O bom atendimento é um dos principais aliados na busca pelo sucesso do negócio e, para facilitar e aprimorar essa ação tão importante para um restaurante, o ideal é criar um fluxograma de atendimento ao cliente que otimize e melhore a qualidade de comunicação.
É importante saber que a organização é uma ótima aliada do bom atendimento, assim como a educação e a paciência para ouvir as necessidades do seu cliente.
Em um restaurante, o fato de atender bem o consumidor pode ser peça fundamental para atrair e fidelizar clientes.
Sendo assim, imagine que um atendimento desorganizado, sem educação e sem qualquer empatia com o consumidor pode prejudicar o seu negócio, criando uma imagem negativa para a sua marca.
Para que isso não aconteça, nós trouxemos dois ótimos exemplos de fluxograma para você se basear. Utilizando essa ferramenta, o atendimento será um diferencial importante para a sua marca e, consequentemente, para o seu caixa financeiro. Confira!
Para que serve um fluxograma de atendimento ao cliente?
A ferramenta serve para automatizar e facilitar o processo de receber os clientes, organizando os meios de comunicação para que ninguém fique sem respostas.
É comum que com a correira do dia a dia, principalmente em estabelecimentos menores em que o gestor se ocupa de vários cargos diferentes, a responsabilidade de analisar todas as redes sociais e responder as mensagens no WhatsApp passe batido, não é mesmo?
Com o fluxograma, o trabalho fica mais organizado, facilitando para que outras pessoas possam responder os clientes usando as etapas estipuladas pela ferramenta, aumentando as chances de respostas rápidas e eficientes.
E esse fator é muito importante principalmente pelo fato de que é comum que pelo menos uma pessoa já tenha deixado de ir em determinado local porque entrou em contato com o estabelecimento para tirar dúvidas e não obteve qualquer resposta em troca.
E para o restaurante? Para que posso usar o fluxograma?
A comunicação entre estabelecimento e cliente é uma via de suma importância, independentemente do ramo do seu empreendimento.
É preciso lembrar que, nesses casos, o fluxograma pode ser usado em dois momentos diferentes:
- para orientar os funcionários quando o cliente busca respostas para questionamentos futuros, em relação ao funcionamento, horário, cardápio; ou
- durante o atendimento, quando o cliente está no estabelecimento pronto para consumir.
Nesse momento, é preciso saber o que fazer para sanar as dúvidas e oferecer um bom serviço, sem esquecer os pedidos ou ficar confuso com tantas coisas para fazer enquanto a casa estiver cheia.
Agora que você sabe para que serve a importância dessa ferramenta, continue a leitura e aprenda a criar um fluxograma personalizado para o seu estabelecimento.
Como fazer um fluxograma de atendimento ao cliente de restaurante?
Pense em como o cliente chega até o seu estabelecimento: esse será o primeiro passo do seu fluxograma. Depois, é necessário determinar quem será responsável por atender os clientes. Para encerrar, acrescente uma pesquisa de satisfação a essa ferramenta.
Mesmo que muitos acreditem que a pesquisa de satisfação não seja importante, tenha em mente que é ela que vai determinar se o seu fluxograma está sendo eficiente ou não.
Do mesmo modo, é através da pesquisa que você ouve o seu cliente, considerando suas necessidades e entendendo quais os pontos precisam ser melhorados na busca de oferecer uma experiência gastronômica mais satisfatória.
Lembre-se de que cada cliente e cada negócio são únicos, por isso a importância de criar um modelo para você e para a necessidade do seu restaurante. Durante o processo de criação, use como base as três etapas citadas logo a seguir.
1. Seja solícito já na recepção
Considere por qual meio de comunicação o cliente chegou até você e crie algumas perguntas básicas para conhecer seu consumidor e poder ajudá-lo de maneira prática e rápida.
Exemplo:
- Para quando você deseja fazer uma reserva?
- Será algum evento especial?
- Sabe mais ou menos quantas pessoas viriam com você?
- Há crianças junto?
- Gostaria de algo em especial?
Com essas perguntas, você consegue entender o que o seu cliente busca e, assim, conseguirá oferecer o melhor atendimento no restaurante.
Pedir os dados, como o número de telefone e o e-mail para fazer a reserva, é uma ótima dica de incluir essas informações em uma lista direta para fazer o envio de promoções e manter o cliente sempre em contato com o seu negócio.
2. Defina quem atenderá o cliente
É importante que as pessoas responsáveis pelo atendimento direto conheçam o estabelecimento muito bem e possam dar as informações necessárias ao cliente sem precisar transferir a comunicação ou sem deixar o cliente esperando por horas por uma resposta.
Por isso, analise bem quem poderá estar na linha de frente. Geralmente, os gestores e gerentes ficam encarregados dessa parte, isso porque os cargos mais altos também são autorizados a tomar decisões, o que pode ser útil, dependendo da dúvida ou do pedido que o consumidor fizer.
3. Pesquisa de satisfação
Esta última etapa significa muito para o estabelecimento, pois é por meio da pesquisa de satisfação que você pode fazer perguntas a respeito do atendimento no restaurante e de todo o serviço em si.
Nesse caso, mais especificamente, será em prol do atendimento, perguntando o que poderia ser melhorado e pedindo que os consumidores avaliem o tempo de resposta e a qualidade do serviço na hora de solucionar problemas.
E aí? Já tem uma ideia de como montar o seu fluxograma? Ainda não? Não se preocupe! Abaixo, montamos um modelo que atende perfeitamente a sua necessidade e você pode usá-lo como base para criar um outro personalizado para o seu restaurante, o que acha?
Modelo de fluxograma completo de atendimento ao cliente para restaurante
São dois modelos disponíveis: o primeiro é direcionado ao momento que o consumidor está fisicamente presente no seu estabelecimento.
O segundo fluxograma será preparado para auxiliar a sanar as dúvidas do cliente através dos meios de comunicação do seu negócio.
1. Modelo de fluxograma de atendimento presencial ao consumidor
2. Modelo de fluxograma de atendimento não-presencial
Pronto! Com esses modelos de base fica mais fácil criar seus próprios fluxogramas de acordo com as suas necessidades e dos seus consumidores, não é mesmo?
Aproveite para deixar o seu negócio mais organizado, ganhando destaque pela qualidade na hora de atender bem os clientes e sendo reconhecido pelo ótimo serviço prestado.
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