O cardápio kids pode ser uma ótima maneira de aumentar os lucros do seu restaurante e fazer com que ele ganhe destaque entre os concorrentes. A parte boa dessa estratégia é que a execução não é difícil e pode ser simplificada com algumas dicas.
Você, como dono de restaurante, pode estar preocupado com os custos que podem envolver essa novidade, mas não se preocupe.
Oferecer um menu infantil não aumenta os gastos, pelo contrário: quando bem estruturado, traz maior lucratividade ao seu negócio. Veja só!
Qual a importância em ter um menu kids?
A verdade é que muitos lugares não pensam no público infantil e esquecem que os pequenos podem garantir a fidelização dos pais, atrair novos clientes e, ainda, gerar destaque ao seu negócio. E isso pode ser uma inovação gastronômica que falta no seu negócio.
As crianças atraem os pais para o restaurante que desejam e os pais, pensando no bem dos filhos, seguem e indicam o lugar quando esse oferece qualidade aos pequenos.
Um dos pontos mais importantes está associado com o paladar da criançada, que tem mudado bastante, já que elas estão se tornando tão exigentes quanto os adultos na hora de escolher o que comer.
E exatamente por isso acabam influenciando os pais na escolha do local. Já deu para entender um pouco sobre a importância do menu infantil no seu negócio, né?!
Mas se você ainda não está convencido dos benefícios, confira abaixo outros sete motivos para oferecer um cardápio infantil.
7 motivos para ter um cardápio infantil no restaurante
Com essa nova aba, você vai conseguir abrir espaço para novas ideias, aumentar as vendas, ganhar a preferência de novos clientes e tudo isso para um público que nunca para de crescer!
1. A preferência dos pais
O menu infantil atrai a preferência dos pais por dois motivos diferentes: o primeiro, é a garantia de que a criança vai comer bem e que o ambiente em si recebe muito bem os pequenos.
O segundo motivo está relacionado com o próprio baixinho, que vai opinar na hora de escolher o lugar em que deseja comer, citando o que gostaria de consumir.
Um restaurante amigo das crianças é também amigo das famílias, que cada vez mais procuram por espaços completos e confortáveis para uma experiência gastronômica.
2. Atrair um novo público ao seu restaurante
As crianças convidam os pais, que convidam os amigos, que depois de experimentar a comida, o ambiente e o serviço, convidam outros conhecidos. Dessa maneira, uma pequena mudança pode trazer inúmeros resultados ao seu negócio.
3. Espaço para novas ideias
Oferecer um cardápio infantil completo e cheio de sabor pode ser a chave para abrir outras portas. Por exemplo, por que não abrir o restaurante para eventos de aniversários infantis?
Nesse caso, o público será a família completa: pais, tios, avós e primos, todos aproveitando a ocasião para consumir bons pratos e drinks, tendo a certeza de que os pequenos também terão opções de qualidade e de maneira atrativa.
4. Aumento das vendas
Ao longo do artigo citamos a importância da clientela infantil no aumento das vendas, não é? Pois bem, os pequenos consumidores, além de atrair outras pessoas, também aumentam o consumo por consequência.
Refrigerante, água, pratos, petiscos, sobremesas: e a lista não para por aí!
Se você oferecer, por exemplo, um espaço de lazer e cobrar pela entrada, saiba que os pais possivelmente pagarão o valor do ingresso para que seus filhos, além de comer, também possam se divertir.
5. Oportunidade de explorar a criatividade
Lembre-se de que o mundo gastronômico é um lugar muito competitivo e, por isso, a criatividade ganha destaque. Pensando nisso, deixe o chef arrasar no preparo, nas cores e na apresentação dos pratos, petiscos e das sobremesas.
A criançada adora coisas novas, pratos diferentes e, ao fazer esse preparo, usando os mesmos pratos do cardápio adulto, porém em versões menores, facilita o trabalho da cozinha.
6. Setor que não para de crescer
Segundo o IBGE, só no ano de 2020, foram mais de 2.278.273 milhões de nascimentos registrados em todo o território nacional.
Agora imagine se esses números se repetirem a cada ano: não é difícil perceber que o estabelecimento terá público garantido todos os anos.
