Por que não usar cardápio em PDF?

Este artigo é um comparativo entre cardápio em PDF e cardápio digital, que vai provar a você porque a primeira opção não deveria nem mesmo ser cogitada para o seu food service. Leia agora!

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Homem escolhendo item em cardápio digital no seu celular que está sobre uma mesa, dentro de uma cafeteria

Ao contrário do que alguns empreendedores ainda pensam, o uso do cardápio em PDF não é positivo para restaurantes, bares e lanchonetes. Dentre outros motivos, porque, muitas vezes, as fontes e cores do arquivo mais atrapalham do que ajudam a leitura. Sem contar que as imagens quase nunca fazem jus ao que é vendido na vida real!

O formato PDF é positivo para documentos e outros conteúdos similares que precisam ser compartilhados sem que haja a possibilidade do destinatário de editá-los ou modificá-los, só que não funciona tão bem assim quando o assunto é menu de food service.

Além de tudo, esse modelo completou 30 anos em 2023 e já está um pouco desatualizado em comparação com outros mais novos. Especificamente quando o assunto é apresentação de pratos e bebidas, ele não chega nem aos pés de recursos tecnológicos como os melhores cardápios digitais do mercado.

Leia mais!

Por que não usar cardápio em PDF?

Existem diversas maneiras para um restaurante optar por não usar cardápios em PDF e, dentre elas, se destacam:

  • a dificuldade de leitura por parte dos clientes, porque a fonte dos títulos e descrições dos produtos ficam muito pequenas no arquivo final;
  • a necessidade de rolagem da tela ao longo de muitas páginas e dificuldade para localização simplificada de informações ou esclarecimento de dúvidas sobre componentes de determinada receita;
  • a confusão na navegação pelo documento, geralmente causada pela necessidade excessiva de aplicação de zoom para facilitação da leitura ou tentativa de visualização das imagens;
  • a ausência de nitidez e qualidade nas imagens, tornando-as infiéis ao que é oferecido verdadeiramente pelo estabelecimento e talvez até impactando negativamente nas decisões dos consumidores; e
  • a impossibilidade de atualização de itens novos, promoções ou itens faltantes em tempo real.

Aliás, pense bem sobre esse último tópico: não é só a impossibilidade que entra em jogo, mas a necessidade de atualizar, além do documento – e de precisar salvá-lo todo de novo em um novo PDF! –, o QR Code ao qual o arquivo estiver vinculado também.

E tem muito gestor por aí que ainda vai enfrentar a trabalheira de ter que atualizar o documento ou o próprio QR Code em todas as redes sociais, bem como reenviá-los aos clientes frequentes via WhatsApp e afins.

Uma mão de obra danada! Um gasto de tempo e energia desnecessários! Fora que tudo pega muito mal para a reputação do estabelecimento.

“Eu tenho uma lanchonete, não exatamente um restaurante. Nesse caso, não penso que o formato vá ser um problema”. É aí que você se engana, pois o que vale como problema aqui também vale como desvantagem para cardápio de lanche em PDF ou similar.

E cardápio de hambúrguer em PDF, é ruim?

Muito! Tão ruim quanto qualquer outro! Por que arriscar perder fregueses que não conseguem entender o que pode agradá-los ou não ou sequer encontrar onde ficam os molhos e acompanhamentos se você tem a chance de gastar pouco e vender mais através de um cardápio digital por QR Code feito de forma profissional ou de um menu em tablet?

Cardápio digital de pastel: digital ou em PDF?

Digital, sem sombra de dúvidas!

É muito comum que as pastelarias não tenham todas as opções de sabores de pastéis disponíveis todos os dias e nada melhor para administrar isso sem causar transtornos ao consumidor e à cozinha do que um cardápio digital em tablet, por exemplo, e a tecnologia ainda reduz gastos com atendimento.

Com a inovação, dá para:

  • adicionar ou remover itens em tempo real;
  • oferecer aos consumidores a opção de personalização dos pedidos;
  • fazer cada pedido chegar à cozinha sem nenhuma interferência, reduzindo erros, atrasos e desperdício; e
  • vender da melhor maneira, sem precisar contratar funcionários extras ou freelancers mesmo em dias mais movimentados.

O botão “chamar garçom” também permite que você direcione seus atendentes para atividades estratégicas e outras funções enquanto eles não precisam estar disponíveis para o serviço nas mesas, e a possibilidade de pagamento pelo próprio tablet elimina aquela história de “ficar esperando a maquininha”, sabe?

Cardápio de pizza: digital ou em PDF?

Você não precisa refletir por um segundo sequer para encontrar a resposta e ela é “digital, claro!”, inclusive porque as opções mais modernas dessa tecnologia em tablet contam com o chamado “modo pizza” e, portanto, com funcionalidades e recursos ativados exclusivamente para esse tipo de negócio.

