A sustentabilidade, o minimalismo, os cafés especiais e o uso de louças diferenciadas, o Latte Art e as cortesias que vêm junto com o pedido estão dentre as tendências do momento na apresentação de pratos e bebidas nas cafeterias.
Nos últimos anos, os coffee shops têm se transformado em verdadeiros laboratórios de criatividade gastronômica, apresentando não apenas deliciosos cafés, mas também pratos e bebidas que superam as expectativas dos clientes.
Além da atenção com a estética, a origem e o impacto ambiental do que é servido são fatores que ganham cada vez mais peso porque os consumidores querem ter certeza que mesmo o cafezinho não é bom somente para eles e sim para a comunidade.
Quer saber o que mais torna esse cuidado com os detalhes tão importante e como aproveitar as exigências da clientela para ter um lucro ainda maior? Descubra neste artigo!
Qual a importância da apresentação visual em uma cafeteria?
A apresentação visual das comidas e bebidas da sua cafeteria vai ser a primeira coisa que seus clientes vão notar, antes mesmo do sabor. A satisfação em receber um prato bem apresentado desperta todos os sentidos e causa uma ótima impressão.
Outro ponto muito importante relacionado ao fato de pensar no visual é a influência nas redes sociais no marketing espontâneo do seu negócio: quem sai para comer e beber um bom café adora adora tirar uma fotinho e postar nas redes, mas só se o prato for bonito, não é?
O impacto de uma publicação assim é maior do que se estivesse vindo de algo postado na sua página, até porque a primeira coisa que alguém faz ao pesquisar por um estabelecimento onde quer comer é perguntar para família e amigos se já conhecem o lugar ou então ver os comentários no google.
Resumindo: a opinião de outras pessoas é muito bem recebida e tratada com mais naturalidade, então, quando você se preocupa com a apresentação dos pratos e bebidas da sua cafeteria, acaba agradando quem já frequenta o local e também atraindo novos clientes sem gastar dinheiro extra pra fazer isso.
Mergulhe nas dicas quentíssimas a seguir para arrasar na entrega dos itens do seu menu.
Como criar apresentações visuais impressionantes na sua cafeteria? Dicas infalíveis!
Para criar um impacto visual único e impressionante, comece escolhendo a louça correta, apostando no simples e focando nas cores. A apresentação de pratos e das bebidas é uma arte em si e exige do chef ou barista um conhecimento de vários elementos de design.
E, é claro, além da comida, o ambiente, os uniformes, a mobília e o cardápio da cafeteria precisam estar sempre em sintonia.
Isso cria um um sentimento de que tudo está em seu devido lugar, fortalece a marca e a identidade visual do negócio e transmite profissionalismo a partir do momento que o cliente passa pela porta até o fim do atendimento e do serviço.
Anote as dicas exibidas abaixo em detalhes para transformar sua matéria-prima em uma obra de arte!
Escolha a louça mais adequada à identidade visual do seu negócio
A louça funciona como um quadro, ou melhor, uma tela em branco, e a pintura será a comida que você vai servir.
Os utensílios de cores claras são, na maioria das vezes, os mais utilizados – e por alguns motivos: primeiro porque, por ser de uma cor neutra, a louça dá muito mais destaque ao que vai ser servido, segundo que uma louça branca e lisa, por exemplo, é mais fácil de limpar e não risca com tanta facilidade quanto as coloridas.
Isso não quer dizer que não haja espaço para inovar. Bolos e outros doces de cores vibrantes contrastam muito bem em recipientes mais escuros, com tons de preto e marrom, ou louças de cerâmica – alerta de spoiler de tendência que você confere mais adiante!
Já para as bebidas, o ideal, se você quiser fugir do clássico branco, é servir em recipientes transparentes, para que o cliente consiga ver o leite, o café ou qualquer outro ingrediente, todos se misturando em um verdadeiro balé gastronômico.
Aposte no simples
Mesmo que o seu estabelecimento não siga uma pegada mais minimalista, a simplicidade ainda é um fator de destaque. Tudo que for servido precisa ser apresentado em poucos elementos, com o ingrediente principal sempre em destaque.
Afinal, um prato servido até as bordas pode passar a impressão de muita informação e acabar ficando esteticamente feio na sua apresentação. E uma xícara ou um copo super cheios ou com decorações em excesso são sinônimo de acidente e sujeira na certa.
Mas não se engane: ser simples não é sinônimo de ser comum! Sua cozinha e seu balcão podem e devem testar misturas de sabores e criar pratos e bebidas novos sempre que possível, instigando a clientela a querer voltar sempre para provar as novidades.
Foque nas cores e formatos
As cores e os formatos dos pratos e utensílios são alguns dos primeiros elementos que o freguês observa quando o pedido chega à mesa, mas esses fatores não se prendem só à apresentação da louça, não!
Se sua cafeteria já conta com um atendimento de ponta com o auxílio de um cardápio digital, as fotos em alta resolução, com cores vívidas e destaques ativos na tela dos dispositivos certamente vão pesar na hora da escolha por parte do cliente.
