Criar um cardápio digital gratuito e moderno parece uma tarefa difícil de ser cumprida, já que ele será a vitrine do restaurante. Rapidamente pensamos que é preciso investir muito para que ele seja atraente para o cliente e facilite o consumo, certo?
A sorte é que, hoje em dia, é possível ter um menu legal sem custo nenhum, criando-o online. O cardápio digital é uma tendência prática que você deve adicionar no seu restaurante imediatamente para desfrutar de todas as suas vantagens.
Então, se você quer reduzir a espera do cliente, acelerar os pedidos, aumentar as vendas e entregar qualidade e beleza para os seus consumidores, vamos ajudá-lo a criar um cardápio digital gratuito.
Confira!
Como funciona o QR Code de um Cardápio Digital
Um cardápio digital com QR Code funciona de maneira muito simples: após criar o seu menu com as descrições, preços e fotografias e adicioná-lo ao sistema que gera o seu código, você vai imprimi-lo e distribuir pelo restaurante em mesas, balcões, porta-guardanapos e qualquer lugar que desejar.
O cliente, ao entrar em seu restaurante, poderá acessar o cardápio imediatamente por meio do celular. Ali, ele terá acesso aos pratos, drinks e sobremesas sem precisar baixar um app para cardápio digital.
Alguns sistemas possibilitam também a funcionalidade de realizar o pedido e fechar a conta, tudo isso sem necessitar de garçons, espera ou fila para atendimento.
Caso o sistema adquirido pelo seu negócio não tenha essa opção, o consumidor fará seu pedido para o garçom, assim como pedirá a conta ou terá que se encaminhar ao caixa do restaurante para efetuar o pagamento.
Quais as vantagens de um cardápio digital com QR Code
As vantagens de um cardápio digital beneficiam tanto o consumidor quanto o restaurante. Em primeiro lugar, o cliente não precisa ficar esperando a disponibilidade de um menu e de garçons para realizar os pedidos e fechar a conta.
Os pedidos são realizados com mais segurança, já que são feitos diretamente pelo próprio cliente e enviados para a cozinha, evitando chateações e constrangimentos por erros nos pratos.
Além disso, ter o cardápio em mãos constantemente aumenta o consumo, já que poder observar os pratos e drinks disponíveis o tempo todo gera mais atração por parte do cliente, que terá interesse em conhecer o que o restaurante tem para oferecer.
Algumas opções de cardápios digitais mais avançados também disponibilizam a opção de chamar o garçom e avaliar os pratos do restaurante, exercendo todas as funções mais importantes do seu negócio de maneira simples, rápida e utilizando um único sistema.
Ou seja, o cardápio por QR Code melhora o fluxo do restaurante, a estética e apresentação dos pratos, sobremesas e bebidas e ainda ajuda na economia com redução de gastos com garçons e atualização de cardápios que, antigamente, precisavam ser renovados a cada nova alteração.
Como criar um cardápio digital gratuito
Hoje, a opção mais utilizada e mais popular para criar um cardápio online é o QR Code. Você certamente já o viu por aí: trata-se de uma imagem quadrada, com quadradinhos pretos e que geralmente acompanha uma legenda pedindo para apontar a câmera do seu celular em sua direção.
Esse código dá acesso rápido a sites, aplicativos e arquivos, substituindo o endereço eletrônico de forma muito prática e ágil. Para criá-lo, será necessário procurar uma forma de gerar o código.
Separamos as três melhores opções para você adaptar o seu negócio e trazer mais tecnologia e agilidade para o atendimento.
Conheça as ideias abaixo.
1. Utilizando um endereço online gerador de código
Na internet existem vários sites que geram o QR Code de forma gratuita. Normalmente, é muito simples e intuitivo e não é necessário baixar qualquer programa para fazer o seu cardápio digital entrar no ar.
O passo a passo é simples:
- Abra um site gerador de QR code.
- Selecione o que deseja armazenar no código entre as opções “texto”, “imagem”, “URL”, entre outros.
- Copie e cole o texto que deseja salvar.
- Selecione um tipo de moldura.
- Realize o download da imagem.
- E está prontinho: pode compartilhar!
Os sites geralmente são gratuitos, mas as personalizações de acordo com a comunicação visual da sua empresa podem ser pagas.
Dependendo da qualidade do serviço que você deseja, vale a pena investir um pouquinho.
2. Com o auxílio de um aplicativo gerador de QR Code
Também é possível gerar um QR Code no seu celular através de um aplicativo. Basta seguir o passo a passo:
- Abra a loja de aplicativos do seu smartphone.
- Procure por “gerador de QR Code”. Indicamos alguns aplicativos como o “TapMedia QR Reader” e o “QR Code Generator”.
- Em seguida, baixe-os no seu celular.
- Ao abrir o aplicativo, verá uma interface muito direta, não tem erro. Basta clicar em “criar” e personalizar o seu QR Code.
- Quando pronto, basta salvá-lo na galeria e compartilhar.
Em ambos aplicativos é possível criar códigos que encaminham o leitor para textos, arquivos, imagens, sites, geolocalização, entre outros.
Algumas funções podem ser pagas, por isso é necessário estar atento na hora do uso, certo?
3. Investindo em um software de cardápios digitais
Uma terceira opção, que pode ou não ser paga a depender do plano escolhido, é contratar um plano de uma empresa especializada em gerar esse tipo de cardápio, sendo essa maneira a mais segura e lucrativa para o seu negócio.
Com uma empresa fazendo esse serviço para você, toda implementação do cardápio será mais prática, pois você terá ao seu lado pessoas capacitadas para instruí-lo a editar o menu com fotografias, descrições e preços quando você quiser.
Com o Abrahão, por exemplo, disponibilizamos um sistema com login e senha para acesso a um portal do cliente. Nesse mesmo local, você poderá realizar edições do cardápio e também gerar o QR Code para impressão de maneira muito simples e rápida.
Além disso, você conta com um suporte especializado no assunto, pode realizar alterações em tempo real sem precisar refazer todo o código, ao contrário das outras opções, em que o processo precisa ser feito novamente cada vez que houver uma alteração no seu cardápio.
Deixe seu comentário