Pode perguntar para quem é gestor de restaurante e usa a tecnologia como aliada: o cardápio digital aumenta o ticket médio e o faturamento! Pela comodidade oferecida aos clientes, que podem customizar os pratos na hora, não precisam esperar tanto pelo atendimento, pela comida e pela bebida e podem pagar a conta sem acionar o garçom.
E pelas decisões mais assertivas tomadas pelos empreendedores a partir dos relatórios gerados por ele!
O catálogo de vantagens não termina aí, viu? Quem usa cardápio digital, seja em tablet ou QR Code, garante maior sustentabilidade, menos gastos com impressões e correções, mais higiene, pedidos enviados diretamente para a cozinha e, consequentemente, redução de desperdícios de alimentos e de recursos financeiros.
Todos esses motivos também justificam a preferência de 47% dos brasileiros por estabelecimentos que já usam menu na versão digital, segundo a pesquisa “O futuro do food service”, feita em dezembro de 2022 pela Fispal Food Service.
Então, se você ainda não adotou o cardápio digital para encantar os clientes, auxiliar a sua equipe de salão e potencializar os lucros do seu negócio, fique sabendo: está perdendo dinheiro!
Que tal reverter esse cenário agora mesmo? Comece lendo este artigo até o final.
O que é e como funciona o cardápio digital?
O cardápio digital é uma vitrine virtual das opções de pratos e bebidas de um food service, que pode ser acessada tanto por dispositivos móveis (pela leitura de um QR Code com a câmera do celular, por exemplo), quanto por totens de autoatendimento ou tablets.
Neste último caso, o cardápio digital fica aberto nos tablets instalados nas mesas ou balcões do bar ou restaurante e pode ser acessado pelo cliente assim que ele chega ao estabelecimento – sem precisar de celular ou internet próprios.
Quais as vantagens do cardápio digital?
Sabe quando um cliente fica sem bateria ou sem dados no 3G ou 4G e acaba sendo o único da família ou do grupo de amigos que não consegue escolher o que pedir? Essa inovação acaba com o dilema!
Os melhores menus digitais também permitem que os consumidores analisem todas as opções de produtos disponíveis no restaurante, confiram os destaques e promoções no cardápio – atualizados em tempo real pelos gestores, se necessário – e façam seus pedidos, personalizando-os como quiserem.
Outras vantagens da tecnologia incluem a possibilidade de chamar o garçom com um clique e pagar a conta sem precisar esperar na fila do caixa.
Por essas razões, é fácil afirmar que novas gerações preferem, sim, cardápios digitais. Uma estratégia simples, mas benéfica e que, aos empreendedores, garante até 40% de aumento no ticket médio por mesa, entre outras coisas.
O que é ticket médio e por que ele é tão importante?
O ticket médio é um dos principais indicadores de desempenho de qualquer negócio. Nos bares e restaurantes, ele é calculado pela divisão do valor total das vendas em determinado período pela quantidade de clientes que compraram no estabelecimento no mesmo espaço de tempo.
Se você nunca fez essa conta, veja abaixo um exemplo!
Exemplo de cálculo de ticket médio | ||
Dia da semana | Valor total vendido | Clientes atendidos |
Segunda-feira | R$ 900 | 17 |
Terça-feira | R$ 1.065 | 19 |
Quarta-feira | R$ 1.100 | 22 |
Quinta-feira | R$ 1.280 | 36 |
Sexta-feira | R$ 4.800 | 55 |
Sábado | R$ 7.800 | 68 |
Domingo | R$ 3.900 | 50 |
TOTAL DA SEMANA | R$ 20.845 | 267 |
Ticket médio = R$ 20.845 ÷ 267 = aproximadamente R$ 78 por pessoa |
E por que conhecer esse índice é tão vital para a saúde financeira do restaurante? Porque esse será o primeiro passo para acabar com os “tiros no escuro” na gestão!
Em outras palavras, ter conhecimento do ticket médio ajuda os gestores a identificar tendências de consumo e tomar decisões mais assertivas. Também permite avaliar se as promoções e ações de marketing têm dado resultado e se a precificação está correta para maximizar os lucros.
Mas você não precisa ser fera na matemática e calcular tudo na mão ou depender de planilhas de Excel todos os dias para saber quanto cada pessoa ou cada mesa do seu estabelecimento consumiu.
Voltando ao assunto que deu origem a este artigo, a dica é investir em cardápios digitais com inteligência artificial de mesa – que entregam de bandeja essas informações! Independentemente do porte do seu estabelecimento, vale a pena conhecer as funcionalidades dessa ferramenta e entender como ela consegue ajudar, não apenas no cálculo do ticket médio, como na mágica de fazê-lo crescer.