Lembre-se de ter essa preocupação durante a preparação também! Uma quebra de expectativa quando o alimento chega à mesa é fatal e pode ser decisiva na satisfação de cada consumidor.
Se o bolo red velvet não vier com aquela massa vibrante vermelha, ele provavelmente não vai ganhar uma foto para o “Insta” (a não ser, talvez, que seja feito com beterraba e possa ser considerado um bolo saudável – um chamariz, principalmente, para consumidores do nicho fitness).
Seu capuccino não tem cara de capuccino e nada mais é do que um grande balde de café com leite? Menos chances de ele ir parar nas redes sociais, na certa…
Falando nisso, além dos pratos e bebidas instagramáveis, outras tendências podem ajudar a garantir aquele clique e uma divulgação orgânica e gratuita da sua cafeteria. Confira quais são elas no próximo tópico!
9 super tendências atuais na apresentação de pratos e bebidas em cafeterias
As principais tendências para o mundo dos coffee shops na atualidade são a sustentabilidade, o minimalismo, os cafés especiais, degustação, o oferecimento de leite de origem vegetal, o Latte Art, os cafés gelados e a cortesia com o café.
Não esqueça que tendência não significa regra: nem tudo aquilo que está na onda e está fazendo sucesso é viável para todos os negócios.
O ideal é conhecer bem qual público você atende e quais as preferências que eles têm com relação ao consumo. Um público mais jovem adora provar algo novo, já clientes mais maduros normalmente preferem o tradicional servido com excelência.
1. Sustentabilidade
A sustentabilidade é um termo que já está em em alta faz um bom tempo e não tem previsão nenhuma para sair de cena. A consciência ambiental das pessoas vem aumentando e, com ela, também cresce a demanda por serviços que procurem diminuir o impacto na natureza.
No caso das cafeterias, o consumo consciente fica por conta de:
- embalagens biodegradáveis;
- utensílios reutilizáveis, como canudos de metal ou de papel; e
- substituição do papel que cobre as bandejas por algum material que possa ser lavado e reaproveitado.
Você pode, inclusive, vender canecas e copos com a sua marca e fazer uma promoção pra quem já chegar com eles na hora de pedir. Também dá para focar nos ingredientes das comidas que você serve, procurando produtores locais sempre que possível.
Não esqueça de incluir essas ações eco-friendly no marketing da sua cafeteria.
2. Minimalismo
O minimalismo é um movimento artístico e cultural que se baseia em focar apenas no que realmente é importante e mais valioso. Food services com esse estilo passam uma impressão maior de elegância e mostram estar atentos às tendências.
A parte boa é que, nessa “pegada”, menos é mais, e o segredo para ela funcionar é fazer uma apresentação alinhada com a identidade visual e os valores da cafeteria.
Logo, o foco não será nas louças coloridas ou pratos cheios de decorações. O simples já é o suficiente, desde que seja feito com muita qualidade.
Outros elementos do seu restaurante também influenciam muito nesse estilo, como uma boa iluminação, móveis simples e sem muita decoração, cardápios na mesma vibe e ambientes pintados com duas ou três cores no máximo.
3. Cafés especiais
Quem procura uma cafeteria está sempre querendo ser surpreendido com novos sabores, que estão diretamente ligados com a qualidade do café. Oferecer blends e grãos de várias partes do país e até do exterior é uma maneira de surpreender seus clientes e se destacar da concorrência ao mesmo tempo.
A escolha dos cafés também conversa com a sustentabilidade, já que você pode focar em comprar apenas aqueles que têm uma certificação do Programa de Cafés Sustentáveis do Brasil, garantido pela Associação Brasileira da Indústria de Café, a ABIC.
O certificado é garantia de que as fazendas produtoras adotam práticas que preservam o meio ambiente. Algo para emoldurar e mostrar à sua freguesia com muito orgulho!
Ainda dá para desenvolver receitas especiais de tempos em tempos, com misturas únicas e cafés selecionados. Poste nas redes sociais que essas delícias são por tempo limitado e é só esperar a cafeteria encher.
4. Menu degustação
O menu degustação é um recurso bastante conhecido no ramo de food service. Ele consiste em um pedido único com várias mini porções diferentes de algumas opções que você oferece no cardápio.
Em uma cafeteria, dá pra explorar tanto os vários tipos de café que você serve, como também bolos, cupcakes e salgados, e ver a tendência funcionando como uma excelente estratégia para incentivar os clientes a experimentarem diferentes itens do menu.
A ideia é dar um gostinho de várias coisas que você tem no seu cardápio, tudo de uma vez só. Isso facilita a escolha do cliente, já que ele não vai se preocupar tanto em pedir algo que não conhece e acabar se arrependendo.
O resultado? Maior satisfação e a garantia de que tudo que o consumidor provar e aprovar vai ser pedido mais vezes.
