¡Hola! e ¡Bienvenidos al [nome do restaurante]! são expressões que significam “Olá” e “Bem-vindos ao [nome do restaurante]” e estão entre as principais frases em espanhol para um atendimento de primeira.
Junto a outras expressões, estas frases podem ser usadas por garçons e garçonetes de todo o Brasil na hora de receber clientes estrangeiros, inclusive porque, devido à sua localização na América do Sul, o país costuma ser destino de muitos turistas que falam o espanhol.
Tem quem opte por se dedicar a um curso completo do idioma, mas aprender alguns diálogos já pode transformar a comunicação entre profissionais do atendimento e consumidores a ponto de tornar a experiência gastronômica melhor que a oferecida pela concorrência, então, bora seguir na leitura deste artigo e conhecer alternativas?
Prepare-se com a ajuda da Abrahão Goomer!
Como atender um espanhol no restaurante?
Atender um cliente espanhol no seu restaurante ou um consumidor de qualquer nacionalidade, mas que fale o idioma envolve muito mais do que apenas compreender o que está sendo dito. Isso porque a atenção a alguns detalhes culturais pode fazer toda a diferença.
- Comece com uma saudação calorosa: “¡Hola!” e “¡Bienvenidos al [nome do restaurante]!” (Olá! Sejam bem-vindos ao [nome do restaurante]!) são frases que mostram ao cliente que você, como garçom ou garçonete, está preparado(a) para oferecer um bom atendimento.
- Sorria de forma amigável e mostre uma postura receptiva: boas práticas universais ajudam a quebrar qualquer barreira linguística que exista entre profissionais e fregueses.
- Leve o consumidor até uma mesa e esteja preparado(a) para responder algumas perguntas sobre os pratos apresentados no cardápio. Nem sempre os turistas têm familiaridade com a culinária local, então, é importante que você seja paciente.
- No momento de apresentação do cardápio, use frases simples como “Aquí tienen el menú” (Aqui está o cardápio) e “Recomiendo la especialidad de la casa” (Recomendo a vocês a especialidade da casa).
- Tire os pedidos e monitore os consumidores durante a refeição, perguntando, de vez em quando, se está tudo bem e se eles precisam de algo através das expressões “¿Todo está bien?” (Está tudo bem?) e “¿Necesitan algo más?” (Precisam de algo mais?).
- Ao final da refeição, agradeça a visita e convide os estrangeiros a retornar ao estabelecimento em outra oportunidade. Você pode se despedir com a expressão “Gracias por su visita” (Obrigado pela sua visita) ou com “Hasta luego” (Até logo).
Lembre-se de, além de demonstrar uma habilidade linguística para fazer o atendimento no idioma que o cliente fala e compreende, o emprego de muitas destas expressões mostra seu interesse em proporcionar uma experiência gastronômica completa.
Sabendo do básico, topa agora conhecer mais frases?
30 melhores frases para garçom usar em espanhol
Engana-se quem pensa que o conhecimento de algumas expressões em espanhol beneficia apenas os consumidores: boas garçonetes e bons garçons, quando conseguem se comunicar com pessoas de outros países, se sentem mais confiantes para oferecer um bom serviço do começo ao fim!
Anote e pratique 30 frases em espanhol para atendimento de restaurante.
6 frases de saudações e boas-vindas em espanhol
- ¡Hola! Bienvenidos al [nome do restaurante] (Olá! Bem-vindos ao restaurante)
- ¿Cómo están? (Como estão?)
- ¿Han reservado mesa? (Vocês reservaram mesa?)
- Síganme, por favor (Sigam-me, por favor)
- ¿Les gustaría una mesa adentro o afuera? (Vocês gostariam de uma mesa dentro ou fora?)
- Aquí está su mesa (Aqui está sua mesa)
5 frases em espanhol para apresentação do cardápio e sugestões
- Aquí tienen el menú (Aqui está o cardápio)
- ¿Desean algo para beber? (Desejam algo para beber?)
- Les recomiendo la especialidad de la casa (Recomendo para vocês a especialidade da casa)
- ¿Prefieren agua con gas o sin gas? (Preferem água com gás ou sem gás?)
- Hoy tenemos un plato del día especial: [nome do prato] (Hoje temos um prato do dia especial: [nome do prato])
5 frases para tirar um pedido em espanhol
- ¿Qué les gustaría pedir? (O que gostariam de pedir?)
- ¿Cómo quiere su carne? (Como você quer sua carne?)
- ¿Alguna alergia o restricción alimentaria? (Alguma alergia ou restrição alimentar?)
- ¿Desean acompañamientos o complementos? (Desejam acompanhamentos ou complementos?)
- ¿Algo más? (Algo mais?)
5 frases para atendimento em espanhol durante a refeição
- ¿Todo está bien? (Tudo está bem?)
- ¿Necesitan algo más? (Precisam de algo mais?)
- ¿Les traigo algo más? (Trago mais alguma coisa?)
- ¿Cómo está la comida? (Como está a comida?)
- ¿Disfrutan de su comida? (Estão aproveitando a comida?)
5 frases para a hora de fechar a conta em espanhol
- ¿Desean postre o café? (Desejam sobremesa ou café?)