7. Simples de preparar
Você pode usar os pratos tradicionais do cardápio adulto em miniaturas ou desenvolver algo especialmente para as crianças.
Uma ótima dica é oferecer hambúrgueres pequenos, cachorros-quentes, além de pratos maiores com arroz, feijão, carnes ou frango.
Mas oferecer itens muito sofisticados e diferentes do cardápio tradicional pode acabar atrapalhando o fluxo de serviço da cozinha.
Por isso, vender os mesmos pratos nos dois menus, mas com porções diferentes, pode ser uma ótima estratégia. Agora que você já tem isso em mente, saiba como montar o seu cardápio kids e surpreender os seus clientes.
Como montar um cardápio kids?
A tarefa não é difícil, basta relembrar da infância e de como buscamos por diversão nessa fase da vida. Para isso, coloque a criatividade em jogo, troque os nomes originais por outros mais interessantes, capriche nas fotos que ilustram o menu e lembre-se de que os combos e os brindes conquistam o coração da garotada.
É importante dizer que muitos estabelecimentos limitam o cardápio infantil por idade máxima e isso acontece porque, dessa maneira, a quantidade de comida por prato fica mais padronizada, facilitando o trabalho interno da cozinha.
Mas este é um critério particular de cada estabelecimento e, se você acha a ideia válida, a sugestão é deixar a idade máxima para 10 anos de idade, afinal, crianças acima dessa faixa etária costumam consumir a mesma quantidade que um adulto.
Dito isso, vamos para os detalhes que merecem sua atenção e que fazem toda a diferença entre os pequenos e seus pais. Veja só!
Capriche nos nomes
Que tal trocar o “cheeseburguer” por “sanduíche do Bob Esponja” ou a salada de frutas por “um pedacinho do verão”? Enfim, as ideias podem ser inúmeras e podem combinar com a proposta ou com o tema do seu restaurante se ele tiver.
Outra opção é usar o nome dos ingredientes a favor do prato e da proposta divertida. Por exemplo, um suco de beterraba pode ser chamado de “ingrediente secreto do Homem de Ferro”.
Entendeu a analogia usando o "ferro", principal fonte nutritiva da beterraba?!
Deixe a criatividade fazer o trabalho por você, peça auxílio ao chefe da cozinha e até de algumas crianças se você achar necessário. O resultado pode ser surpreendente.
Use fotos coloridas
Se as fotos fazem diferença no cardápio adulto, imagine no infantil. Aposte em fotos divertidas com pratos coloridos e bem apresentados.
Para melhorar a experiência visual da família, aposte em um cardápio digital. Nele, as imagens escolhidas por você ficarão “passando” com frequência, instigando a vontade daqueles que estiverem na mesa, principalmente das crianças que adoram ficar olhando e manuseando a ferramenta.
Ofereça mais que o tradicional
Nós já mencionamos o fato de que oferecer mais do que o cheeseburger e o cachorro-quente deve ser algo considerado, não é mesmo?
Mesmo que o menu seja voltado às crianças e que eles influenciam os pais nas escolhas, há aqueles que não abrem mão de uma boa alimentação para a criançada.
Por isso, ofereça pratos mais saudáveis, opções de sucos naturais e preocupe-se com a experiência infantil, isso é, disponibilize copos de plástico com tampas, colheres e, claro, cuide para que seus garçons saibam servir uma mesa com crianças.
A etiqueta para este serviço inclui saber por onde servir a mesa e como colocar os pratos quentes sem colocar a criança em risco, por exemplo.
Busque a diferença
Criança gosta de novidade, certo? Então, permita que alguns pratos sejam servidos com hashi ou com colheres de madeiras, aposte em pratos diferentes em formatos de bichinhos ou, ainda, para facilitar, coloque um sousplat colorido e com atividades.
Essa pequena ação pode deixar seu público infantil super feliz e seus pais também, fazendo valer a pena e o investimento.
Caso seu estabelecimento seja realmente voltado ao público familiar, nós aconselhamos a criar um espaço kids com brinquedos e atividades para passar o tempo da garotada e deixar os pais consumirem com mais tranquilidade e conforto.
Gostou das dicas? Que tal pôr em prática e ver de perto as mudanças e as vantagens que esse detalhe pode trazer ao seu negócio? Boa sorte!
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