Tudo começa nos relatórios…
Os cardápios digitais e seus relatórios para média do ticket médio
Além de dar mais agilidade ao atendimento, um menu digital desenvolvido e implementado por especialistas gera estatísticas em tempo real para os gestores, mostrando a eles o que é melhor ou pior de vender – enquanto o cliente escolhe o que vai comer ou beber!
Essas estatísticas entram em um dashboard completo: um painel repleto de informações e detalhes valiosos sobre o consumo de cada pessoa, para o restaurante melhorar a experiência oferecida.
Alguns exemplos de dados apresentados no dashboard incluem:
- feedbacks dos clientes sobre os pratos e o atendimento;
- dados sobre todos os pedidos e comportamento do consumidor na hora de personalizá-los;
- tempo de permanência da clientela em cada mesa no restaurante; e
- produtos mais e menos vendidos.
Já imaginou saber qual prato a freguesia fiel mais ama e oferecer opções exclusivas de harmonização de pedidos conforme a preferência de cada pessoa? E mais: ter condições de corrigir, na hora, qualquer experiência não tão agradável, fortalecendo o laço entre o público e a sua marca?
Essas são apenas algumas das vantagens de criar e estruturar um cardápio digital com bastante carinho! Descubra, adiante, outros quatro recursos extras da própria tecnologia que podem alavancar ainda mais as suas vendas.
4 recursos do cardápio digital que aumentam o ticket médio
Se ainda não estiver convencido(a) sobre inovar por aí, continue a leitura!
1. Tela 100% acesa e menos tempo de espera para pedir
Quem tem fome, tem pressa, por isso, a tela do cardápio digital ficando acesa o tempo todo é um diferencial e tanto – e não será um problema para o estabelecimento se o tipo de tablet colocado nos balcões ou nas mesas for moderno e atualizado.
O cliente chega, senta, pede a comida em poucos cliques, o pedido é enviado diretamente à cozinha e com zero chances de falha na comunicação.
E a tela nunca desliga! O que garante que o consumidor esteja sempre vendo os destaques e recebendo insights de harmonizações ou aquela sobremesa gostosa que ele não pode deixar de pedir depois do prato principal.
2. Não uma e nem duas, mas três fotos por produto!
Certamente, você já comeu alguma coisa com os olhos antes de pedi-la para o garçom em um estabelecimento! Imagine poder vender para pessoas que também fazem isso, apresentando não uma e nem duas, mas três fotos de cada produto?
Para aumentar as vendas, um bom cardápio digital oferece a possibilidade de você inserir até três imagens por produto vendido, além de fotos nos itens adicionais (sobre os quais você vai ler mais adiante), deixando muito maiores também as chances de os clientes se apaixonarem por cada detalhe do prato, da bebida ou da sobremesa.
E todas as imagens ficam sempre expostas com alta nitidez e em movimento, para o consumidor se sentir ainda mais tentado a comprar, muitas vezes entrando na tela como incríveis destaques proativos, um outro benefício do recurso.
3. Destaques proativos e programáveis
As imagens que saltam aos olhos na tela dos menus em tablet podem ser consideradas destaques proativos – porque “hipnotizam” o consumidor – e programáveis – porque mudam de acordo com o comando programado pelo gestor.
Além disso, todo o sistema de um bom cardápio digital é proativo e programável, o que se percebe, por exemplo, pelo botão “chamar garçom”.
Esse e outros botões podem ser personalizados de acordo com o funcionamento do restaurante e incluir até mesmo diferentes alternativas – para o cliente selecionar o que deseja que aconteça antes mesmo de qualquer coisa acontecer!
Antes de clicar no botão “chamar garçom”, selecionar uma alternativa de “pedir copo com gelo” não é má ideia, né? Assim, o atendente já vai até a mesa levando o pedido!
Essa versatilidade permite à equipe saber de antemão se o cliente precisa de ajuda também para “tirar pedido”, “limpar a mesa”, “trocar o copo”, “trazer gelo” etc. E quem realiza o atendimento não aparece para perguntar qual é o problema, mas para apresentar a solução.
4. Adicionais nos pedidos, personalizados para cada restaurante
Outro diferencial dos melhores menus digitais quando comparados com outras alternativas de recursos semelhantes disponíveis no mercado é a adição de opcionais e alternativas, dentro de cada item do cardápio, conforme as necessidades de cada estabelecimento e dos clientes, oferecendo muito mais comodidade e fazendo todo mundo se sentir único.
Para ter esses adicionais, basta que os gestores personalizem seus cardápios em tablet seguindo as estratégias de vendas dos próprios restaurantes e permitindo que os consumidores consigam solicitar variações dos pratos em tempo real.
E aí, convencido(a) agora? Não espere ver a concorrência saindo na frente para crer que vale a pena investir em um cardápio digital. Inove o quanto antes e faça mais negócios por mesa!
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