Cadastro de clientes em restaurante: como fazer e vantagens

Entenda a importância do cadastro de clientes para restaurante, como fazer e quais as boas práticas para aplicar no processo. Continue lendo.

Compartilhe

Fazer um cadastro completo dos clientes do seu restaurante vai lhe ajudar a se manter em contato com eles, transmitindo informações interessantes para convidá-los para novas visitas, e a acertar em cheio nas promoções, por exemplo.

Mas não pense que cadastrar alguém significa somente coletar seu nome e telefone: quanto mais informações ficam registradas no sistema do estabelecimento sem que seja incômodo pedi-las aos consumidores, melhor!

Busque obter, além do contato, endereço de e-mail e data de aniversário e, se possível, associe o nome de cada cliente ao seu histórico de compras ou aos interesses demonstrados quando estiveram no local ou compraram delivery.

Tudo para ter ações de marketing ainda mais assertivas. Veja outros detalhes neste artigo!

Qual é a importância do cadastro de clientes na gestão de vendas de restaurantes?

Cadastrar um cliente significa monitorar de perto o consumo dele e agir para tornar única a experiência que esse consumidor vai ter toda vez que for ao seu restaurante. É entender como ele se comporta, o que gosta de comer e beber, que dias e horários sai para uma refeição fora de casa ou do escritório etc.

O cadastro, portanto, ajuda gestores como você a identificar preferências e padrões de comportamento e, em seguida, a tomar atitudes para atração e retenção do público-alvo.

Além de personalizar o atendimento, uma boa coleta de informações colabora para a oferta de promoções segmentadas, o aumento da fidelização, o disparo de e-mails marketing precisos, a elaboração de posts para as redes sociais com conteúdos devidamente direcionados e assim por diante!

Até momentos como o de planejar um evento, atualizar o cardápio do seu restaurante ou firmar uma parceria com outra marca ou com algum influenciador ficam mais fáceis quando se tem dados, pode acreditar.

Como cadastrar clientes do jeito certo?

Sempre pedindo a autorização dos consumidores para registrar suas informações pessoais, cadastre pelo menos nome completo, telefone para contato (WhatsApp), endereço de e-mail e data de nascimento de cada um deles.

Se for possível refinar ainda mais a coleta de dados, considere perguntar sobre como conheceu seu negócio, preferências e restrições alimentares, interesses de consumo especificamente dentro do foodservice e dias, horários e/ou ocasiões em que costuma frequentar um restaurante.

Anote a data do cadastro e, caso faça sentido, deixe registrado também se o freguês é regular ou esporádico, pois o garçom pode contar com a informação para adequar seu atendimento.

Para manter as informações atualizadas e garantir eficiência da estratégia, conte com tecnologias que podem ajudar na apuração e organização, a exemplo dos cardápios digitais integrados a sistemas de gestão e com funcionalidade de Customer Relationship Management (CRM).

Como manter um cadastro de clientes eficiente?

Em se tratando de consumidores já cadastrados, para manter a eficiência, de tempos em tempos, acione-os e confirme se os dados ainda fazem sentido. Faça isso de forma sutil, oferecendo benefícios em troca das confirmações ou atualizações.

Explore alternativas como as listadas adiante.

  • Fazer pesquisas de avaliação de satisfação através do cardápio digital, por e-mail ou por mensagem de texto.
  • Organizar eventos específicos e disparar convites aos contatos cadastrados, apurando quem os recebeu e quem optou por estar no evento (e por quê!).
  • Oferecer um cupom de desconto em troca de uma renovação das informações.
  • Disponibilizar ofertas ou benefícios ligados à data de aniversário registrada e monitorar resultados.

Seja quais forem as suas estratégias, trabalhe sempre de acordo com as boas práticas do mercado.

6 exemplos de boas práticas em cadastro de clientes

O cadastro de clientes não foge das regras ligadas aos hábitos de consumo do foodservice que apontam para praticidade, personalização, comodidade e agilidade. Existem algumas boas práticas para você adotar se quiser fazê-lo corretamente, topa conferir?

  1. Garantia de rapidez: uma coleta de dados precisa ser simples e rápida, por isso muita gente hoje em dia opta por fazê-la com cardápio digital (durante o consumo) ou através da oferta de Wi-Fi gratuito.
  2. Segmentação por preferências: de nada vai adiantar reunir um monte de informações se você não organizá-las pensando nos hábitos e nos desejos dos consumidores. Segmentar dados significa segmentar seu público.
  3. Nada de excesso de comunicações: uma vez sabendo quem você quer atingir e como cada nicho será alcançado, não tem por que você saturar todo mundo com as mesmas comunicações ou entupir alguém de informações que são irrelevantes para ele, né?
  4. Coletar data de nascimento significa dar benefícios no aniversário: o consumidor de restaurante já subentende que, se deixar registrado no estabelecimento o dia e/ou mês em que faz aniversário, vai ganhar algo em troca quando chegar a hora.
  5. Pedir informações é o mesmo que pedir feedbacks: abrir um canal de conversa com o freguês para solicitar dados pessoais dele também é estar aberto para receber opiniões e sugestões sobre o serviço, a comida, as bebidas etc.
  6. Tudo de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD): quem detém uma marca no Brasil atualmente deve conhecer essa legislação de cor e salteado para não passar vexame ou, pior, enfrentar problemas na Justiça.

Cada novo cadastro e cada dado coletado é uma oportunidade para o seu restaurante fazer o freguês se sentir realmente VIP, então, não descarte suas chances. Modernize e padronize o que for necessário para fazer bonito a curto, médio e longo prazo! Boa sorte.

E-book enviado com sucesso!

Agora você pode ler este e-book sempre que quiser. Agradecemos o interesse.

Deixe seu comentário

Conheça o Abrahão

Saber mais