza pela qualidade da comida e pela preservação do meio ambiente.

Como montar um cardápio sazonal em 6 passos simples

Montar um menu assim exige cuidado, preparo e uma boa dose de pesquisa. Sua equipe vai precisar identificar quais ingredientes estão disponíveis, elaborar receitas para as principais estações, manter opções fixas, não esquecer das bebidas, organizar o estoque e, por fim, divulgar bastante.

Falando nisso, utilize esse diferencial no seu marketing como um ponto de destaque frente aos seus concorrentes. Quem não quer ir em um restaurante que prepara sua comida com ervas frescas, frutas direto do produtor e verduras escolhidas pelo chef?

1.  Identifique quais ingredientes estão disponíveis

O primeiro passo é o mais importante de todos: identificar quais alimentos você consegue comprar localmente e em quais épocas. Confira uma tabela com alguns exemplos de produtos sazonais abaixo!

Estação Frutas Vegetais
Primavera Morango, uva, abacaxi, manga, kiwi Aspargos, ervilha, abobrinha, beterraba, cenoura
Verão Melancia, melão, abacate, caju, ameixa Tomate, pepino, pimentão, milho, berinjela
Outono Maçã, pera, caqui, figo, amora Abóbora, abobrinha, cenoura, batata-doce, espinafre
Inverno Laranja, tangerina, bergamota, kiwi, banana Couve, alho-poró, brócolis, couve-flor, batata

Uma ótima maneira de fazer essa pesquisa é visitando feiras locais de alimentos e conversando com os vendedores, que, muitas vezes, também são produtores.

Pergunte qual a melhor época para cada ingrediente e, se possível, descubra quem faz o plantio usando agrotóxicos. Você pode até mesmo firmar parcerias e garantir que uma parte da produção vá direto do campo para sua cozinha.

2.  Elabore pratos para as principais estações

Assim que você tiver uma lista das melhores épocas para cada ingrediente ou até mesmo antes disso, pensando, justamente, no seu catálogo e estoque, una sua proposta à criatividade do chef e do restante da equipe de cozinha.

Eles vão precisar identificar quais alimentos combinam, criando receitas que tenham cuidado não só com a sazonalidade, mas também com o paladar.

E, se for preciso retirar alguns itens fixos para dar espaço, também será necessário olhar de forma cuidadosa para o seu menu para decidir quantos pratos vão entrar e sair durante esses períodos. Uma ferramenta excelente para ajudar nessa seleção é a engenharia de cardápio.

Com ela, fica mais fácil identificar quais itens do seu menu já vendem bem e dão bom lucro, devendo ser mantidos sempre. Da mesma forma, você vai conseguir saber os pratos que os clientes não pedem, os melhores candidatos a serem substituídos por receitas sazonais.

Não esqueça das receitas especiais para datas comemorativas, como o salpicão no Ano Novo e o peru no Natal.

Aliás, muitas famílias comemoram essas datas reunidas em casa, mas seu restaurante pode se destacar oferecendo o delivery de um jantar completo! Uma promoção assim com certeza vai conquistar aqueles que querem curtir tudo que uma ceia deve ter, mas sem precisarem passar horas na cozinha.

3.  Mantenha opções fixas

Por mais que um cardápio sazonal seja sinônimo de diferencial e lucro, mudar completamente seu menu não é uma boa ideia.

É bem possível que seu restaurante já tenha um bom número de frequentadores, cada um com seus pratos favoritos, então, a ideia de variar tem mais a ver com retirar o que não faz muito sucesso para oferecer sempre coisas novas do que com alterar tudo de uma vez.

Mesmo assim, é possível aplicar o diferencial nos pratos tradicionais, mudando apenas alguns ingredientes. Um filé mignon com batatas salteadas pode ter mais de uma opção de batata, despertando a curiosidade e o interesse da clientela, por exemplo.

4.  Não esqueça das bebidas

Tem coisa melhor do que aproveitar um suco geladinho no calor do verão ou aquecer o coração com um belo chocolate quente no inverno?

Você deve incorporar a sazonalidade dessas e outras bebidas no seu cardápio aproveitando não só a disponibilidade dos ingredientes, como também o clima. Pode ter certeza que elas vão representar uma parte grande das vendas sazonais no seu restaurante.

As frutas são uma parcela bem generosa desses alimentos e muitas delas podem ser usadas nas receitas salgadas e, principalmente, em sobremesas, mas não esqueça das bebidas, como sucos e drinks.

Aqui, a exclusividade também tem importância, tanto quanto deixar claro que a oferta é por tempo limitado!

Lembre-se de que o Brasil é um país continental e com frutos que variam de região para região. É claro que existem aqueles mais explorados comercialmente, como o abacaxi, a laranja e a maçã, mas você pode procurar alternativas como a graviola, o cambuci e o cupuaçu.

5.  Organize seu estoque

Com tudo decidido, chegou a hora de outra etapa muito importante: a organização interna do seu estoque.

Para utilizar os ingredientes mais frescos possíveis não tem segredo, alguém vai ter que ir na feira algumas vezes na semana para comprar verduras e legumes ou estar a postos para receber os fornecedores com mais frequência.

Sem contar que será obrigatório você ter um espaço no seu refrigerador pronto para manter esses alimentos!

Se você pretende modificar o cardápio em datas comemorativas e abusar das promoções, esteja preparado para uma alta demanda, certificando-se de que há espaço para armazenar tudo e que seus fornecedores vão entregar os insumos nas datas.

Existem também ingredientes que podem ser congelados e mantidos por mais tempo no seu menu, mas cuidado! Mantenha sempre um bom controle de datas de validade nas embalagens e recipientes.

Por fim, defina datas de visitas periódicas ao seu estoque para descartar alimentos estragados ou vencidos ou reorganizar aqueles que estão próximos do vencimento com o objetivo de aproveitá-los logo.

Esse processo evita que sua equipe possa esquecer aquela tainha por um ano no fundo do freezer e que o food service caia nas duras garras da fiscalização sanitária.

6.  Divulgue bastante

Criar um cardápio sazonal de inverno e verão ou em dias comemorativos dá bastante trabalho tanto para administração e cozinha, mas o resultado costuma ser bem positivo. Só que, para colher os louros desse sucesso e destacar todas aquelas vantagens lá de cima, você precisa divulgar o seu menu e cada um dos diferenciais que aparecem nele.

Use as ferramentas que seu restaurante tem à disposição para fazer isso, que podem incluir redes sociais, aplicativos de mensagem, seu cardápio digital, rádios locais etc.

O mais importante é destacar os pontos fortes da produção que são os alimentos frescos, da época, preparados em receitas exclusivas e que não vão estar disponíveis o ano todo – nem por aquele preço que vai surpreender quando o assunto for custo-benefício!

Não tenha dúvidas de que aliar a criatividade da sua equipe somada aos mais variados alimentos do Brasil vai aumentar seu lucro e fazer seus clientes se apaixonarem pelo seu restaurante.

E-book enviado com sucesso!

Agora você pode ler este e-book sempre que quiser. Agradecemos o interesse.

Deixe seu comentário

Conheça o Abrahão

Saber mais