O cardápio é a vitrine do seu restaurante. É onde está descrito o que você oferece e é a forma de estabelecer o primeiro contato entre o cliente e o que ele irá consumir.
Quando pensamos na elaboração do cardápio para o restaurante, pretendemos que ele ofereça opções, sugira combinações e traga todas as informações necessárias de descrição do prato para ajudar o cliente no momento da escolha, certo?
Também é preciso lembrar da importância de atualizar o cardápio através de novos pratos para acompanhar as tendências do mercado e apresentar novidades aos consumidores, além de evitar prejuízos oferecendo preços que condizem com os custos do estabelecimento.
Mas se você tem dúvida de quando deve atualizar o cardápio do restaurante, não se preocupe, preparamos algumas dicas que podem te auxiliar nessa tarefa!
Vamos conhecê-las?
1. Analise periodicamente a ficha técnica do restaurante
Em primeiro lugar, você sabe o que é a ficha técnica? Caso não saiba ou apenas não recorde muito bem, vamos resumir!
A ficha técnica é uma planilha que contém todas as informações do cardápio. Contempla cada ingrediente e produto que você precisa ter no restaurante, juntamente com custos, fornecedores e seus contatos, modo e tempo de preparo de cada prato, indicações de como armazenar itens, entre outras notas que podem ser relevantes no seu estabelecimento.
Bom, analisar a ficha técnica fará com que você saiba quais produtos mais saem da sua cozinha e como andam os seus custos. Conforme a ficha tiver valores de fornecedores atualizados de forma significativa, é hora de alterar o cardápio também.
Ela ajudará igualmente a saber quais ingredientes são mais utilizados, auxiliando no conhecimento de pratos que são mais e menos consumidos no restaurante, deixando a preferência dos clientes mais clara.
2. Utilize a engenharia de cardápio
A engenharia do cardápio é uma ferramenta criada por pesquisadores da Universidade de Michigan em 1980.
A ferramenta é uma análise dos itens que mais vendem em seu restaurante e em quais horários determinados pratos são vendidos.
Filtrar essas informações ajudará na adaptação de pratos de menor saída em horários de grande fluxo para melhorar a experiência de variedade do cliente.
Se for um jantar, talvez prefira algo mais leve; já no caso do almoço, ele precisará enfrentar o resto do dia e poderá optar por algo mais equilibrado e que produza energia.
Conforme o horário da refeição, o cliente irá adequar o prato às suas necessidades. O seu cardápio deve ser balanceado e fornecer esse tipo de opção.
3. Ouça a opinião dos seus clientes
A opinião do cliente é fundamental. Sempre que possível ouça as sugestões para o cardápio do restaurante agradá-los ainda mais!
E a melhor maneira de saber se os consumidores estão gostando do seu menu, é através das pesquisas de avaliação.
Essas pesquisas podem ser feitas através da avaliação com formulários junto ao caixa, pequenos questionários impressos no momento de levar a conta ao cliente, caixas de sugestões, enquetes online em redes sociais, entre outros meios.
Além do cardápio, essa pesquisa pode contribuir com a melhora de diversos setores do restaurante, ajudando o seu negócio a fazer ainda mais sucesso!
Afinal, quando atualizar o cardápio?
Não existe uma regra de mudança de cardápio, prazo de validade ou data exata, mas indica-se fazer alguma alteração nos pratos ou preços, pelo menos, duas vezes ao ano.
Essa mudança ocorre principalmente porque os produtos do mercado alimentício aumentam o valor e, consequentemente, os preços do cardápio do restaurante não suprem mais os custos da produção.
Também há uma forma de saber se o cardápio não agrada mais os clientes, observando as sobras nos pratos. Se atente a quais alimentos estão ficando de lado na refeição.
É legal reparar nos tamanhos das porções do mesmo modo, assim você consegue ajustar quais devem ser aumentadas, reduzidas ou eliminadas de vez dos pratos.
E se possui em seu restaurante um cardápio digital, essa mudança é mais fácil ainda. Toda alteração de pratos, suas características, fotografias e preços podem ser feitas por você, de forma rápida e instantânea.
Com essas dicas você mantém o cardápio atualizado, o interesse dos clientes no seu restaurante, aumenta a demanda por oferecer um bom menu e não corre o risco de prejuízos.
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