Os cardápios criativos estão cada vez mais ganhando as redes sociais. Sim: eles podem auxiliar a sua marca a crescer através da promoção que o seu cliente mesmo fará. Hoje, com as redes sociais, apostar na criatividade cativa e fideliza o cliente, que, muito provavelmente, sairá promotor da sua marca.
As redes sociais possuem outro poder importante: todos os usuários, querendo ou não, acabam influenciando sua rede de amigos e, por isso, quando o seu restaurante fornece elementos criativos, o seu cliente pode postar nas suas redes sociais, atraindo o seu círculo de amigos para o seu negócio.
É um ciclo virtuoso e o cardápio pode ser o começo de muitos elementos criativos dentro do seu restaurante. A gente está acostumado a ver, nas nossas próprias redes sociais, copos e pratos diferentes, drinks exóticos e maneiras inusitadas de servi-los.
Mas, antes de que o cliente receba o pedido, a criatividade pode começar tanto no atendimento inicial, quanto no ambiente e, também, nos cardápios.
Sair na frente dos concorrentes apostando no cardápio e ver as redes sociais cheinhas de imagens do seu cardápio, que tal? É uma ideia fantástica e que tem baixo custo de implementação.
Alguns restaurantes consagrados e premiados já apostaram na criatividade dos seus cardápios, como é o caso do brasileiro "A Casa do Porco", que está colocado numa lista internacional entre os 50 melhores do mundo.
O menu degustação, por lá, imita um jornal com tema circense - que acompanha a decoração do estabelecimento, também. É divertido, pois o porco é um personagem e as histórias dos pratos estão envolvendo-o.
5 ideias que você pode fazer para tornar o seu cardápio criativo e divertido
1. Investir no design
Contratar um designer bem criativo pode fazer grandes mudanças para o seu cardápio, tornando-o surpreendente.
2. Trocar as fotos por desenhos
E se, ao invés de colocar imagens dos pratos, você pedir para um designer criar belos desenhos dos seus produtos?
3. Invista em textos divertidos
Seja para descrever o prato ou para apresentar alguma curiosidade extra, um texto divertido vai cativar o cliente - e deixá-lo segurando o cardápio por mais tempo, aumentando suas chances de pedir mais.
4. Identidade com o local
Coloque alguma curiosidade sobre a cidade ou o ponto comercial em que o seu restaurante está localizado, fidelizando o público curioso do seu restaurante.
5. Crie um personagem
Assim como o restaurante premiado que usa o seu insumo principal (o porco) como personagem, você pode pensar em um peixinho, quem sabe, se o seu restaurante for de comida japonesa, por exemplo.
E se, além do cardápio criativo no seu próprio design e layout, com as ideias fornecidas acima, você, proprietário, colocar nomes criativos para o seus pratos e bebidas com nomes criativos no seu cardápio, também?
Como dito mais acima, as redes sociais estão repletas de usuários postando drinks divertidos servidos em recipientes que imitam uma banheira de banho ou numa caneca de cobre.
Além do jeito inusitado de servir, o proprietário pode chamar a atenção do seu cliente já no nome dos drinks, antes mesmo de entregá-lo pronto. É um outro jeito de colocar mais pitadas criativas no seu cardápio. Que tal algumas ideias?
Chamar a atenção com nomes de drinks criativos
Exemplo do Gin e Tônica
Este é um dos drinks mais vendidos nos bares e restaurantes, mas que não há muita variação no seu nome. Inove: que tal criar uma história sobre as especiarias que constam na sua receita?
Ou, se o gin utilizado possuir uma história bem legal, pode-se criar uma história, cujo título, como uma ideia: "O soldado inglês que conquistou o Brasil". E, uma ideia como receita poderia ser um gin inglês com limão caipira, aquele de cor laranja.
Exemplo do Aperol Spritz
Outro drink que consta na lista dos mais vendidos, é esta receita que, como bebida principal, leva o italianíssimo Aperol. Que tal colocar um nome para o drink: "A máfia italiana ficou doce"?
O Aperol Spritz é conhecido por ter um sabor entre o doce e o amargo e, por isso mesmo, dizer que os mafiosos adocicaram o seu estado de espírito pode arrancar uma boa gargalhada.
A ideia é sempre colocar um nome criativo, mas descrever o que consta na receita, para que o cliente saiba, também, o que pediu. Forneça elementos tradicionais no seu cardápio, como as descrições bem feitas e com linguagem segura, mas lembre-se que dentro do tradicional há espaço para inovação. E esse pode ser o seu diferencial.
Estas são algumas técnicas de criatividade para o cardápio, que podem começar a ser implementadas sem muito investimento, como dar nomes diferentes ou trocar as imagens por desenhos.
Não precisa de muito e uma dica bem bacana para começar a criar nomes é chamar todos os funcionários, sócios, familiares e amigos e fazer um brainstorm (que nada mais é que uma reunião para novas ideias - outra ferramenta técnica para colocar a criatividade em destaque no seu cardápio), com o intuito de criarem este cardápio criativo juntos. Vai ser divertido e esta diversão, certamente, refletirá no cardápio.
Proprietário precisa ter em mente é que não há certo e errado
Lembre-se: se o restaurante brasileiro que está colocado entre os 50 melhores do mundo tem um cardápio inusitado, que mistura elementos de jornal, personagem, desenho e tema circense, por que você não pode fazer o mesmo?
Divirta e engaje o seu cliente e, com este baixo investimento, aumente suas possibilidades de ganho. Às vezes, o que falta no dia do cliente que procura o seu restaurante é um sorriso e você pode ser a marca que irá sanar esta falta.
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