Um cardápio inteligente conecta diretamente um restaurante aos seus clientes e otimiza processos ao mesmo tempo que agrega valor ao atendimento e à experiência de cada consumidor.
Ele pode ser implementado em formato tablet, QR Code ou até especificamente para delivery – com autoatendimento que ajuda você a responder mensagens de WhatsApp! – e, não à toa, abre uma janela, ou melhor, uma porta de oportunidades.
Quer conhecê-lo melhor? Leia este artigo! Aproveite também para explorar alguns dos ingredientes mais certeiros se o objetivo por aí for tornar todo o seu restaurante mais inteligente como um todo!
O que é um cardápio inteligente?
Um cardápio inteligente é um menu digital em tablet, QR Code ou para delivery que, de forma interativa e intuitiva, permite aos clientes de um restaurante fazerem e até personalizarem seus pedidos sem precisarem recorrer aos garçons.
Além de melhorar a experiência do freguês, essa tecnologia otimiza diversos processos, garante mais segurança na operação e contribui diariamente com a melhora da gestão dos negócios!
E vale dizer que o cardápio inteligente não substitui o serviço de atendimento de garçons ou outros profissionais de salão, mas os permite focar totalmente nos clientes e em funções estratégicas, que só seres humanos podem e sabem fazer, desde que você acerte na hora de escolher com quem contar para implementá-lo e montá-lo, claro.
Como montar e usar um cardápio inteligente em 4 passos
Escolha a plataforma, planeje o que será servido levando em conta a concorrência direta, organize ou reorganize processos na cozinha e no bar para garantir o máximo de eficiência e monitore resultados.
1. Faça um bom planejamento do cardápio
Defina que tipo de comida você vai servir, planejando os pratos de forma coerente e levando em conta a concorrência e suas pesquisas de mercado. Não deixe de criar títulos e descrições completas para cada item.
Pensar com muito carinho na sua precificação, ou seja, no cálculo do preço da sua comida também faz parte do processo.
No entanto, não precisa se preocupar com ajustes futuros, porque a versão digital do menu é bastante flexível e fácil de atualizar, mas faça uma revisão das definições e informações antes de seguir para o próximo passo.
2. Encontre o cardápio digital ideal
Pesquise dentre as várias alternativas disponibilizadas pela Abrahão e escolha a mais adequada às suas necessidades e, principalmente, às necessidades dos seus clientes.
Você vai ver que criar e estruturar um cardápio digital contando com a marca é muito fácil, e que o custo-benefício se prova logo nos primeiros usos!
3. Reorganize o que achar necessário
Pode ser preciso reordenar algumas coisas no salão e na cozinha do restaurante para facilitar a otimização que o cardápio inteligente permite, então, coloque essas mudanças e adequações na sua lista de prioridades.
Lembre-se de que seus garçons não vão mais ficar anotando pedidos, mas terão interações com os fregueses do mesmo jeito e, principalmente agora, poderão dar uma atenção maior e servir com mais tranquilidade e foco. Transmita essa ideia para cada um deles também!
Agora, um recado exclusivo para você: não deixe de aproveitar os indicadores e relatórios da ferramenta para analisar, constantemente, o consumo, o fluxo de caixa e o resultado de ideias de promoção, por exemplo. Informação é dinheiro.
4. Usufrua de todos os recursos da tecnologia
Com o cardápio inteligente, é possível criar ofertas e combos promocionais de forma muito mais eficiente, automatizar a exibição dessas alternativas para dias e horários predefinidos e lucrar muito mais tanto através de vendas sugestivas quanto através da venda de opcionais e complementos para pratos e bebidas.
Já dá para entender a importância desse recurso nos dias de hoje, não?
A otimização do atendimento e funcionamento de um bar ou restaurante através de menus modernos ainda elimina gastos com impressões e reduz outros custos desnecessários, como os com a contratação de garçons freelancers, e melhora a reputação do estabelecimento porque oferece aquela experiência de primeira e, de quebra, ainda se preocupa com a sustentabilidade!
O cardápio inteligente em restaurante foge da alternativa em cardápio PDF e transmite aos consumidores a certeza de que eles estão pagando o suficiente por algo que vale muito a pena, desde o sabor até o fechamento da conta, passando pela qualidade em todas as instâncias: preparo dos pedidos, atendimento, tempo de espera etc.
Escolha a inteligência: escolha Abrahão Goomer em cardápio tablet ou cardápio QR Code! E, para gerenciar filas, que tal uma pitada do sistema de gestão de filas Abrahão Host? Você merece, o seu restaurante precisa.
Deixe seu comentário