Fidelizar os clientes do seu restaurante é uma tarefa contínua, diferentemente do processo de atrair clientela para o seu estabelecimento. Afinal de contas, são os seus consumidores fiéis que farão a diferença no longo prazo.
Portanto, investir em estratégias de retenção significa, também, manter seus objetivos de curto, médio e longo prazo em pauta.
Por isso, além de manter a qualidade do serviço do seu restaurante (alimentação e atendimento), é importante, do mesmo modo, apoiar-se em mecanismos extras para manter seu estabelecimento competitivo e, se possível, em destaque frente à concorrência.
Pensando nisso, elencamos sete ideias criativas para fidelizar os seus clientes e manter o vínculo de lealdade entre eles e seu estabelecimento mais vivo do que nunca, a ponto de nenhuma outra opção cruzar seus pensamentos na hora de escolher onde comer.
7 estratégias para fidelizar seus clientes
1. Ofereça um serviço de alta qualidade
Não se engane, o principal motivo do retorno de um cliente ao seu restaurante é a qualidade da comida e do atendimento que ele recebe no local. Além do custo-benefício que o cliente encontra nas opções oferecidas pelo seu estabelecimento, claro.
Por isso, a primeira estratégia para fidelizar a sua clientela é garantir que a sua cozinha mantenha um padrão de qualidade altíssimo e que os seus colaboradores entreguem um atendimento exemplar.
Em outras palavras, os recepcionistas, atendentes e garçons devem dominar o cardápio do restaurante e suas particularidades e conseguir tirar qualquer dúvida relacionada ao estabelecimento que o cliente possa vir a ter. Seus colaboradores devem saber o que estão fazendo.
2. Tenha um ambiente aconchegante
Do mesmo modo, ter um ambiente aconchegante pode contar muitos pontos quando o assunto é manter a lealdade da sua clientela.
Oferecer um ambiente seguro, limpo, com temperatura amena, iluminação adequada, som ambiente e decoração de acordo com a persona do negócio pode transformar a relação do cliente com o seu restaurante.
Afinal de contas, o seu estabelecimento se tornará um lugar de acalento e conforto. Um local para estar nos dias comemorativos e, também, nos dias difíceis.
3. Mantenha a base de dados de seus clientes atualizada
Gerenciar os dados dos clientes e analisar frequentemente seus hábitos de consumo é uma forma de mantê-los retornando à casa.
Isso porque manter as informações pessoais atualizadas, bem como montar o perfil de consumo de seus consumidores, ajudará a empresa a buscar estratégias comerciais para conservar o fluxo de vendas.
Ou seja, ao saber quais são os clientes que mais frequentam o seu restaurante é possível oferecer promoções personalizadas, criar um grupo vip e investir em um cartão fidelidade, entre outras alternativas.
4. Movimente as redes sociais do seu estabelecimento
Quem não é visto não é lembrado e quem não está online também não. Por isso, esteja presente nas redes sociais do restaurante, principalmente, no Instagram. Faça post e interaja com seus clientes regularmente. Crie enquetes e sorteios. Além de repostar os stories nos quais seu restaurante é marcado.
Utilize as redes sociais para reforçar o vínculo de intimidade e ganhar a confiança de seus clientes. Por isso, não hesite em mostrar os bastidores do seu trabalho e dos colaboradores que fazem parte da sua equipe. Torne essa relação íntima e fiel.
5. Compartilhe o wi-fi do seu restaurante
Parece uma ação estratégica simples, mas muitos estabelecimentos não possuem wi-fi ou não compartilham o sinal com seus clientes.
Essa atitude pode gerar vários benefícios, entre eles, manter seus clientes conectados e incentivar uma ação de marketing orgânico, feito pelas fotos e vídeos compartilhados pelos consumidores diretamente do seu restaurante.
Ou seja, manter seus clientes conectados pode ajudar a fidelizá-los e a disseminar a sua marca gratuitamente.
6. Mostre que seu restaurante possui responsabilidade social
Embora a qualidade do alimento, do atendimento e do ambiente de um restaurante sejam indispensáveis no processo de fidelização, fatores como o posicionamento do seu estabelecimento em relação a questões sociais e ambientais também contam.
Visto que, atualmente, não compramos apenas um produto, mas também uma ideia, um posicionamento, uma filosofia.
Por isso, o primeiro passo para alcançar esse tipo de admiração será analisar e alinhar o seu posicionamento social ao do público-alvo do restaurante e, em seguida, colocar em prática as medidas sociais levantadas durante a análise.
7. Forneça autonomia aos seus clientes
O seu cliente precisa se sentir à vontade no seu restaurante, por isso, além de oferecer um ambiente agradável e aconchegante, invista em mecanismos que fortaleçam a autonomia das pessoas que frequentam o seu estabelecimento.
Uma das medidas para fortalecer a autonomia dos consumidores é dissociar aquela ideia de atendimento de loja ao seu restaurante: o consumidor chega no local e logo é abordado por um atendente impaciente, querendo anotar o seu pedido assim que possível.
Nenhum cliente gosta de se sentir pressionado, por isso uma solução inteligente seria investir em um cardápio digital por QR Code. Dessa forma, o seu cliente poderá ter o cardápio do seu restaurante no próprio celular e, através dele, realizar seus pedidos e fechar sua conta.
E aí, gostou das nossas dicas para fidelizar clientes e ainda atrair novos consumidores? Conta pra gente quais são as estratégias que você utiliza para manter seus clientes mais antigos frequentando o seu negócio ou, ainda, qual será a primeira estratégia da nossa lista que você colocará em prática!
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