5. Louças de cerâmica
As louças de cerâmica têm ganhado cada vez mais espaço nas cafeterias mais descoladas do Brasil por conta dos formatos mais irregulares – no caso da cerâmica artesanal produzida em ateliês – e diferentes e também por causa das cores e detalhes que, geralmente, não são encontradas em outros tipos de louça.
Se o seu cliente já está acostumado a parar para um cafezinho todo dia, o serviço numa louça mais descolada pode ser o diferencial que vai garantir um clique para as redes sociais e um espaço no coração dele, viu?
6. Leites de origem vegetal
Os leites que não são de origem animal vêm crescendo em popularidade ano após ano e, segundo a empresa norte-americana Research and Market, o mercado para esse tipo de bebida vai duplicar até 2030.
Muitas pessoas estão entrando na onda do vegetarianismo e veganismo, dietas que têm como lema consumir menos ou nenhum produto de origem animal e, por isso, estar apto(a) a atender esse tipo de público é garantia de aumento nas vendas, viu?
A intolerância à lactose é outro fator muito importante para o crescimento da procura: o laboratório de pesquisa Genera publicou, em abril de 2023, dados identificando que mais de 50% da população pode desenvolver esse tipo de intolerância alimentar.
Oferecer receitas que usem o leite vegetal no lugar do animal vai agradar essas duas parcelas da população. A dificuldade em encontrar esse tipo específico de serviço faz com que a maioria não se importe em pagar um pouquinho a mais. Se a comida e a bebida forem boas então… É fidelidade na certa!
7. Latte Art
Você provavelmente já viu, nas redes sociais, aqueles vídeos de baristas criando desenhos no café, usando um pouco de espuma de leite e muita habilidade. Essa técnica é chamada de Latte Art e virou febre na internet.
Ninguém sabe exatamente quando ela surgiu, mas existem relatos de que o tipo de decoração existe, pelo menos, desde o século XIX. E tudo que você precisa para fazê-la e impressionar seus clientes é um bom café espresso, um misturador de bebidas para deixar o leite cremoso e dedicação para aprender.
A técnica mais básica (o que não quer dizer mais fácil) é chamada de free pour, e consiste em ir colocando o leite a uma certa altura na xícara, para que ele fique embaixo do café. Assim que a xícara estiver quase cheia, você traz o leite para bem perto e faz o desenho.
Os resultados mais comuns de se encontrar por aí são corações e tulipas, como você vê no vídeo abaixo.
Existe também o grafismo, que usa utensílios de metal, palitos e caldas para imagens bem mais elaboradas! Aliás, uma cafeteria em São Paulo, chamada Coffee Selfie, é especializada no assunto e até imprime uma foto da sua escolha no seu latte. Dá uma olhada na imagem!
Uma boa inspiração e, certamente, um chamariz de clientela, né?
8. Cafés gelados
Quando se fala em café, logo vem à cabeça a imagem daquela caneca quentinha com uma fumacinha saindo… Delícia, não é? Mas não dá para esquecer que o Brasil é um país tropical e que, em algumas regiões, faz calor o ano todo.
Ainda que quem goste mesmo de café tome ele quente independentemente do clima, um drink gelado vai bem melhor naqueles dias em que o sol está de rachar. Bônus para cafeterias que usam gelos em formatos diferentes ou feitos de forma especial para ficarem cristalinos na composição das bebidas!
Os cafés gelados surgiram como tendência já há um bom tempo, popularizados principalmente por grandes redes como o Starbucks e a chamada “Geração Z” – de quem nasceu entre 1995 e 2010 –, por exemplo, adora esse tipo de bebida.
Um dos motivos é a quebra de expectativa e de provar algo impensável para as gerações mais velhas, ou seja, um pouco de rebeldia.
O outro são as inúmeras possibilidades de customização que uma bebida gelada oferece, que também agrada muitos os mais jovens. Os drinks personalizados saltam aos olhos e são um ótimo produto para mostrar nas redes sociais.
9. Cortesia com o café
É comum as cafeterias mandarem um biscoitinho ou chocolate com café como uma maneira de cortesia, sem cobrar a mais por isso. Por si só, o gesto, com certeza, desperta simpatia na clientela, então, se seu food service não tem esse costume, tá aí uma dica valiosa.
Só que você pode surpreender muito mais se esse docinho que vem junto for criado na sua cozinha e não um produto industrializado. Melhor ainda se você conseguir fazer mini versões do que já oferece no seu menu, como um mini croissant de chocolate, assim, quem provar e gostar vai precisar pedir o tamanho real.
Deixe de lado também as caldas industrializadas e ofereça o ganache da casa! Esse é um diferencial que pode fazer da sua cafeteria a predileta de muita gente por aí.
Além de impressionar, é certeza de que muitos frequentadores vão ter o paladar despertado e acabar levando bem mais do que só um cafezinho.
Não se esqueça que nada disso vai adiantar se a qualidade do que você serve não é competitiva com a concorrência nem com a expectativa dos seus clientes. O lema é fazer bem hoje e ainda melhor amanhã!
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