Um cardápio mexicano ideal: o que vender e como montar

Seu restaurante merece o menu ideal, então, leia este artigo e conte com as dicas da Abrahão Goomer para montar aquele cardápio mexicano caliente.

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Mesa com vários pratos mexicanos

Monte um cardápio mexicano encantador para o seu restaurante através de muita pesquisa e estudo para conhecer todas as particularidades e os principais pratos e bebidas da culinária do México, mas buscando saber qual é o gosto do povo brasileiro em relação à essa comida!

A gastronomia do único país da América Latina que também faz parte da América do Norte é muito conhecida pela forte presença da pimenta. Ao mesmo tempo, possui alguns ingredientes básicos que aparecem com igual frequência, como o abacate, o milho, o limão-taiti e o feijão.

E nem adianta começarmos a listar as bebidas logo na introdução deste artigo porque isso é assunto para um tópico exclusivo, então, continue a leitura e aprenda como fazer um cardápio super caliente por aí!

Para começar, como montar um restaurante mexicano?

A dica mais importante para quem quer montar um restaurante, independentemente do tipo de comida a ser servido, é: pense nos detalhes desde a escolha dos equipamentos e do ponto comercial até as licenças de funcionamento, passando pela contratação de pessoal qualificado etc.

Quer saber exatamente o que você precisa colocar no papel para depois transformar em realidade? Leia outro artigo aqui do blog com tudo sobre como montar um restaurante mexicano de sucesso!

Mas antes, aprofunde-se num aspecto específico e importantíssimo do processo: o cardápio. Ele é outra grande peça fundamental e precisa ser visto com atenção na hora dos preparativos.

O que é servido num restaurante mexicano?

Os pratos típicos mais servidos em restaurantes mexicanos aqui no Brasil e mais amados pelos brasileiros são o guacamole, o chilli, os tacos, os churros e o famoso “burrito”.

Guacamole

Prato com Guacamole rodeado de tortillas

O guacamole é um prato tradicional feito à base de abacate picado ou amassado e misturado com suco de limão, sal, tomate, coentro e cebola. Geralmente, esta espécie de patê serve como acompanhamento para tortillas – tipo de pão feito de milho – e para nachos – tortillas torradinhas cortadas em pequenos triângulos.

Chilli

Pequena panela com Chilli sobre uma superfície preta

Muito conhecido por ser um prato Tex-Mex – que mistura duas origens, a texana e a mexicana, porque o Texas (EUA) fica bem pertinho do México e já chegou até a ser província do país –, o chilli é feito com carne moída, feijão-vermelho ou preto, tomate, cebola, pimenta chili e temperos variados e servido como prato principal em muitos restaurantes, quase sempre também com tortillas e nachos.

Taco

Três Tacos recheados enfileirados lado a lado

O taco nada mais é do que uma tortilla dobrada ao meio e recheada com carne bovina ou suína ou com carne de frango. Em muitos estabelecimentos, queijo e uma saladinha de repolho e tomate complementam o recheio, além de o prato vir acompanhado por creme azedo (sour cream).

Burrito

Burrito cortado ao meio sobre uma tabua de madeira

Outro prato Tex-Mex muito conhecido no mundo todo, o burrito consiste em uma grande tortilla aquecida ou grelhada, recheada e enrolada em forma de cilindro, de forma muito parecida com os famosos “wraps”.

Uma diversidade de ingredientes pode compor seu recheio, inclusive aqueles usados para tacos, mas o burrito é maior e pode ser considerado uma refeição completa.

Churros

Três peças de churros mexicanos empratados e decorados com doce de leite e chocolate

Sim, os mexicanos também amam comer churros, mas em vez de a massa frita nos restaurantes tradicionais ser recheada com o doce de leite, a sobremesa chega à mesa sem recheio e o complemento é servido à parte.

Dentre os brasileiros, muita gente aposta no cafézinho para acompanhá-lo, mas isso não quer dizer que o público-alvo do seu negócio também não será fisgado pelas bebidas tradicionais do México – principalmente durante a refeição composta por pratos salgados!

Drinks tradicionais

Os melhores drinks mexicanos para restaurante são a margarita, a michelada e a paloma. O tecuí também aparece em vários cardápios! Ainda, diversos lugares servem tequila pura. Se você quiser fazer isso, certifique-se de comprar uma bebida de excelente qualidade.