- ¿Les traigo la cuenta? (Lhes trago a conta?)
- ¿Cómo les gustaría pagar? (Como gostariam de pagar?)
- ¿Necesitan factura? (Precisam de recibo?)
- Gracias por su visita (Obrigado pela visita)
4 frases em espanhol para demonstrar cortesia no atendimento
- ¡Que disfruten su comida! (Aproveitem a comida!)
- Perdón por la espera (Desculpe pela espera)
- Hasta luego (Até logo)
- ¿Puedo ayudarles en algo más? (Posso ajudar em mais alguma coisa?)
Uma dica para praticar é colocar a frase no Google Tradutor e clicar no ícone de reprodução de áudio para ouvir como ela deve ser dita.
E, enquanto você vai treinando, avalie o uso das expressões na prática, quando aplicadas a diálogos comuns em estabelecimentos do ramo de alimentos e bebidas.
Exemplo completo de diálogo em espanhol num restaurante
Neste exemplo, veja não só como falar, mas a quais expressões você deve ficar atento(a) durante um diálogo em com hispanofalantes – os falantes de espanhol. Repare em como pode ser que eles peçam a conta e muito mais!
- Garçom: ¡Hola! Bienvenidos al restaurante. ¿Cómo están?
(Olá! Bem-vindos ao restaurante. Como estão?) - Cliente: Hola, estamos bien, gracias.
(Olá, estamos bem, obrigado.) - Garçom: ¿Han reservado mesa?
(Vocês reservaram mesa?) - Cliente: No.
(Não.) - Garçom: ¿Les gustaría una mesa adentro o afuera?
(Vocês gostariam de uma mesa dentro ou fora?) - Cliente: Adentro, por favor.
(Dentro, por favor.) - Garçom: Perfecto, síganme, por favor.
(Perfeito, sigam-me, por favor.) - Garçom: Aquí está su mesa. Aquí tienen el menú.
(Aqui está a mesa de vocês. Aqui está o cardápio. - Cliente: Gracias.
(Obrigado.) - Garçom: ¿Desean algo para beber?
(Desejam algo para beber?) - Cliente: Sí, una botella de agua sin gas, por favor.
(Sim, uma garrafa de água sem gás, por favor.) - Garçom: Para comer, les recomiendo la especialidad de la casa: el pescado a la parrilla.
(Para comer, recomendo a vocês a especialidade da casa: o peixe grelhado.) - Cliente: Suena bien. ¿Qué más nos recomienda?
(Parece bom. O que mais você recomenda?) - Garçom: El risotto de camarones también es muy popular. ¿Les gustaría pedir?
(O risoto de camarões também é muito popular. Gostariam de pedir?) - Cliente: Veamos primero el menú.
(Vamos ver o cardápio primeiro.) - Garçom: ¿Qué les gustaría pedir?
(O que gostariam de pedir?) - Cliente: Para empezar, una ensalada mixta. Y de plato principal, el pescado a la parrilla para mí y el risotto de camarones para ella.
(Para começar, uma salada mista. E de prato principal, o peixe grelhado para mim e o risoto de camarões para ela.) - Garçom: ¿Cómo quiere su pescado?
(Como você quer seu peixe?) - Cliente: Bien cocido, por favor.
(Bem passado, por favor.)
Depois de tirados os pedidos e iniciada a refeição, o garçom volta à mesa dos clientes estrangeiros.
- Garçom: ¿Todo está bien?
(Tudo está bem?) - Cliente: Sí, todo perfecto, gracias.
(Sim, tudo perfeito, obrigado.) - Garçom: ¿Necesitan algo más?
(Precisam de algo mais?) - Cliente: No, estamos bien por ahora.
(Não, estamos bem por agora.)
E finalizado o consumo dos pratos, terá chegado a hora da sobremesa.
- Garçom: ¿Desean postre o café?
(Desejam sobremesa ou café?) - Cliente: Sí, ¿qué postres tienen?
(Sim, que sobremesas vocês têm?) - Garçom: Tenemos tarta de chocolate, flan y helado.
(Temos torta de chocolate, pudim e sorvete.) - Cliente: Una tarta de chocolate, por favor.
(Uma torta de chocolate, por favor.) - Garçom: Perfecto, enseguida se lo traigo.
(Perfeito, logo trago para vocês.)
Então, como o cliente vai pedir a conta em espanhol? Acompanhe!
- Cliente: ¿La cuenta, por favor?
(A conta, por favor?) - Garçom: Si. ¿Cómo les gustaría pagar?
(Sim. Como gostariam de pagar?) - Cliente: Con tarjeta de crédito.
(Com cartão de crédito.) - Garçom: ¿Necesitan factura?
(Precisam de recibo?) - Cliente: No, gracias.
(Não, obrigado.) - Garçom: Gracias por su visita. ¡Hasta luego!
(Obrigado pela visita. Até logo!) - Cliente: Hasta luego.
(Até logo.)
Pronto! Para mais dicas de atendimento e – porque não? – de idioma, continue acompanhando o blog para restaurantes da Abrahão Goomer!
Deixe seu comentário