Mais do que nunca, realizar entregas por delivery é indispensável para quem atua ou deseja atuar no setor de restaurantes.
Mas engana-se quem acha que realizar a entrega das refeições apenas basta. O consumidor não se contenta mais com o básico e exige cada vez mais qualidade no que recebe em casa.
Um deslize, um atendimento feito de forma inadequada, uma entrega incorreta, um atraso. Tudo isso pode prejudicar a sua entrega e pior ainda: a reputação do seu restaurante no mercado.
Imagine, por exemplo, que uma pessoa que é vegetariana pede uma pizza e recebe em casa uma opção coberta de carnes. É, no mínimo, lamentável, não é mesmo?
Com certeza, a pessoa irá pensar duas vezes antes de fazer um pedido novamente. E como impedir ou mudar situações como essas?
Entregar a melhor experiência aos clientes exige empenho e abertura para transformações, mas também pode trazer excelentes resultados.
Confira, abaixo, sete dicas certeiras de como fazer entregas de comida efetivas e ágeis no seu estabelecimento.
1. Ofereça diferentes opções de pagamento
Hoje em dia, pouca gente anda com dinheiro em mãos. Segundo a pesquisa World Payment Report, realizada pela Capgemini, movimentações non-cash devem crescer em média 12,7% ao ano até 2021. E o que fazer diante disso?
A dica é oferecer aos clientes formas práticas e online de pagamento. Aposte em serviços como cartão de crédito, vínculo com algum aplicativo e pagamentos instantâneos.
Tudo isso traz mais facilidade e satisfação aos consumidores e, ainda por cima, poderá gerar mais vendas.
2. Divulgue seus serviços de tele-entrega
De nada adianta ter um serviço de delivery se ele não for divulgado, não é mesmo?
As pessoas precisam saber que você oferece essa funcionalidade.
Por isso, não hesite em divulgá-lo suas opções de entrega em todos os canais de comunicação, tanto no meio digital - como site e redes sociais - como também em panfletos e pontos de venda.
3. Utilize um aplicativo ou plataforma de entrega de comida
Quase todo mundo possui um smartphone. Além de facilitar a conexão entre as pessoas, eles trazem a possibilidade do acesso a aplicativos de entrega.
Neles você pode cadastrar o seu restaurante em poucos passos e colocar todas as informações importantes para o cliente fazer o seu pedido, como cardápio e adicionais, por exemplo.
Com isso, o consumidor pode solicitar sua comida quando e de onde estiver. E você você pode organizar sua estrutura e suas operações para atendê-lo da melhor forma, de um jeito direcionado, rápido e sem erros.
4. Treine sua equipe interna
Digamos que você já divulgou seus serviços de tele-entrega nas redes sociais e também já está cadastrado em aplicativos de delivery. Mas isso apenas não basta.
Outro aspecto importante é organizar a sua equipe para que ela faça o melhor atendimento. Se possível, realize um treinamento interno, determinando a organização de alimentos, ingredientes e suprimentos e as funções de cada profissional, do preparado ao despacho.
Desta forma, sempre que um pedido for realizado, o processo de montagem pode ser realizado de forma mais rápida e, consequentemente, as entregas se tornarão mais ágeis.
5. Mantenha uma comunicação próxima com o consumidor
As pessoas gostam de marcas que se preocupam com elas. Além de contar com embalagens que garantam a qualidade do produto durante o transporte, aproveite a oportunidade da entrega para estabelecer um contato com o consumidor.
Envie uma mensagem de carinho em um bilhete junto à embalagem e mostre que você está contente em atendê-lo. Isso gera satisfação e incentiva novos pedidos.
6. Tenha um bom time de entrega
Ninguém gosta de receber um pedido com algo faltando ou todo bagunçado, né? Por isso é tão importante escolher as pessoas certas para realizar a sua entrega.
Instrua seus motoboys para tratarem os clientes com respeito e cordialidade e, é claro, cuidarem bem dos alimentos e pratos que estão sendo entregues.
7. Conte com um plano de fidelidade
O consumidor gosta de vantagens. E quando você oferece isso, as chances de conquistar a sua preferência são ainda maiores.
Uma boa alternativa é criar um plano de fidelidade, que pode funcionar de diversas formas, como, por exemplo: a cada 10 pedidos por delivery, o cliente ganha uma bebida.
São diversas as oportunidades para melhorar suas entregas de comida e você utilizar a criatividade para implementá-las da melhor forma!
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