A dieta low-carb é uma dieta que elimina os carboidratos da alimentação, o próprio nome “low-carb” já quer dizer “carboidratos reduzidos” (livremente traduzido do inglês). Mas não apenas isso, a dieta precisa compensar a alimentação de alguma maneira, ou seja, introduzindo muitas proteínas, boas gorduras, vegetais, legumes e verduras.
Existem pessoas que aderem à dieta low-carb por vontade própria, para emagrecer ou para entrar em um estilo de vida mais saudável. Porém, há pessoas que precisam dessa dieta em vista de problemas de saúde, tais como diabetes e pressão alta (entre outros). Por isso, é muito importante que você, dono de restaurante, tenha opções low-carb em seu cardápio para atender a essa demanda.
Claro que estamos falando aqui apenas de maneira generalizada, cada pessoa tem necessidades específicas para ingerir os alimentos low-carb de acordo com o objetivo da dieta. Essas são apenas algumas ideias não-prescritivas para que você consiga adaptar o seu cardápio e atender um público maior!
Antes de entrarmos de fato nos alimentos que você precisa adicionar ao cardápio do seu restaurante para atender o público da dieta low-carb, aqui estão alguns exemplos de alimentos que devem ser evitados na preparação dos mesmo:
- Açúcar
- Trigo e derivados
- Farinhas e massas
- Óleos vegetais
- Gorduras trans
- Alimentos processados
- Adoçantes artificiais
- Alimentos classificados como “diet”, “light”e “zero”
Além de ser bem interessante adicionar opções low-carb no seu cardápio para atender um cliente que busca ser mais saudável, é importante porque refeições e lanches low-carb exigem tempo para preparar em casa - o que muitas pessoas hoje em dia não tem. Nessa realidade de trabalho e estudos que temos atualmente, comer em restaurantes acaba sendo bem mais prático. E, no Brasil, os restaurantes low-carb ainda não estão tão popularizados, o que torna um investimento ainda mais valioso para você fazer no seu estabelecimento!
Bebidas
Manter-se hidratado é bem importante, e isso não é apenas em referência a quem segue a dieta low-carb. Além de as bebidas ajudarem a manter você hidratado, elas também pode repor micronutrientes! Algumas opções low-carb para oferecer aos clientes são:
- Água, água com gás e água saborizada
- Chás
- Café (com acompanhamentos tais como creme de leite ou óleo de coco)
- Leites vegetais
- Cervejas e vinhos low -carb
Smoothies e shakes
Smoothies e shakes tecnicamente entram na categoria bebidas também, mas é importante um espaço para falar apenas deles já que também pode ser uma boa ideia de promoção para você oferecer no restaurante. Já que estes normalmente são preparados para levar em garrafinhas ou copos térmicos, você pode investir em algo do tipo “compre o copo e ganhe X por cento nas próximas compras”.
E o melhor de tudo é que as receitas de smoothies low-carb são bem simples de preparar! Algumas opções de sabores são: o smoothie de pasta de amendoim, smoothie de limão ou smoothie de morango.
Você ainda pode oferecer smoothies com whey protein, já que eles são uma escolha bem popular também.
Café da manhã
Se o seu estabelecimento oferece café da manhã, temos algumas opções em mente que vão fazer bastante sucesso com os seus clientes. Usando ingredientes tais como ovos, laticínios e frutas, é possível criar opções deliciosas e práticas. Um omelete com legumes, uma queijadinha low-carb, um panini low-carb (ótima substituição para quem está acostumado a comer pães), bacon com ovos, um bolinho de caneca, um mix de oleaginosas… São várias opções para você utilizar e ver quais as favoritas do público!
Refeições almoço e janta
Ingredientes liberados
Já mencionamos alguns dos alimentos proibidos na dieta low carb, então aqui estão alguns dos quais você pode investir sem medo no seu cardápio:
- Carnes (vaca, cordeiro, porco, frango, etc.)