  • Tequila: exclusivamente mexicana, é feita à base de agave azul fermentado, uma planta que se desenvolve no solo vulcânico vermelho na cidade de mesmo nome.
  • Margarita: originalmente feita com tequila, suco de limão e licor de laranja, tem um teor alcoólico de 15% a 17% e é uma das bebidas mais tradicionais do país.
  • Michelada: feita com cerveja, pimenta e suco de limão, esta combinação inesperada agrada os consumidores de alcoólicos dos restaurantes. Ela é servida com sal colocado na borda do copo.
  • Paloma: um dos drinks mais populares do México, é uma bebida também alcoólica, mas bem doce e suave. A paloma é feita da mistura de tequila com refrigerante de toranja.
  • Tecuí: um drink que mistura diversos ingredientes, como nozes, frutas frescas, goiaba, laranja, abacaxi, passas, tejocote, canela e amêndoas, e é servido quente.

Agora que você já sabe as principais comidas e bebidas que um bom restaurante mexicano deve ter, está na hora de pôr a mão na massa e criar o cardápio!

5 dicas para criar seu cardápio mexicano

Para montar um cardápio de comida mexicana que seja bem recebido pelos clientes do seu restaurante, você precisa seguir alguns passos básicos, como escolher os pratos a dedo, precificar todos os itens e criar combos.

Veja estas e outras dicas abaixo!

1. Escolha os itens e categorize-os

Os pratos que você conheceu anteriormente são os principais e obrigatórios para restaurantes mexicanos, mas não os únicos. Você pode, sim, adicionar receitas mais tradicionais ou até mais descoladas ao seu menu, só nunca se esqueça de que, muitas vezes, menos é mais.

  • Faça uma lista das alternativas
  • Certifique-se de que o estabelecimento tem espaço, pessoas e recursos suficientes para produzir todos os pratos selecionados
  • Separe os itens por categorias – entrada, principais, sobremesas e bebidas, por exemplo

E já vá pensando nos títulos e nas descrições de cada um para quando chegar a hora de colocar tudo no papel (ou num cardápio digital)!

2. Precifique cada produto e crie combos

Para precificar os itens do seu cardápio, resumidamente, você precisa calcular o custo de produção de cada prato e colocar uma porcentagem de lucro em cada um, valor que vai variar de acordo com o público que quiser atingir e de acordo com as expectativas e possibilidades consideradas no plano de negócios do restaurante.

Aproveite os cálculos e crie combos promocionais também, aqueles “kits” com dois ou mais itens vendidos juntos por um preço melhor do que o cobrado por cada um individualmente.

3. Ofereça personalização para os pedidos

Existem pessoas que gostam de comida mexicana, mas têm alergia ou simplesmente não são fãs de pimenta, então, apesar de a culinária ser composta de pratos muito apimentados, ofereça a opção de personalização dos pedidos!

Vale também disponibilizar a alternativa de retirar carne ou produtos animais de determinados itens para agradar vegetarianos ou até veganos.

Para não perder nenhuma venda, nada melhor do que permitir que o cliente possa personalizar seu prato! E já pensou fazer isso sem precisar de um garçom despendendo loooongos minutos para atender uma única mesa? A facilidade é oferecida por cardápios digitais em tablet e cardápios digitais em QR Code, por exemplo.

4. Escolha o tipo de cardápio e defina o layout

Escolha qual tipo de cardápio você vai usar e defina como ele será construído e quais cores, fontes e formas devem aparecer nele – preferencialmente, aquelas que pertencerem à identidade visual da marca como um todo.

A dica aqui é trazer à vida elementos e tons da cultura mexicana: cores vibrantes, sombreros, cactos e as famosas caveiras do Dia de Los Muertos são ótimas opções! Arriba!

5. Monte o menu

Aplicando a engenharia de cardápio e usufruindo do que ficou definido no passo anterior, monte o seu menu e vá atualizando as alternativas conforme fizer testes, sabendo que essa ciência traz ainda mais retorno quando você consegue usar dados sobre os pratos e as bebidas mais vendidos e que geram mais retorno para seu restaurante.

Evite usar R$ na frente do preço e facilite a leitura do conteúdo colocando-o, preferencialmente, justificado à direita e organizando as categorias de cima para baixo e da esquerda para direita. Inspire-se pelo exemplo de modelo de cardápio mexicano trazido na imagem!

Modelo de cardápio mexicano elaborado por Abrahão/Goomer

Protinho! Agora, você sabe tudo o que precisa para criar seu cardápio mexicano da melhor maneira possível e que, com certeza, fará muito sucesso com seus clientes. Hasta la próxima!

E-book enviado com sucesso!

Agora você pode ler este e-book sempre que quiser. Agradecemos o interesse.

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