Um restaurante pode ter muitos estilos, tanto quanto ao conceito e decoração quanto ao modo de servir os seus clientes. Podemos falar em rodízios, buffet livre ou por quilo, pratos feitos, dentre outros.
Nesta matéria, contudo, daremos enfoque ao estilo à la carte, expressão que provém da língua francesa e tem um significado aproximado de “como está no cardápio”.
Muitas pessoas podem confundir esse tipo de serviço com o prato feito, mas é diferente. Afinal, o prato feito é uma refeição composta em apenas um prato.
Já o à la carte trata-se de uma composição de pratos pré-definidos e dividida em algumas categorias, tais como:
- Entrada;
- Salada;
- Pratos principais (normalmente 1º prato, 2º prato e prato principal);
- Acompanhamentos;
- Sobremesas.
Apesar de ser um estilo muito interessante para se trabalhar, ele requer planejamento e cuidado especiais. É bastante comum encontrar estabelecimentos que servem desta maneira, que frustram o cliente pois as receitas estão em falta, geralmente porque acabou algum ingrediente essencial.
Por isso a gestão eficiente deste tipo de restaurante é essencial.
Quando bem trabalhado, o serviço de restaurante à la carte serve como grande ajuda para conhecer exatamente quais matérias primas e a quantidade necessária para atender a média de clientes do local, inclusive evitando desperdícios.
A partir daí, é possível montar um cardápio digital para restaurante à la carte que será um sucesso. Confira mais informações para aprimorar o seu negócio.
Como funciona um restaurante à la carte
A ideia do restaurante à la carte é que o cliente vá com tempo, pois o atendimento não costuma servir rapidamente, como as redes de fast food, mas, sim algo para você aproveitar a experiência e relaxar com uma boa refeição.
Por isso mesmo o cardápio de restaurante à la carte conta com opções de entrada e saladas, para iniciar a refeição, visto que são pratos mais simples e servidos com maior velocidade, enquanto o cliente aguarda o preparo dos pratos principais.
Apesar de costumeiramente serem locais mais “sofisticados”, pois o cliente passa mais tempo dentro do estabelecimento, também há restaurantes à la carte com estilos mais populares, geralmente localizados perto de estações de ônibus e metrô, por exemplo.
É importante estabelecer qual o perfil do seu cliente, pois a decoração do restaurante e design do cardápio podem influenciar nas escolhas do consumidor. No restaurante à la carte, o cliente escolhe o que comer diretamente através das opções do cardápio - e o preparo de todos os pratos é feito na hora.
Qual a função do cardápio nesses restaurantes
Como esse é um tipo de restaurante que funciona principalmente através do cardápio de pratos à la carte, ele possui um papel bem importante - e é necessário que seja bem elaborado. Algumas dicas para montar o cardápio são:
- Apelar para o paladar do cliente, com descrições especiais;
- Usar fotografias bem feitas, para mostrar como é a montagem e o tamanho dos pratos;
- Sugerir opções de combos dentro de todas as categorias do cardápio, para tornar a escolha do cliente mais fácil;
- Disponibilizar uma carta de vinhos especial.
O cardápio é a direção do cliente para a viagem gastronômica que ele irá fazer dentro do restaurante, então é vital tirar um tempo para preparar algo de fácil entendimento e que seja atrativo.
Para alcançar este propósito, o cardápio digital pode vir a ser a melhor escolha para o estabelecimento.
Vantagens do cardápio digital
O cardápio digital possui muitas vantagens para todo e qualquer tipo de restaurante, mas, em se tratando do serviço à la carte, podemos mencionar alguns dos principais como sendo:
- o aumento na lucratividade;
- a funcionalidade e praticidade do autoatendimento;
- o apelo visual;
- a economia de custos a longo prazo, evitando novas impressões para atualizá-lo.
Apesar de o cardápio digital ser muito benéfico para o restaurante, e conceder ao cliente a possibilidade de realizar todo o atendimento por si só, o garçom ainda é uma peça chave no estabelecimento.
Isto porque, como há uma rotatividade de pratos sendo servidos, é necessário não apenas levar as refeições às mesas, mas, também, retirar os pratos a cada rodada e manter as mesas limpas.
Na verdade, uma das principais vantagens que o cardápio digital traz para ajudar a melhorar o seu restaurante à la carte, é aliviar o serviço do garçom. Além destes, você pode descobrir outros benefícios do cardápio digital ao começar a utilizá-lo no seu negócio!
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