O garçom vendedor é aquele que conhece o cardápio, é gentil, cuida da própria imagem e está sempre pronto para ajudar o cliente, dentre outras características. Além disso, sua postura condiz com as visões e os valores do estabelecimento.
E é exatamente no quesito “lucratividade” que está a diferença entre o garçom comum e o garçom vendedor: enquanto o primeiro se restringe a cuidar do serviço de mesa, anotar os pedidos, atender os clientes e levar a refeição até eles, o segundo vai além das funções básicas, estudando o público-alvo, o menu e a história do restaurante a fundo e fazendo recomendações lucrativas.
E qual empreendedor(a) não quer um colaborador assim no time, né? A sorte do dia é que este artigo traz todas as características que você deve observar na hora de contratar ou treinar sua equipe. Boa leitura!
Saiba como um garçom deve atender uma mesa
Um bom atendimento pode ser a diferença entre encantar o cliente e fazê-lo nunca mais voltar ao restaurante, portanto, o garçom deve cuidar para que tudo saia da melhor forma possível.
Abaixo, estão alguns passos fundamentais para seguir.
- Oriente o garçom a recepcionar o cliente com um sorriso simpático e levá-lo à mesa.
- A apresentação também é primordial: peça ao atendente que sempre diga seu nome e pergunte o nome do cliente.
- Enquanto o cliente olha o cardápio, o responsável pelo atendimento pode oferecer uma bebida ou um aperitivo.
- Se o seu restaurante já usa um cardápio digital, o garçom deve explicar ao cliente como ele funciona e, claro, se colocar à disposição no caso de dúvidas.
- Se não for o caso, o atendente deve anotar os pedidos com todo o cuidado e conferi-lo antes de se retirar.
- Em uma mesa com mais pessoas, é importante lembrar o que cada um pediu para evitar qualquer confusão ou constrangimento ao levar o prato.
- Ficar atento à higiene da mesa e organização dos copos e talheres também é uma tarefa da equipe de salão, além de se responsabilizar pela limpeza em caso de derramamentos.
- Oriente sua equipe para oferecer pratos complementares em momentos oportunos e também a perguntar se o cliente está satisfeito ou precisa de mais alguma coisa.
- Outra recomendação é que o garçom traga a comanda/conta apenas quando o cliente solicitar, caso contrário, pode soar como uma cobrança para que ele se retire rápido.
- Após o pagamento, o garçom deve agradecer ao cliente pela presença e se despedir cordialmente.
É claro que um bom vendedor sempre terá o “feeling” para identificar as preferências e as necessidades do cliente, mas esses passos funcionam muito bem como ponto de partida para fazer um excelente atendimento.
Agora, se você pretende reforçar o seu time e quer saber como contratar garçom sem errar, comece sua busca observando candidatos com as características listadas abaixo.
Quais são as características de um garçom vendedor?
Ter desenvoltura para se comunicar bem, ser simpático(a) e se preocupar com a imagem pessoal são só algumas das características que um bom garçom ou uma boa garçonete devem possuir.
Confira a lista completa!
Desenvoltura
Saber se comunicar adequadamente é essencial. Falar de forma a evitar duplas interpretações, evitar gírias (principalmente se a postura do estabelecimento for mais séria) e ser sempre claro(a) e honesto(a) são posturas que não só ajudam no atendimento ao cliente, como também melhoram a relação com o restante da equipe.
Simpatia e empatia
A verdade é que ninguém gosta de ser atendido por uma pessoa mal-humorada. Poxa, você sai de casa, vai até um restaurante e, chegando lá, ainda vai ficar aguentando um garçom impaciente ou desrespeitoso? De jeito nenhum!
E tratar bem o cliente vai muito além de gestos de educação: ter a postura certa durante um momento em que algo sai fora do planejado é crucial nesse sentido.
Suponha que a cozinha erre na preparação de um prato e o freguês solicite a troca. Em momentos assim, é muito bom poder contar com um(a) profissional empático(a) e capaz de lidar com a situação mantendo a compostura e o respeito pelo público.
Atenção às necessidades do cliente
Mesmo restaurantes que possuam ferramentas de autoatendimento, como um cardápio digital, precisam de bons garçons para que o serviço seja completo. A chave, nesse sentido, é estar sempre atento(a) à mesa – ou aos alertas da ferramenta, no caso de restaurantes inovadores! – sem ser invasivo(a).
Caso o cliente precise de algo ou queira tirar uma dúvida, será hora de um(a) colaborador(a) humano entrar em cena para evitar frustração e tornar a experiência gastronômica ainda mais agradável.
Boa vontade
Você já passou por uma situação em que precisou chamar um garçom e teve a sensação de ser ignorado ou de que ele foi até a sua mesa meio contrariado?
Para evitar isso, certifique-se de que a sua equipe tem o necessário para atender todo mundo de forma sempre solícita. Oferecer incentivos ou mesmo fazer campanhas de metas de restaurante baseadas em avaliações da clientela são boas opções para incentivar um bom atendimento.