Outros diferenciais se tornam realidade na vida de empreendedores e no cotidiano de pizzarias que adotam bons cardápios digitais, além dos já listados no tópico anterior:

  • atendimento rápido e atencioso;
  • redução de custos e aumento das vendas;
  • maior retorno por espaço útil;
  • ticket médio de 20% a 40% maior;
  • implementação fácil e sem interrupção do funcionamento do restaurante;
  • melhor visualização de sabores, descrições e diferenciais por parte dos consumidores; e
  • incentivo ao turismo, em decorrência da configuração “multi-idiomas”, que permite apresentar o menu em diferentes línguas para quem estiver sentado à mesa.

Gostou do que leu, mas ainda não tem certeza de qual caminho seguir? Busque experimentar um cardápio digital para pizzaria alugando o tablet antes de comprá-lo em definitivo.

“Ah, mas o cardápio em PDF também é editável!”. Mais ou menos, mais ou menos...

Cardápio editável PDF vs. cardápio digital editável

Aqui está uma diferenciação rápida dos dois formatos!

  Cardápio em PDF Cardápio digital
Editável
Atualizável
 

A explicação abaixo detalha tudo o que você precisa entender.

Cardápio em PDF

O menu em PDF só é considerado “editável” porque, se o arquivo contendo as informações de pratos e bebidas do estabelecimento for salvo em documento antes de ser convertido para PDF, esse documento poderá ser aberto pelo proprietário outras vezes e modificado.

O problema é que, depois da modificação, caberá ao proprietário salvar uma nova versão do PDF antigo – porque ele não pode ser atualizado “em cima” do já existente – e, em seguida, carregar essa nova versão para um novo QR Code – que também dificilmente pode ser atualizado e costuma precisar ser refeito.

Em seguida, o novo QR Code deve ser compartilhado com todos os clientes mais uma vez, com uma mensagem bem desagradável do tipo “desconsidere o cardápio que você já utilizava” ou “desconsidere o cardápio/QR Code enviado anteriormente”.

Cardápio digital

Um cardápio digital, por sua vez, é verdadeiramente editável e, portanto, tudo o que aparece nele – entre opções de pratos e bebidas, sabores, descrições, títulos e valores – pode ser editado quando necessário e muda em tempo real para visualização por parte do consumidor.

As imagens também podem ser alteradas sempre que você quiser e ninguém precisa ser comunicado sobre as mudanças, porque o mesmo QR Code ao qual a freguesia já tem acesso continua valendo para sempre.

O processo das atualizações facilitadas e em tempo real acontece igualmente nos tablets. Neles, além da mudança das imagens quando e como quiser, você consegue selecionar três diferentes fotos pertencentes a cada produto para conquistar seus clientes pelos olhos, antes mesmo do estômago.

Por que usar cardápio digital?

Empreendedores que usam cardápio digital tomam essa decisão porque querem ajuda para vender mais, modernizar seus negócios, alcançar uma parcela ainda maior de seu público-alvo, melhorar o atendimento e reduzir gastos.

Os outros benefícios do cardápio digital que você conheceu no decorrer deste artigo e também pode encontrar em mais um artigo publicado no blog Abrahão sobre o assunto – Será que vale a pena investir em cardápio digital? – complementam a resposta.

Para não restarem dúvidas, abaixo está uma lista completa dos principais diferenciais que você encontra nas tecnologias Abrahão.

15 benefícios do cardápio digital
  1. Atendimento rápido e atencioso
  2. Maior valor agregado tanto para gestores quanto para clientes
  3. Redução de custos
  4. Aumento das vendas
  5. Máximo retorno por espaço útil
  6. Aumento do consumo por minuto, por mesa e por m²
  7. Gestor de olho em tudo por uma única plataforma
  8. Recomendações automatizadas para nenhuma venda ser perdida
  9. Facilidade e rapidez na hora de adicionar ou remover itens
  10. Implementação facilitada
  11. Direcionamento dos garçons para funções mais estratégicas e importantes
  12. Fornecimento de dados para tomadas de decisão mais assertivas
  13. Atração de turistas para o estabelecimento
  14. Imagens mais nítidas e saborosas
  15. Apresentação de promoções com dia e hora programados

 

E enquanto você passaria horas construindo seu próprio PDF para, depois, se frustrar com o resultado final, criar o seu próprio cardápio digital não vai lhe tomar mais do que alguns minutos!

Como montar seu próprio cardápio?

Separe uma lista dos produtos que você planeja vender, faça a precificação de cada um deles, anote o nome que deseja dar para todos eles, a descrição, os ingredientes e diferenciais desses itens e organize-os em categorias.

Se você fosse montar um cardápio em PDF várias outras etapas viriam depois dessas, mas, para ter um cardápio digital redondinho em mãos, basta você contar com quem entende do assunto e esperar a entrega da tecnologia chegar ao seu endereço (físico, no caso dos tablets, ou de e-mail, no caso dos QR Codes para restaurantes).

E pode dormir tranquilo(a), sabendo que você terá feito a escolha certa!

E-book enviado com sucesso!

Agora você pode ler este e-book sempre que quiser. Agradecemos o interesse.

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