Como facilitar a gestão de pedidos em restaurante

Uma boa gestão de pedidos em restaurantes é essencial para garantir a satisfação de clientes e funcionários e aumentar as suas vendas. Saiba aqui como fazê-la.

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Pessoas ao redor de uma mesa de restaurante. Na mesa um cardapio em tablet Abrahão Goomer

Se você tem um restaurante e precisa melhorar a gestão de pedidos no estabelecimento, redobre a atenção a tudo o que impacta direta ou indiretamente na preparação e entrega dos pratos, como a organização do estoque e o atendimento.

Só assim será possível seguir crescendo junto com o setor de bares e restaurantes que, em 2023, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), teve uma taxa de aumento de 3,3% em relação ao ano anterior, muito acima da média nacional de outros setores (0,9%).

Este artigo traz dicas valiosas para lhe ajudar num processo contínuo de adequação!

O que é a gestão de pedidos em restaurantes?

A gestão de pedidos é um processo que vai desde o recebimento e a organização das solicitações de pratos e bebidas feitas pelos consumidores até o preparo e a entrega dos itens para eles.

Ela tem tudo a ver com um atendimento personalizado e precisa existir tanto nos estabelecimentos que têm serviço presencial quanto em restaurantes delivery.

Qual é a importância da gestão de pedidos em restaurantes?

Fazer a gestão do jeito certo vai ser extremamente importante para o sucesso de vendas, afinal, ela impacta diretamente na satisfação dos clientes e, consequentemente, na reputação da marca.

Dentre os benefícios de adequar o processo, destacam-se:

  • redução dos erros nos pedidos e, consequentemente, do desperdício de insumos;
  • mais eficiência na preparação e entrega dos pratos;
  • aumento da percepção de valor do cliente sobre o restaurante;
  • melhora da qualidade do serviço; e
  • melhora da imagem do restaurante.

Basicamente, organizar pedidos permite que você otimize o trabalho cotidiano do restaurante, que a equipe exerça suas funções de forma mais sincronizada e que os clientes não precisem esperar muito para saborear os pratos, então, todos saem ganhando!

E muitos empresários optam pela gestão através da anotação dos pedidos em uma planilha ou do “cara-crachá” das Notas Fiscais no final do dia, mas a adoção de um cardápio digital pode representar uma forma ainda mais eficiente de torná-la realidade concreta por aí. Quer ver?

Como o cardápio digital ajuda no controle de pedidos de restaurantes?

Com um cardápio digital capaz de atender às necessidades do seu estabelecimento, todos os pedidos feitos pelos fregueses são enviados diretamente para a fila de produção no bar e na cozinha.

Então, seus garçons não precisam mais anotar preferências e especificações à mão ou em qualquer outro sistema que aumente os riscos de erros capazes de levar à demora do preparo, ao desperdício de insumos, a prejuízos para o seu bolso e à insatisfação para o consumidor!

Além disso, fica muito mais fácil identificar qual pedido foi feito em cada mesa e até fechar a conta em questão de segundos, evitando alguns dos piores erros de atendimento ao cliente.

E você ainda usufrui da vantagem de visualizar todas as informações diárias sobre itens mais desejados, ticket médio e tempo de permanência num relatório completo, fácil de ler e interpretar!

Assim, pode traçar outras estratégias para buscar uma otimização ainda maior do processo com o passar do tempo, a exemplo das listadas adiante.

7 dicas de como melhorar o controle de pedidos em restaurante

Se a ideia for modernizar ao mesmo tempo em que busca melhorias, primeiro, implemente um cardápio digital e o integre ao seu PDV.

Aí sim, saindo do âmbito tecnológico e seguindo para a prática, aproveite os recursos da ferramenta para organizar seu estoque, implementar novas regras tanto na cozinha quanto no atendimento e, caso necessário, até repensar o menu.

Leia mais!

1. Adote um cardápio digital

Você leu acima: soluções como um cardápio digital em tablet vão ajudar com pedidos mais assertivos, feitos em tempo recorde e servidos à mesa do cliente em questão de minutos, mas também com relatórios que contribuirão para a aplicação das próximas dicas.

2. Integre seu sistema de gestão

Outro artigo do blog Abrahão Goomer explica porque precisa integrar o sistema de gestão ao cardápio digital, mas já adiantando: você consegue usufruir de todos os recursos que ambas as ferramentas têm a oferecer e ainda automatizar o controle de Notas Fiscais. A melhora do controle de pedidos vem!

3. Organize o estoque

Imagine que duas pessoas tenham pedido a mesma coisa quase ao mesmo tempo, mas, na hora de preparar as refeições, você só tem o suficiente para fazer uma receita?

O controle de estoque garante que todos os seus clientes recebam seus pratos e que nenhum atendente terá que voltar à mesa dos clientes informando que o restaurante “está sem tal item hoje”.

Se acontecer de faltar algum insumo, através da organização você já vai saber antecipadamente disso e poderá tirar a alternativa do cardápio antes que alguém deseje consumí-la!

4. Cuide do armazenamento dos alimentos

Pelos mesmos motivos apresentados anteriormente, aproveite que você estará investindo tempo na melhor gestão do estoque – para obter uma melhor gestão de pedidos – e fique de olho no armazenamento dos alimentos.

Controle:

  • higiene do espaço de despensa;
  • se há algum alimento estragado que possa contaminar os outros; e
  • e temperatura de refrigeradores.

Não seja a “vergonha da profissión” e não desligue o freezer à “nôche”!

5. Coloque ordem na cozinha e no atendimento

Crie, implemente e teste uma espécie de “linha de produção” dentro e fora da cozinha para que todos possam trabalhar de forma sincronizada e com a melhor eficiência possível.

Para isso, mapeie tudo o que é feito em cada área, converse com os funcionários, investigue a concorrência e avalie o espaço físico do restaurante e o giro de clientes em determinados dias da semana ou períodos do mês.

Depois de decididas quais serão as novas diretrizes, não deixe de treinar os funcionários para que eles as sigam.

6. Ajuste o espaço do restaurante

Pegando o gancho na dica acima, não adianta de nada ter processos bem desenhados se o espaço do seu restaurante não comporta tal planejamento, certo? Verifique se é necessário mudar a disposição dos objetos e equipamentos da cozinha e dos móveis para abrir os caminhos que os garçons devem percorrer. Faça ajustes!

7. Repense os pratos servidos

Avalie a necessidade de revisitar os pratos menos pedidos e os relatórios com dados sobre as suas vendas dos últimos tempos, observando se tirar estas alternativas do cardápio também pode ser uma iniciativa que vai ajudar no controle do atendimento.

Às vezes, talvez compense diminuir o tamanho do menu para acertar todos os ponteiros da gestão, facilitando-a exatamente do jeitinho que você deseja, então, explore algumas orientações para fazer um cardápio digital que vende e aplique as que achar legais na sua estratégia!

Experimentou mais algum outro truque que melhorou a administração de pedidos no seu negócio e gostaria de compartilhar conosco? Mande uma mensagem direta para @AbrahãoApp no Instagram – e saiba que você tem um time inteiro torcendo pelo seu sucesso do lado de cá.

E-book enviado com sucesso!

Agora você pode ler este e-book sempre que quiser. Agradecemos o interesse.

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