Cuidado com a imagem pessoal
Uma imagem vale mais que mil palavras, e a apresentação de um garçom ou de uma garçonete contribui muito nesse sentido! Estar sempre de roupas limpas e aparência limpa e asseada ajuda bastante a causar uma boa impressão no cliente.
Boas práticas de apresentação incluem cabelos presos para aqueles que não os mantiverem curtos e unhas cortadas, por exemplo. Também vale pedir que todos usem um uniforme de restaurante padronizado para estarem de acordo com a imagem do restaurante.
Proatividade
Um atendente de mesa proativo é aquele que antecipa as necessidades do cliente, oferece ajuda quando é preciso e também faz sugestões na hora certa, apresentando um novo prato e sugerindo uma bebida ou aperitivo enquanto o cliente aguarda o que já pediu.
Vê só se o resultado da proatividade não é um combo completo: cliente satisfeito + aumento do ticket médio!
Familiaridade com o estabelecimento e o cardápio
Seu garçom é gentil, simpático, proativo e sabe se comunicar, e isso é ótimo, mas, se ele não conhece os detalhes dos pratos e da operação, é certo que o cliente se sentirá menos seguro ao buscá-lo para pedir recomendações. O mesmo vale para garçonetes!
Claro que o(a) atendente não precisa ter o mesmo conhecimento técnico dos cozinheiros, mas é importante saber responder às perguntas mais frequentes da clientela, a exemplo de um prato ter lactose ou não ou quantas pessoas uma porção serve.
Foco em vendas
Para ser um garçom vendedor, também é fundamental entender que a venda é consequência de uma boa experiência que começa no atendimento, e seguir algumas boas técnicas de vendas é o que vai fazer um garçom se tornar um excelente vendedor dentro do seu restaurante. Confira algumas delas!
- Up-selling: a técnica consiste em trazer argumentos para vender um item mais caro do que o que o consumidor pediu, dando um “up” ao pedido. Por exemplo: se o cliente pedir uma cerveja pilsen tradicional, o garçom pode oferecer uma uma variedade artesanal e destacar os pontos fortes e diferenciais do produto.
- Cross-selling: nada mais é do que vender itens complementares ao pedido inicialmente feito. Pode ser um acompanhamento, um molho especial ou um outro prato que combine com o que o cliente já pediu.
- Degustação: se o consumidor estiver em dúvida sobre o que pedir, trazer uma amostra do produto pode ajudá-lo a decidir – e se essa amostra vier acompanhada de um outro exemplar de outro prato ou de bebida que harmonize bem, talvez ele peça tudo! Além disso, ele com certeza se sentirá acolhido e bem servido.
- Sobremesa na hora certa: um garçom vendedor está sempre atento a cada etapa do atendimento, e oferecer a sobremesa em um momento oportuno, como quando o cliente estiver acabando o prato principal, é outra forma de vender mais.
No mais, entenda que foco na venda significa, na verdade, foco no cliente.
Flexibilidade
Por último, quem trabalha com atendimento ao público precisa ter jogo de cintura para lidar com as situações mais adversas, afinal, quando se trata de público, é normal as coisas não saírem conforme o planejado de vez em quando. Você até leu sobre isso anteriormente no tópico sobre simpatia!
Pode acontecer de um cliente derrubar alguma coisa, quebrar um copo ou reclamar de um erro no pedido. Nessas horas, é preciso ser flexível para gerir a situação e não permitir que a experiência se torne algo ruim.
Faça como os pinguins de Madagascar e “sorria e acene”! Além de ajudar o consumidor, claro.
Agora, se você acha que sua equipe poderia se beneficiar de um empurrãozinho da tecnologia para aumentar as vendas e, inclusive, melhorar o humor e se tornar mais flexível, saiba que a solução vem, literalmente, de bandeja no próximo tópico!
Garçons vendedores + autoatendimento = muito lucro
Tornar o atendimento mais ágil com soluções digitais de autoatendimento é uma opção que vai ajudar todo mundo: enquanto o cliente espera menos tempo para fazer o pedido, a rotatividade do restaurante aumenta – gerando mais lucro! – e a sua equipe de salão ganha tempo para focar em atividades mais estratégicas e oferecer um serviço vendedor de primeira!
Por isso, somar um sistema de autoatendimento ao trabalho capacitado do seu time de atendentes será uma combinação perfeita, principalmente porque os cardápios digitais não substituem os garçons, mas somam à atuação deles!
E você não precisa mais desembolsar um valor alto na contratação de garçons freelancers para dias de maior movimento, já que a tecnologia dá conta do recado na hora de ajudar sua equipe.
Pronto(a) para contratar os melhores garçons vendedores ou capacitar ainda mais quem já está com você na luta? Aproveite as dicas deste artigo! Elas certamente vão colocar seu negócio à frente da concorrência.
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