Como montar um cardápio para hamburgueria

Aprenda algumas dicas para montar o cardápio da sua hamburgueria que irão fazer o restaurante bombar!

Compartilhe
 

Hamburguerias podem não ser uma grande novidade no mercado alimentício, mas atualmente, elas têm crescido e a inovado esse ramo de negócios. Isso porque há um bom investimento por trás das hamburguerias atuais com propostas únicas e diferentes que atrai a atenção de todo tipo de cliente.

A reinvenção do hambúrguer de uns anos para cá foi de um simples lanche fast-food para um prato mais bem preparado e estilizado. O que tornou a hamburgueria um empreendimento bastante interessante para aqueles que querem investir em um novo negócio.

Justamente por ser um negócio que cresceu muito nos últimos anos, a competição nesse mercado acaba sendo bem grande também. Então é essencial que qualquer um que queira investir numa hamburgueria agora esteja preparado para superar alguns obstáculos no caminho.

cardápio hamburgueria

É preciso fazer uma análise meticulosa para ter um bom plano de negócios e isso inclui pensar desde o local onde será a sua hamburgueria, qual a concorrência que você está lidando, qual o foco de clientela e que tipo de funcionários você quer trabalhando com você. Isso, claro, entre muitos outros detalhes, tais como:

  • Definir o estilo do restaurante
  • Pensar na qualidade do produto
  • Investir em um marketing diferenciado e de qualidade
  • Ter paixão pelo seu produto e pelo seu negócio

Além de tudo isso, uma das coisas que mais vai fazer a sua hamburgueria se destacar nessa onda de “modismo” atual, é um cardápio diferente e bem planejado. Os pratos artesanais e gourmet chamam atenção dos mais variados clientes e essa é uma excelente oportunidade para se dedicar na produção da cozinha e ser criativo na criação do seu menu.

Pensando nisso, aqui estão algumas dicas e considerações sobre como montar um cardápio para a sua hamburgueria que fará o seu negócio ser um sucesso!

Pense na concorrencia

servindo hambúrguer

Como já mencionado acima, para entrar nesse mercado atualmente você precisa antes de qualquer outra coisa pensar na concorrência. Fazer visitas e analisar com o que você está lidando é uma boa maneira de começar a pensar de que maneira você pode inovar com o seu próprio negócio.

Confira todos os menus com cuidado e analise pratos especiais “da casa”, preços, temas e cozinha.

Dessa maneira, será possível entender o que você precisa fazer:

Oferecer um diferencial

Sim, oferecer algo que os outros não oferecem é realmente a melhor maneira de se destacar entre a concorrência!

Você precisa começar administrando o seu inventório e garantindo que pratos suficientes contenham os ingredientes da despensa para que nenhuma comida estrague e vá para o lixo.

Isto porque,

Não apenas isso é um desperdício de comida, mas também de dinheiro que poderia ser investido em outras coisas dentro do seu restaurante. Então, ou você tira a comida que constantemente estraga do cardápio ou você inventa uma nova maneira de utilizá-la em outros pratos.

Mantenha o cardápio atualizado

Não há nada mais decepcionante do que chegar em um restaurante, fazer um pedido e então ter esse pedido negado porque, na verdade, o local não serve mais aquele prato. Esse é um problema dos cardápios de papel, cada vez que alguma coisa muda no restaurante, eles precisam ser refeitos - o que muitas vezes não acontece e os cardápios ficam desatualizados.

Outra coisa que pode acontecer:

Preços desatualizados! Se no cardápio está um preço e ao chegar no caixa o cliente na verdade descobre que está pagando mais do que pensou, isso pode ser um grande incômodo. Claro que, como dono de restaurante, você vai estar sempre prestando atenção nisso e tomando o máximo de cuidado possível, mas erros acontecem.

Para evitar isso, você precisa checar o cardápio frequentemente. Isso não quer dizer necessariamente reescrever e criar um novo cardápio novo toda vez, mas apenas atualizar os itens que estão sendo servidos atualmente. Além disso, uma opção que irá facilitar muito a sua vida é utilizar o cardápio digital.

