Cardápio digital com autoatendimento: opções e vantagens

Veja quais as melhores opções de cardápio digital com autoatendimento e por que esse tipo de inovação pode aumentar o ticket médio do seu restaurante.

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Cardápio digital autoatendimento

Totens e cardápio digital são as melhores alternativas para o autoatendimento em bares e restaurantes.

Os totens precisam de um investimento maior em comparação aos cardápios digitais quando falamos sobre manutenção, mas fazem tanto sucesso quanto eles com a freguesia. Os menus, por sua vez, podem ser disponibilizados em tablet ou QR Code.

Todos os formatos permitem ao estabelecimento apresentar para o público-alvo – na tela inicial e com destaque! – bebidas e pratos que impactam positivamente no ticket médio. Além disso, essas modalidades possibilitam o pagamento da conta quando o cliente ainda está na mesa, com apenas um clique.

Versões modernas de tablets também oferecem ao consumidor a alternativa de chamar o garçom sem precisar levantar a mão ou assobiar, por exemplo, e apresentam sugestões personalizadas de combinações que atendam aos interesses de cada pessoa sentada à mesa.

Falaremos mais sobre as possibilidades de soluções para restaurantes neste artigo. Continue a leitura!

Qual o melhor sistema de autoatendimento para restaurante?

Totens de autoatendimento funcionam como uma excelente alternativa para restaurantes e bares. Junto com eles, aparecem os cardápios digitais em tablet e o autoatendimento por QR Code, bastante escolhidos por empreendedores, principalmente por conta do custo reduzido com instalação e manutenção.

Todas as opções são touchscreen, completamente interativas e permitem que o consumidor escolha e pague por seus pedidos com muita facilidade.

Além disso, as tecnologias mais modernas e inovadoras disponíveis no mercado oferecem sugestões personalizadas de combinações que agradam a clientela e aumentam o ticket médio por mesa.

Com o autoatendimento por totem, o consumidor faz o pedido, paga e pode retirar uma senha e esperar ser chamado ou aguardar o serviço do garçom. Para quem prefere mais conforto e praticidade, os cardápios nesse modelo, também permitem fazer o pedido à distância, mas o fechamento da conta só vem depois do consumo.

E o que um food service ganha com a inovação? Integração de processos, redução de custos e de desperdício, melhora da reputação, entre outras vantagens, listadas mais adiante, logo após uma explicação detalhada do funcionamento dos recursos.

Como funciona um cardápio digital com autoatendimento?

Qualquer cardápio digital com autoatendimento ou totem interativo touchscreen pode ser acessado pelo consumidor no momento em que ele chega ao bar ou restaurante e permite a escolha de pratos e bebidas e o fechamento da conta com diversas formas de pagamento sem que seja necessário acionar o garçom.

Cardápio digital em tablet

O cardápio em tablet é um menu desenvolvido exclusivamente para ser apresentado aos fregueses através desse dispositivo móvel. Os tablets costumam ficar instalados nas mesas ou balcões do restaurante e já apresentam o catálogo de pratos e bebidas aberto, pronto para uso.

Cardápio digital em QR Code

O cardápio em QR Code nada mais é do que uma espécie de código de barras – fixado às mesas ou porta-guardanapos, por exemplo – que pode ser escaneado pelo cliente com a câmera do próprio celular (se conectado à internet).

E não tem segredo sobre como acessar o cardápio por QR Code: escaneou, escolheu, pediu, consumiu e pagou! Sem erro. Tão simples quanto usar comandas nesse modelo, por exemplo. Já pensou em testá-las por aí?

Totem de autoatendimento

Por último, mas não menos importante, o totem de autoatendimento para restaurante se assemelha a uma tela de televisão presa a um suporte, que traz as opções com títulos e descrições simples e fáceis de ler para serem selecionadas pelo consumidor.

Todas as etapas de compra nos três modelos são completamente intuitivas, rápidas e práticas. Cabe ao gestor de cada estabelecimento ponderar os gastos com aquisição, atualização e manutenção antes de escolher entre uma – ou mais! – das três opções.

Depois de escolher, é só usufruir dos benefícios!

13 vantagens do cardápio digital e do autoatendimento

Quando adquiridas através de uma empresa de confiança e que preza por atualizar suas tecnologias para que elas nunca se tornem obsoletas, as diferentes versões de cardápios digitais e de totens de autoatendimento se provam vantajosas para os food services.

Listamos abaixo os principais benefícios obtidos com qualquer uma das opções.

  1. Redução de gastos e desperdício.
  2. Melhora da reputação do estabelecimento.
  3. Aumento das práticas de sustentabilidade no restaurante.
  4. Adequação das alternativas do menu às necessidades do público-alvo.
  5. Agilidade nas vendas.
  6. Aumento do ticket médio e da receita.
  7. Redução dos erros na anotação de pedidos.
  8. Apresentação das opções de pratos e bebidas em diversos idiomas.
  9. Tomadas de decisão mais assertivas com uso de relatórios completos gerados pela inteligência de mesa.
  10. Atualização do menu em tempo real.
  11. Destaque para fotos e descrições de pratos e bebidas que são carro-chefe da casa.
  12. Possibilidade de avaliação do atendimento e serviço sem que o cliente precise se identificar.
  13. Melhora da experiência do cliente e consequente aumento da fidelização.

De quebra, o estabelecimento que decide inovar ainda mostra que está seguindo a tendência de transformação digital e impressiona pela modernidade e praticidade.

Tudo sem substituir os garçons e atribuindo a eles funções estratégicas e que só um ser humano consegue fazer.

Excelente cenário, não acha? Vale a pena investir no cardápio digital.

Experimente adotar comanda e menu QR Code, cardápio em tablet ou totens de autoatendimento no seu negócio e surpreenda-se com o caixa no fim do mês. O próximo passo talvez seja implementar também um bom gestor de filas!

Fique à vontade para acionar um de nossos consultores se quiser saber mais sobre todos esses recursos ou solicitar uma demonstração. Trabalhamos a favor do seu negócio!

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