Atendimento personalizado em restaurante é bom mesmo?

Neste artigo, entenda como o atendimento personalizado em restaurantes pode aumentar o ticket médio, atrair e fidelizar mais clientes. Leia agora!

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Garçom atendendo uma mesa de clientes

O atendimento personalizado, ou seja, com direcionamentos específicos para o público-alvo e, mais especificamente, para cada consumidor que chega a um restaurante, depende de treinamento, da apuração de dados e do uso da inovação.

Ele traz resultados excelentes, afinal, não só aumenta a satisfação dos consumidores, como melhora os níveis de fidelização e ajuda a elevar o ticket médio.

Tratar cada pessoa como única dentro de um estabelecimento movimentado ou num delivery cheio de pedidos gera uma sensação de exclusividade e mostra que você realmente se preocupa com a experiência, então, confira como agir lendo este artigo.

Como funciona o atendimento personalizado em um restaurante?

O atendimento personalizado começa com a recepção de um bom garçom vendedor ou de alguém dedicado exclusivamente ao trabalho de levar os clientes à mesa, e engloba interações empáticas e perguntas ligadas à compreensão das preferências dos consumidores.

No delivery, por sua vez, essa estratégia tem tudo a ver com esclarecer dúvidas e não deixar o consumidor esperando para ser atendido (e talvez contar com um chatbot de autoatendimento, por exemplo), bem como com a preocupação em informar o status do pedido do começo ao fim do processo.

E dá para ir ainda mais longe!

Com base no histórico de consumo e desejos dos fregueses, você pode presenteá-los com brindes especiais, orientar os garçons a fazerem recomendações exclusivas e até dar uma surpresa de aniversário.

São várias as alternativas, e cada movimento rumo à personalização importa também para o seu bolso!

Por que é importante o restaurante oferecer um atendimento personalizado?

Atualmente, é esse tipo de relacionamento entre marca e consumidor que determina se o cliente vai voltar outras vezes. Segundo a McKinsey & Co., consultoria global, 71% dos consumidores do mundo esperam interações personalizadas hoje em dia. Quase 80% se decepcionam se essas elas não ocorrem.

Além disso, de acordo com o CX Trends 2023, estudo feito pela empresa de software Zendesk, 70% das pessoas gastam mais quando recebem experiências moldadas para elas.

Os donos de restaurantes também saem ganhando, é claro! A personalização aumenta a fidelização e, consequentemente, os lucros. Quer mais? Veja a seguir uma lista completa com as principais vantagens de adotá-la.

6 vantagens da personalização do atendimento em um restaurante

Os clientes atendidos de forma personalizada são consumidores mais satisfeitos que se tornam fregueses fieis e contam sobre os diferenciais do estabelecimento para amigos e familiares, que também decidem conhecer os pratos e as bebidas e se encantam tanto quanto eles, e por aí vai…

Percebe como existe uma espécie de “efeito cascata do bem” causado pela estratégia tema deste artigo?

1. Altos níveis de satisfação do cliente

Um consumidor que se sente único, ou seja, que tem um atendimento feito de acordo com suas preferências e restrições, recebe informativos adequados às necessidades e aos desejos dele etc., também se sente valorizado e fica muito mais satisfeito com a experiência.

2. Aumento da fidelização

A máxima satisfação que um atendimento personalizado é capaz de gerar resulta na criação de uma conexão especial entre o cliente e o restaurante, fazendo-o voltar mais vezes.

3. Novos clientes

Consumidores felizes e fieis se tornam representantes da marca e falam sobre ela para amigos e familiares. Dessa forma, o estabelecimento também ganha através de recomendações.

4. Melhora da reputação

Com tanta gente falando bem do mesmo espaço, dos mesmos pratos e das mesmas bebidas, a maneira como outras pessoas enxergam o restaurante também muda – para melhor!

5. Processos mais assertivos

Se o restaurante conhece as preferências e necessidades específicas de quem o frequenta, o processo de tiragem dos pedidos e de produção dos pratos e das bebidas também se torna mais rápido, eficaz e menos propenso a erros.

6. Maior ticket médio sem investimentos exorbitantes

Para personalizar, basta você investir na implementação de tecnologias para restaurantes e coletar dados do jeito certo e sem complicações. Depois, será o momento de treinar a sua equipe, capacitando-a para utilizar as informações da melhor maneira.

Você vai gastar só o necessário e ver o seu ticket médio subir dia após dia.

Uma vez coletados os dados e aplicados os treinamentos, as suas estratégias podem, sim, envolver entregas de brindes e a divulgação de programas de fidelidade, como já sugerido anteriormente, mas o passo número um será “conhecer o seu eleitorado”, sem dúvidas!

Como oferecer atendimento personalizado em restaurante de forma simples e eficaz

Conheça os clientes, tenha a tecnologia como aliada – combatendo aquela ideia de que cardápios digitais vão substituir os garçons! – aproveite as oportunidades trazidas por datas comemorativas o ano inteiro e ofereça recompensas a quem for fiel.

Ao contrário do que muita gente pensa, personalizar o atendimento para melhorar a experiência e a lucratividade não precisa ser complicado, nem requer um alto investimento. Explore mais detalhes adiante.

Conheça os clientes

Quanto mais você souber sobre cada freguês, melhor, então:

  • dê orientações aos garçons para que todos perguntem sobre preferências e restrições alimentares na chegada das pessoas ao restaurante ou opte por fazer isso no ato da reserva ou na comunicação por WhatsApp, se o seu negócio for delivery;
  • peça feedbacks e os leia ou escute com atenção genuína, fazendo adaptações que considerar válidas e necessárias;
  • de tempos em tempos, colete informações através de pesquisas de satisfação.

A falta de personalização é um dos piores erros de atendimento ao cliente, cuidado!

Use a tecnologia seu favor

Em terra de bares e restaurantes, quem tem informação é rei (e rainha)! Só com a tecnologia, você vai coletar informações suficientes para traçar estratégias de personalização e de atendimento.

Sem contar que as inovações ainda ajudam o restaurante a mostrar para o público-alvo que tem interesse em fazer tudo de acordo com o que ele deseja, afinal, através de soluções de autoatendimento, por exemplo, é possível adicionar ou remover itens aos pratos e até complementar os pedidos com extras e opcionais.

Agora é a hora.

Aproveite as datas especiais

Você pode oferecer brindes ou condições especiais nos dias que merecem algum tipo de celebração, seja mundial, estadual, municipal ou uma data comemorativa da gastronomia referente a algum alimento em específico, dentre outras.

Não se esqueça do aniversário do cliente, do 1 ano completado após a primeira compra e do aniversário do próprio restaurante!

Ofereça recompensas por fidelidade

Todo mundo adora um mimo: por que não recompensar o cliente por sempre escolher seu restaurante? Quando alguém completar um número específico de pedidos, ofereça uma refeição ou uma sobremesa de graça!

Os especialistas Abrahão Goomer escreveram outro artigo só sobre como criar um programa de fidelidade para restaurantes, se você tiver interesse em ler. Aproveite que o cardápio digital também pode ajudar nessa etapa e comece a contabilizar os resultados.

E-book enviado com sucesso!

Agora você pode ler este e-book sempre que quiser. Agradecemos o interesse.

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