WhatsApp Pay em restaurantes: como usar + alternativas

Entenda melhor o uso do WhatsApp Pay para restaurantes e se a alternativa é válida para o seu negócio. Veja mais possibilidades também, neste artigo!

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Imagem de uma pessoa usando o aplicativo WhatsApp. Ao fundo aparece uma xícara de café e um prato com duas rosquinhas.

Para usar o Whatsapp Pay no seu restaurante, você precisa, dentre outras coisas, vincular a sua conta bancária ao aplicativo e divulgar que oferece a alternativa assim que quiser começar a receber dos clientes.

Mas, se não quiser ter o trabalho de implementar mais um recurso na sua operação cotidiana, outra alternativa bastante interessante é apostar num cardápio digital que também lhe permita receber pagamentos instantâneos!

Independentemente da alternativa escolhida, apenas lembre-se de que vale investigar se o seu público-alvo tem interesse em pagar através de tecnologias.

Continue lendo para saber o que fazer do início ao fim!

Como funciona o Pay do WhatsApp para restaurantes?

O consumidor pode fazer um pagamento através da carteira digital do WhatsApp, estando dentro da conversa com o restaurante no WhatsApp e clicando no símbolo de R$, próximo ao espaço de digitação do aplicativo, bem pertinho dos símbolos da câmera e do microfone.

Tudo isso, desde que ambos tenham cadastro completo na carteira digital do aplicativo.

Em seguida, basta confirmar que o contato selecionado está correto, digitar o valor do pagamento e até deixar um recado se quiser, confirmando a transferência.

Se o restaurante preferir solicitar um acerto de contas através da solução, o passo a passo será exatamente o mesmo. Nesse caso, depois de clicar no símbolo de R$, apenas altere a opção do centro superior da tela de “pagar” para “solicitar”.

Como ativar o WhatsApp Pay para restaurante?

Em primeiro lugar, no próprio aplicativo, busque o direcionamento para a página de configurações “Meta Pay” e adicione um cartão de crédito ou débito aceito, então, quando o cliente fizer um pedido no seu restaurante, você vai compartilhar com ele uma solicitação de pagamento e, enviada a transação, será necessário aceitá-la.

Confira o passo a passo abaixo.

  1. Acesse as “Configurações” do seu WhatsApp, clique em “Pagamentos” e cadastre-se para aceitar as transferências.
  2. Configure sua conta no Meta Pay: é só seguir as orientações da plataforma!
  3. Adicione um cartão de crédito ou débito ao seu cadastro.
  4. Para cobrar um cliente, vá até a conversa com essa pessoa dentro do próprio WhatsApp, clique no símbolo de R$ próximo ao teclado e aos símbolos de câmera e microfone e selecione a opção “Solicitar” em vez de “Pagar”.
  5. Insira o valor do pedido e compartilhe a cobrança com o contato.
  6. Aguarde o pagamento. A confirmação acontecerá de forma automática pelo aplicativo.

Recebeu sem estar com o cartão cadastrado? Você terá até 48 horas para aceitar o valor, caso contrário, ele será devolvido ao remetente!

E quais cartões são aceitos no WhatsApp Pay?

Cartões de débito e crédito Mastercard e Visa dos bancos Sicredi e Santander, cartões de débito Mastercard e Visa do banco Itaú e Mastercard do banco BRB, cartões de crédito e débito Visa do BB e do Bradesco e Mastercard do Inter estão entre os aceitos.

Além deles, quem é cliente BTG+ e tem Mastercard crédito ou débito pode fazer o cadastro, quem tem Visa do MercadoPago, do Neon, do Next ou do Woop também.

O app ainda aceita cartões Mastercard crédito ou débito Nubank e Sicoob, bem como Visa da Caixa, mas somente somente débito virtual e para quem tem conta Caixa.

Apesar de tantas opções e vínculos com diferentes instituições bancárias, o WhatsApp Pay para restaurantes é seguro, sim, mas pode não ser a solução mais prática dentre todas as disponíveis no mercado.

Como substituir WhatsApp Pay em restaurante?

Outras alternativas tão seguras quanto essa, muito mais integradas às operações de um estabelecimento A&B e ainda mais dinâmicas são os cardápios digitais para delivery ou cardápio em QR Code.

Ambos permitem à freguesia acessar o menu, personalizar os pedidos e concluir os pagamentos sem sequer fazer contato direto com um humano.

E quem conta com eles ainda tem a possibilidade de gerar um link de pagamento para o consumidor acertar a conta online, não à toa, tais tecnologias figuram no topo das preferências quando o assunto é o autoatendimento no foodservice.

Implementando-os, você também pode:

  • usufruir de um robô de autoatendimento para não deixar ninguém esperando no WhatsApp;
  • criar programas de fidelidade personalizados;
  • extrair relatórios que vão deixar seus investimentos muito mais assertivos;
  • fazer pesquisas de satisfação sem ter que implorar para cada pessoa responder; e
  • receber até Pix!

Cardápios digitais vão muito além do pagamento, então, porque se contentar com pouco se você e o seu negócio merecem tanto?

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