LEIA TAMBÉM: Como usar o UP-SELLING e CROSS-SELLING na sua hamburgueria

Seja criativo (e use um pouco de psicologia)

A psicologia dos cardápios é algo real. Os usos de cores, imagens, descrições e preços estão todos diretamente relacionados com a vontade de consumir do cliente.

Dessa maneira, você precisa investir em algo bastante inovador para a sua hamburgueria. Não basta apenas oferecer um hambúrguer com algum ingrediente especial, ou mesmo com algum acompanhamento especial, você precisa estar preparado para fazer isso se aparecer de maneira notável no cardápio.

Utilizar fontes que são fáceis de ler, manter um design simples e uma linguagem divertida e interativa são dicas que você já pode começar a utilizar para a sua hamburgueria.

Dicas práticas para montar o seu cardápio

Todas essas dicas irão fazer o seu cardápio bem mais eficiente (sem contar bonito!) para atrair os clientes e fazer com que eles consumam os produtos com segurança.

Mas ainda temos algumas dicas mais práticas para montar o cardápio da sua hamburgueria que são bastante importantes, como:

  • Bater e utilizar fotos de qualidade dos seus produtos, um profissional nessas horas será bem vindo
  • Não utilizar o cifrão no cardápio
  • Limitar a quantidade de opções, algo entre 8 e 18 é um bom número (e tente elaborar o cardápio para mostrar até 7 opções por página, dessa maneira o cliente tem menos chances de ficar indeciso na escolha)
  • Adicione a opção kids com hambúrguer menor e molho mais suave para crianças (que pode inclusive ser acompanhada com um combo refrigerante e batata frita)
  • Pense em opções veganas e vegetarianas
  • Além dos tradicionais hambúrgueres de 180g, a opção “ogra” também é um bom atrativo (tanto para dividir entre os amigos, quanto para um bom story no Instagram); você pode ofertar um hambúrguer com 2 ou 3 blends ou fazer um mega blend de 500 gramas
  • Ofereça porções variadas, como batata frita, pastéis, anéis de cebola, saladas, etc.
  • Opções diferentes de carnes irão agradar bastante os clientes, nem todos optam pelo tradicional hambúrguer, então carnes como frango, linguiça e ovelha vão alcançar um público maior e fazer os clientes fiéis provar novos sabores a cada visita
  • Dê opções de acompanhamento criativas para os clientes, tais como batata rústica e anéis de cebola
  • Cerveja artesanal e milk shakes são acompanhamentos indispensáveis em uma hamburgueria e com certeza irão aumentar o seu ticket médio

Utilize o cardápio digital

cardápio digital

Os benefícios para utilizar um cardápio digital são muitos! Além de conseguir sempre manter o cardápio atualizado, como estávamos comentando agora mesmo, o cardápio digital irá ajudar em outras coisas, como:

  • Tornar o atendimento mais eficiente
  • Tornar o trabalho da cozinha e a entrega de pedidos mais rápidos
  • Aumentar o ticket médio do restaurante

Tudo isso pensando na sua hamburgueria e em como irá tornar um local mais agradável de ser frequentado é bastante atrativo, não é mesmo?

O cardapio digital ainda oferece a opção de adicionar descrições criativas e imagens em todos os pratos sem que isso faça o cardápio parecer muito poluído visualmente.

Ainda mais, também irá tornar a sua hamburgueira mais fácil de ser administrada! Isso porque o cardápio digital tem tudo que você precisa de um sistema de restaurantes, ele fornece não apenas o cardápio para o cliente, mas também o feedback completo de vendas e estoque para o dono do estabelecimento.

O cardápio digital está sendo cada vez mais utilizado e você pode investir nessa tecnologia como um dos diferenciais para a sua hamburgueria. Com certeza irá atrair clientes que já conhecem e gostam dessa facilidade, assim como novos clientes ansiosos para experimentar a novidade!

A sua hamburgueria será um sucesso se você seguir essas dicas e montar um cardápio que faz o equilíbrio entre simples e criativo!

E-book enviado com sucesso!

Agora você pode ler este e-book sempre que quiser. Agradecemos o interesse.

Deixe seu comentário

Conheça o Abrahão

Saber mais