O uso de cardápio digital para WhatsApp já é uma constante no mercado de delivery, e cada vez mais restaurantes estão migrando não só para dentro do app (com seus catálogos exibidos por lá), mas principalmente para soluções digitais com recursos verdadeiramente capazes de atender à demanda crescente de pedidos.
Pela simplicidade e popularidade do WhatsApp, criar um cardápio digital na própria plataforma pode ajudar, no início das operações, a simplificar o serviço, mas o segredo primordial de quem lucra e vende mais está em adotar um menu para compartilhar; um link exclusivo com recursos incríveis e até espaço para cupons de desconto.
Então, se você quiser aproveitar das vendas via mobile do jeito certo, continue lendo este artigo. Dê aquele boost no desempenho da sua casa!
Como fazer cardápio digital para WhatsApp?
Você pode criar um menu simples dentro do WhatsApp contando com o recurso para contas empresariais (business) chamado de “catálogo” e habilitando o recebimento de pedidos diretamente pelo app, porém o mais recomendado é criar um cardápio digital para WhatsApp através de uma plataforma especializada no desenvolvimento de soluções de autoatendimento.
Por quê?
Pois só assim o menu do seu restaurante vai estar centralizado num único link exclusivo, disponível para você compartilhar tanto através do aplicativo de mensagens quanto em outras plataformas.
E, nele, você vai mostrar fotos incríveis dos seus pratos e descrições completas de cada produto, além de encontrar recursos que vão melhorar sua gestão dos pedidos, melhorando a experiência e simplificando e facilitando diversos processos.
Aprenda a criar cardápio digital para delivery gratuito em 5 passos
Não vá logo abrindo o WhatsApp Business e criando um catálogo por lá! Primeiro, faça um cardápio digital mais amplo e com mais recursos, pensando no presente e no futuro do seu negócio, depois reserve um tempo para compartilhar seu link exclusivo com seus contatos, através de mensagens individuais ou listas de transmissão.
Quando a galera receber o link – personalizado com as cores da sua marca, fácil de usar e com campo para acréscimo de cupom de desconto –, os pedidos vão ser certos!
Use do passo a passo a seguir para ter a melhor alternativa ao cardápio digital de WhatsApp do mercado: uma solução compartilhável que vai muito além do app.
1. Escolha a melhor solução de autoatendimento
Busque por plataformas online através das quais você pode criar seu cardápio digital, moldá-lo de acordo com seus objetivos de negócios e, no fim das contas, ter em mãos um link exclusivo para compartilhar via WhatsApp, redes sociais etc.
2. Cadastre-se na plataforma escolhida
Após escolher a ferramenta, faça seu cadastro preenchendo informações básicas do restaurante, como nome, localização e meios de contato, e comece a utilizar o novo menu. Se você perceber, com o passar do tempo, um aumento da demanda, atualize-o da versão gratuita para outra opção de plano adequada às suas necessidades.
Obs.: ainda no cadastro, certifique-se de que os dados estejam corretos, pois eles serão usados no seu cardápio.
3. Monte seu menu
Então, adicione os itens do seu restaurante ao cardápio e, para cada item, faça uma descrição completa e criativa, sinalize o preço e atribua imagens. Organize seu menu em categorias que facilitem a navegação dos clientes, seguindo as opções já sugeridas pela desenvolvedora ou alterando-as.
4. Gere o link do cardápio
Depois de finalizar o cardápio, crie o seu link exclusivo, personalizando-o com o nome do restaurante. Aí você vai poder dizer que é dono(a) de um cardápio digital não só para WhatsApp, mas para o mundo!
Esse link fica sempre disponível para ser compartilhado com seus clientes diretamente no aplicativo de mensagens, na biografia do Instagram do restaurante etc. Se quiser, contando com a mesma plataforma na qual tudo está sendo criado, você ainda pode transformá-lo num cardápio em QR Code e anexá-lo à embalagem das entregas delivery.
5. Compartilhe as informações com os clientes
Com o link gerado, basta decidir como compartilhá-lo com a freguesia, explorar os recursos disponibilizados pela desenvolvedora e começar a usar. As vantagens são muitas! Várias estão listadas a seguir.
Maiores vantagens do cardápio digital para delivery e encomendas via WhatsApp
Depois de pronto, seu cardápio digital para delivery gratuito compartilhado pelo WhatsApp, vai ser responsável por você pagar menos taxas, vender mais, estruturar melhores ações de marketing etc.
Ferramenta gratuita, upgrade simples e sem taxas por pedidos
A gratuidade do recurso se encaixa muito bem nas necessidades dos empreendedores que estão dando os primeiros passos nas entregas e encomendas, mas outro diferencial de um bom cardápio digital para WhatsApp é a possibilidade de se fazer um upgrade em apenas alguns cliques, usufruindo de ainda mais recursos da ferramenta.
Além disso, o cardápio digital é alternativa não só ao catálogo do WhatsApp, mas aos marketplaces de entrega, e elimina os pagamentos de taxas por pedidos, você sabia?
Integração facilitada com outros sistemas
Você ainda pode integrar o seu cardápio diretamente com os tais marketplaces de entregas e usufruir dos motoboys que prestam serviços a eles, mas gastando menos do que se estivesse vendendo através dessas plataformas que são as gigantes do mercado.
Outra integração que merece destaque é a do cardápio digital aos sistemas de gestão: em vez de lidar com processos manuais e demorados, você passa a contar com uma solução que automatiza o acompanhamento de toda a jornada do cliente – especialmente em horários de pico.
Melhor gestão dos pedidos
A automatização do gerenciamento dos pedidos evita erros e otimiza o fluxo de trabalho dentro do restaurante. Através de cardápios inteligentes, cada pedido é recebido de forma organizada, preparado no tempo certo e acompanhado em tempo real tanto pelo estabelecimento quanto pelo freguês.
O resultado? Alta agilidade no fluxo operacional e um serviço de alta qualidade, o que aumenta significativamente a chance de fidelização e recorrência nas vendas.
Relatórios e insights em tempo real
A depender do plano que você escolher de uso do cardápio digital para delivery, a ferramenta também oferece relatórios detalhados do desempenho dos itens do menu, lhe permitindo acompanhar o volume de pedidos, o ticket médio e as preferências dos clientes e a tomar decisões mais assertivas principalmente para a suas campanhas de marketing.
Fim das desistências por causa da espera
Mais uma grande vantagem de um cardápio digital integrado ao WhatsApp é o uso de um chatbot (robô) de autoatendimento para cumprimentar seu cliente assim que ele manda um “oi”, esclarecer dúvidas iniciais, auxiliar na navegação pelo cardápio e até servir como guia na hora do pedido.
Esse robôzinho reduz drasticamente as desistências causadas pela demora no atendimento e facilita a sua vida, poupando você de funções operacionais exaustivas, então…
Usufrua dele e de todas as vantagens da tecnologia e atenda mais pedidos em menos tempo, sem comprometer a qualidade, aumentando a eficiência e o retorno financeiro do seu negócio.
Comece hoje mesmo! Com a solução certa, o sucesso do seu restaurante não terá limites.
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