- Peixes
- Ovos
- Legumes
- Nozes e sementes
- Óleos saudáveis (como azeite de oliva e óleo de coco)
- Vegetais
- Lacticínios (queijo, manteiga, creme de leite, etc.)
Buffet por quilo
Para aqueles que buscam uma opção de restaurante mais saudável, o buffet por quilo é um grande salvador. Por mais simples que o buffet seja, sempre terão, pelo menos, boas opções de salada. Para agradar ainda mais ao público da dieta low-carb, evite as carnes empanadas (ou ofereça uma opção empanada e uma grelhada, por exemplo) e evite engrossadores de molho.
À la carte
Os restaurantes à la carte podem ser mais complicados para quem segue uma dieta low-carb, mas ainda assim é possível ter boas opções. Adicione ao seu cardápio pratos com acompanhamentos de salada, ao invés do mais tradicional arroz e batata frita; além disso, faça uma opção de combo petisco + salada. Iscas de peixe ou cubos de carne e frango são boas opções para a clientela que você está visando.
Churrascaria
A churrascaria é uma bênção para os adeptos da dieta low-carb, afinal, as carnes são liberadas! Apesar disso, é preciso ter acompanhamentos saudáveis além dos que costumamos ter em churrascos. Ao invés do arroz, batata, pão e maionese, ofereça legumes refogados, vegetais na brasa e queijo coalho. Simples e delicioso!
Saladas
Essa é uma opção óbvia para implementar no seu cardápio adaptado ao estilo de vida low-carb. Contudo, não basta misturar algumas folhas de alface com um tomate e uma cenoura, é necessário oferecer algo mais elaborado e atrativo para que os clientes realmente queiram ir até o seu restaurante para provar aquele prato!
As nozes, oleaginosas e sementes são ótimos complementos para fazer uma salada gostosa, assim como o azeite de oliva irá completar o prato de maneira espetacular. Queijos, ovos de codorna e até mesmo algumas frutas como maçã e abacate conseguem fazer uma ótima explosão de sabores no meio da salada.
Ideias de pratos para servir
Aqui estão algumas ideias criativas de pratos que você pode adicionar ao seu cardápio que serão totalmente seguros para a clientela low-carb:
- Lasanha low-carb de berinjela
- Bife à cavalo com salada de tomate e cebola
- Sopa de couve
- Omelete de forno com acompanhamento de brócolis no vapor
- Macarrão de abobrinha com molho bolognesa
- Carne moída com abobrinha
- Mix de vegetais refogados
Lanches
Se você tem algo mais como uma lancheria ao invés de um restaurante que serve refeições principais, também existem opções low-carb para adicionar ao seu cardápio. Os ovos, por exemplo, continuam sendo um coringa na cozinha, você pode serví-los cozidos, mexidos, ou fazer omeletes.
Outra opção são combinações com queijos, tal como enroladinhos de presunto e queijo, ou uma tábua de frios com queijo, salame, peito de peru, presunto, entre outros. E claro, temos que lembrar do queridinho brasileiro: o pão de queijo. Com a receita certa, é possível obter pão de queijo low-carb também.
Além dessas, você pode investir em:
- Bolinhos de caneca (claro que serão receitas adaptadas sem farinha)
- Panini low-carb
- Empadinhas low-carb
- Bolo de cenoura
- Salada de frutas
Sobremesas
A sobremesa é uma parte importante das refeições, não é mesmo? Especialmente para quem tem restrições alimentares e precisa de uma dieta mais controlada, uma sobremesa diferente pode animar o dia. O chocolate amargo (70%) é uma opção da dieta low-carb bem fácil de encontrar em restaurantes e mercados, mas não é a opção doce de sobremesa que a maioria das pessoas deseja. Então o que você pode fazer é investir em algumas receitas simples que irão agradar ao cliente, como, por exemplo quindim, paçoquinha e cocada.
Deixe seu comentário